Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Museu Hebraico

Ir em baixo 
AutorMensagem
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Museu Hebraico   Qua Jul 13, 2011 4:32 pm

.
Centro de Interpretação Cefardita
Bragança


Souto Moura assina projecto de Museu Hebraico de Bragança

A cidade de Bragança vai ter mais um museu com assinatura do arquitecto Souto Moura. Trata-se um Museu Hebraico que vai ser construído em pleno centro histórico, ao lado do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

A Câmara de Bragança comprou o edifício à Santa Casa da Misericórdia por 150 mil euros e que agora vai ser recuperado.

O museu vai ter também a componente de centro de estudos.

«Entregaram-nos o projecto de arquitectura finalizado para o Museu Hebraico e centro de Interpretação Cefardita do Nordeste Transmontano. Ficará num espaço contíguo ao Centro de Arte Contemporânea de forma a poupar custos», explica, acreditando que será iniciado «logo que garantidos os apoios financeiros».

O presidente da câmara, Jorge Nunes, acrescenta que ainda não há orçamento para a construção e adianta que a obra deve começar dentro de um ano.

«Está a ser ultimado o custo ao nível dos projectos de especialidade, valor que teremos no final de Setembro. É um projecto com dimensão para poder ser valorizado numa candidatura a fundos comunitários.»

A cidade de Bragança que vai ter dois museus com a assinatura de Souto Moura, vencedor do prémio Pritzker 2011, considerado o Nobel da Arquitectura.

Brigantia, 2011-07-13
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Embaixador de Israel em Portugal visita Bragança    Dom Dez 04, 2011 11:49 pm

.
Museu sefardita
Bragança


Embaixador de Israel em Portugal visita Bragança

O embaixador de Israel em Portugal deslocou-se ontem ao concelho de Bragança para conhecer de perto a cultura judaica presente no Nordeste Transmontano. Ehud Gol deixou em cima da mesa a possibilidade de Bragança estreitar relações de cooperação com Israel.

«Acho que é importante para mim, enquanto embaixador, visitar cada lugar de Portugal, sobretudo numa região com o passado histórico como Bragança», explicou.Trazer turistas de Israel para Bragança é um dos objectivos do presidente da Câmara de Bragança.

Jorge Nunes realça que a construção do Centro de Interpretação Sefardita vai ter um papel fundamental na promoção turística. A construção deste equipamento deverá arrancar no próximo ano.«É inquestionável que a presença judaica foi muito intensa com estas terras. Pretendemos desenvolver o nosso centro de memória de interpretação sefardita. Esperamos avançar com a construção do espaço no primeiro semestre do próximo ano.»

Para além da cooperação turística e cultural, Bragança também poderá vir a estabelecer relações empresariais e ao nível do Ensino Superior com Israel.


Brigantia, 2011-12-02
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Museu Judaico de Carção está pronto e deve abrir ao público ainda este ano   Ter Abr 24, 2012 4:13 pm

.
Rota do Judaísmo
Vimioso



Museu Judaico de Carção está pronto e deve abrir ao público ainda este ano

As tradições judaicas estão enraizadas na aldeia de Carção, no concelho de Vimioso. As tradições e os vestígios dos judeus colocam Carção na Rota do Judaísmo. Para imortalizar este pedaço de história e trazer turistas a esta freguesia transmontana está em fase de conclusão um museu dedicado às tradições judaicas.

O presidente da Associação Almocreve, responsável pela obra, diz que o museu já está a ter impacto ao nível do turismo. Para Paulo Lopes este é o espaço que faltava para enaltecer a história da freguesia de Carção. “ Tem vindo muita gente a visitar a aldeia, desde que se falou no Museu, na importância de Carção, na Rota Judaica. Vem até muita gente de Espanha”.

O museu vai abrir ao público ainda este ano.” Neste momento o edifício está pronto, faltam pequenos pormenores. Julgamos que a partir de Agosto será inaugurado. Vai ter dois pisos: um para exposições temporárias e outro dedicado ao judaísmo”, acrescentou o responsável.O museu fica mesmo no centro da praça de Carção, onde ainda se encontram outros vestígios judaicos.

\"A questão dos cruciformes que há em várias casas, dizerem que realmente eram judeus, o leão de Judá … as inscrições em hebraico que significam o número oito, depois a pedra lavrada onde tem lá o processo de um senhor que foi morto por partir uma cruz de cristo e isso está no lago das fontes, nas fontes tem lá a marcação de 1661 que foi a partir daí que houve o maior massacre na povoação…”, descreveu.

Quem vive em Carção fala do Judaísmo com algumas reservas, mas aplaude a construção do museu. Laura Tomé é a proprietária da Taberna Tai, situado na praça de Carção, que é também um símbolo do Judaísmo. Esta negociante de Carção sublinha que antigamente havia uma clara separação entre os judeus e os lavradores.“Agora já está tudo misturado.

Antigamente os lavradores não vinham para a praça, iam para as terras trabalhar. E os judeus iam vender a azeite e à tarde vinham para a praça, para o sol”, contou.As memórias das quezílias entre judeus e lavradores ainda permanecem no seio da comunidade de Carção. Espera-se agora a criação de uma Rota Judaica em Trás-os-Montes para impulsionar o turismo associado às tradições judaicas

Brigantia, 2012-04-24
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Souto de Moura desenha museu da cultura sefardita   Qua Jul 24, 2013 3:43 pm

.
Arquitecto vai projectar espaço
Bragança



Souto de Moura desenha museu da cultura sefardita

A cidade de Bragança vai ter no próximo verão um novo espaço cultural, projectado pelo arquitecto Souto de Moura, com a história da cultura sefardita do Nordeste Transmontano, anunciou esta sexta-feira a autarquia local.

O projecto foi apresentado numa cerimónia que serviu para oficializar o protocolo entre Câmara de Bragança e a Rede de Judiarias de Portugal para os conteúdos do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano. O espaço foi projectado por Souto Moura, no edifício contíguo ao Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, também da autoria do arquitecto português distinguido com o prémio Pritzker.

A entrada para os dois espaços culturais será conjunta, segundo explicou o presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, sublinhando o “reforço da oferta cultural” da cidade com mais este investimento de 1,2 milhões de euros. O autarca a credita que esta aposta “engrossará a fileira do turismo” com motivos de interesse para “aqueles que querem conhecer a arquitectura e o grande arquitecto português Souto de Moura, mas também para a comunidade sefardita espalhada pelo mundo”.

O centro terá conteúdos interactivos que vão dar a conhecer aos visitantes o que foi a presença sefardita nesta região. “Ajudará a conhecerem um povo que aqui se fixou, que desenvolveu social e economicamente esta região, que foi inovador, teve de partir daqui em condições adversas e que conseguiu chegar aos lugares mais avançados do mundo e se afirmou”, disse, apontando os exemplos dos médicos Jacob de Castro Sarmento e Oróbio de Castro.

Este novo espaço poderá fazer de Bragança “o centro de um futuro roteiro do judaísmo em Trás-os-Montes”, adiantou o secretário-geral da Rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão. Outros municípios da região estão a desenvolver trabalho com vista à criação de uma rota do judaísmo em Trás-os-Montes e, para Jorge Patrão, este pode ser o início de um projecto mais vasto que ajude a valorizar a herança judaica espalhada pelas aldeias e a própria região.

“Podem despovoar as nossas terras, podem depauperar a economia do Interior do país, podem levar todos os interesses para o litoral, mas há uma coisa que não podem tirar às nossas terras, que é a sua história e a sua identidade”, considerou.

Lusa, 2013-07-22
In DTM


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Museu Hebraico   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Museu Hebraico
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Meu Museu - Leandro
» Museu-Gustavo
» VIII Convenção Nacional - IPMS / Curitiba/PR - 5/6-Dez
» Museu Scarlet
» Museu do Auto Plastimodelismo - Isto é Historia!!!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: