Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 República Sul do Sudão

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

República Sul  do Sudão Empty
MensagemAssunto: República Sul do Sudão   República Sul  do Sudão Icon_minitimeSáb Jul 09, 2011 3:05 pm

.
Parlamento declara oficialmente a independência

por Lusa
Hoje

República Sul  do Sudão Ng1574204

A República do Sul do Sudão proclamou hoje oficialmente a sua independência, numa cerimónia que decorre na capital, Juba, perante as delegações de oitenta países, trinta chefes de Estado, tornando-a como o mais recente país do mundo.

A proclamação da independência do Sul do Sudão foi feita por James Wannilga, líder do Parlamento local, perante dezenas de milhares de habitantes.

O sul de maioria cristã separou-se do norte muçulmano após décadas de confrontos do qual resultaram milhões de mortos.

Portugal estará representado nesta cerimónia pelo embaixador António Monteiro.

In DN

República Sul  do Sudão Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

República Sul  do Sudão Empty
MensagemAssunto: Morte de 40 pessoas faz Sudão do Sul suspender petróleo   República Sul  do Sudão Icon_minitimeSeg Jan 30, 2012 3:23 pm

.
Morte de 40 pessoas faz Sudão do Sul suspender petróleo

por DN.pt
Hoje

República Sul  do Sudão Ng1800842

O Sudão do Sul, em conflito aberto sobre a partilha de recursos petrolíferos com o Sudão, afirmou hoje ter suspendido a sua produção de petróleo, considerando insuficientes as concessões avançadas por Cartum. Juba acusa ainda milícias armadas por Cartum da morte de 40 sudaneses do sul.

Milícias armadas por Cartum mataram mais de 40 pessoas no Sudão do Sul, acusou o ministro de Interior do país, independente do Sudão desde julho do ano passado. As relações permanecem muito tensas entre as duas capitais, Juba e Cartum, cada país acusando o outro de apoiar rebeldes em território alheio. Os dois países estão em conflito aberto sobre a partilha do petróleo e a demarcação das fronteiras.

Assim o Sudão do Sul anunciou que suspendeu a sua produção de petróleo, considerando ainda insuficientes as concessões avançadas por Cartum. O recente ataque inter-tribal ocorreu no passado fim de semana.

"Muito pouco petróleo [foi produzido], não há exportação em direção ao norte", disse à AFP o ministro do Petróleo e das Minas do Sudão do Sul, Stephen Dhieu Dau.

Segundo a agência noticiosa francesa esta afirmação não pôde ser verificada por qualquer fonte independente.

Para tentar desbloquear as negociações que decorrem em Addis Abeba sob a mediação da União Africana, o Sudão anunciou sábado que ia libertar uma parte do petróleo sul-sudanês que tinha confiscado a três navios que transportavam um total de 2,2 milhões de barris de petróleo que estão retidos na cidade de Port-Soudan. Todavia Juba considera esta proposta insuficiente.

"Se queremos continuar a negociar com Cartum, eles devem responder aos pedidos mínimos. O petróleo roubado deve ser devolvido ao Sudão do Sul", disse Dau.

O Sudão do Sul detém três quartos das reservas de petróleo do antigo Estado, mas todos os seus oleodutos e portos de saída são controlados por Cartum.

Cartum acusa o Sudão do Sul de nunca ter pago as taxas aduaneiras e de trânsito e admitiu ter confiscado 1,7 milhões de barris, dos mais de 2,3 milhões retidos nos três petroleiros.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
 
República Sul do Sudão
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: