Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Idosos

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Idosos Empty
MensagemAssunto: Idosos transmontanos, na agenda do Presidente   Idosos Icon_minitimeQui Set 11, 2008 3:48 pm

.
Sexta entrega prémio Dom Diniz
Trás-os-Montes


Idosos Cavacosilva

Cavaco em Trás-os-Montes com natureza e idosos na agenda

O presidente da República, Cavaco Silva, vai passear, domingo, pelo Parque Natural do Douro Internacional, no âmbito de um périplo de três dias por Trás-os-Montes dedicado à Natureza, Idosos, Saúde, Educação e Cultura.

Cavaco Silva dedicará um dia completo à Conservação da Natureza e aos parques (áreas protegidas), em que vai descer o rio Douro partilhado por Portugal e Espanha, numa viagem de 120 quilómetros, com passagem pelos quatro concelhos do Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).

O chefe de Estado começa a manhã de domingo com um passeio de barco, em Miranda do Douro, experimentando uma das atracções turísticas desta área protegida transmontana.

Durante a viagem, será posto ao corrente dos projectos previstos para este parque natural criado há dez anos, e almoçará depois no parque de merendas do Juncal, em Mogadouro.

Segue-se outro concelho do PNDI, o de Freixo de Espada à Cinta, onde o presidente da República desfrutará da vista sobre as duas margens do Douro Internacional, num dos miradouros mais procurados da região, o Penedo Durão.

O passeio pelo Douro Internacional termina no último concelho do parque, o de Figueira de Castelo Rodrigo, já no distrito da Guarda, com um encontro com vigilantes da natureza e a largada de aves recuperadas, que vão ser devolvidas aos habitas naturais.

No dia anterior, sábado, o presidente da República inaugura, em Alfândega da Fé, o novo edifício do pólo escolar que reúne todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.

A autarquia local foi a primeira a avançar, há seis anos, com o processo de concentração de alunos e escolas num pólo escolar que tem funcionado em instalações provisórias.

As crianças já frequentaram o novo edifício no último ano lectivo, mas caberá, sábado, ao presidente da República oficializar a inauguração.

O chefe de Estado ouve depois os autarcas da região, num encontro, em Mogadouro, e termina o dia em Miranda do Douro, ao inaugurar a unidade de cuidados continuados.

O périplo presidencial começa sexta-feira, em Vila Real, onde vai entregar ao escritor e ex-adversário nas eleições presidenciais, Manuel Alegre, o prémio Dom Diniz, galardão atribuído pela Fundação da Casa de Mateus desde 1981.

A cerimonia terá lugar precisamente na Casa de Mateus, depois de Cavaco Silva entregar, na Câmara de Vila Real, os chamados «skeepers», no âmbito do projecto social «Câmara Amiga».

Os «skeepers» são aparelhos que os idosos usam ao pescoço e lhes permite, em caso de se sentirem mal, carregar num botão para pedir ajuda, o que activa uma chamada para determinados números de telefone.

Lusa, 2008-09-11
In DTM

Idosos Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Idosos Empty
MensagemAssunto: Re: Idosos   Idosos Icon_minitimeSex Set 12, 2008 10:52 pm

.
«Câmara Amiga
Vila Real


Vila Real distribui aparelhos de alarme entre os idosos

A Câmara de Vila Real vai distribuir cerca de uma centena aparelhos de alarme entre os idosos mais isolados do concelho, para que possam pedir ajuda carregando apenas num botão, anunciou hoje fonte da autarquia.

Os primeiros três destes aparelhos, denominados «Skeepers», inserido no projecto «Câmara Amiga», vão ser simbolicamente entregues, sexta-feira, em Vila Real, numa cerimónia em que participa o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Através deste projecto, a autarquia de Vila Real já colocou em funcionamento, em Março, a «Oficina Domiciliária», a «Unidade Móvel de Saúde» e abriu as portas ao «Banco do Voluntariado e Recolha de Bens».

A vereadora Dolores Monteiro salientou à Lusa que a entrega dos «Skeepers» visa prevenir a segurança e apoio dos idosos.

Estes podem usá-los ao pescoço e, em caso de se sentirem mal, só têm que carregar num botão para pedir ajuda, dado que o mecanismo está programado para fazer uma espécie de chamada para três números de telefone previamente definidos.

Segundo a responsável, numa primeira fase, serão distribuídos 100 destes aparelhos pelos idosos mais doentes e isolados do concelho.

De acordo com a vereadora, vai ainda ser efectuado um levantamento por todo o concelho para averiguar o número de idosos necessitados.

A câmara colocou também já em funcionamento a Unidade Móvel de Saúde, a qual, através de um protocolo com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, dispõe de um enfermeiro que pode, entre outros serviço, medir a tensão arterial, trocar um penso ou fazer um curativo às populações do concelho com maiores dificuldades em se deslocarem aos centros de saúde de Vila Real.

Nesta unidade, que está a percorrer 15 freguesias do concelho, pode-se ainda marcar consultas ou obter informarções sobre os medicamentos e fazer electrocardiogramas.

A «Oficina Domiciliária», a segunda vertente da «Câmara Amiga», consiste numa carrinha equipada com uma pequena oficina que percorre a cidade de Vila Real e as aldeias para efectuar pequenas reparações, nomeadamente na substituição de torneiras, louças sanitárias, tomadas de electricidade, pinturas e remates em paredes e tectos, substituição de fechaduras, vidros partidos, lâmpadas ou até limpeza de coberturas, chaminés e caleiras.

De acordo com a vereadora, esta equipa efectua uma média 20 a 25 serviços diários, a maioria requisitados pela população idosa da cidade.

O serviço pode ser requisitado por beneficiários do cartão municipal do idoso ou pessoas portadoras de deficiência, através do número de telemóvel 914560110.

A Câmara de Vila Real abriu também o «Banco de Voluntariado e Doação de Bens», na zona próxima ao Teatro de Vila Real, que está aberto todas as tardes e sábados todo o dia através do trabalho de voluntários, para receber donativos, nomeadamente comida, roupa, brinquedos, electrodomésticos e mobílias.

Lusa, 2008-09-12
In DTM

Idea Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Idosos Empty
MensagemAssunto: Casal de idosos morre em acidente contra autocarro   Idosos Icon_minitimeQui Jan 29, 2009 5:58 pm

.
Deslocavam-se ao hospital
Chaves


Casal de idosos morre em acidente contra autocarro

Um casal de idosos morreu, esta quarta-feira, num acidente perto de Chaves. Leonor e Henrique iam ao hospital. Por razões ainda por explicar, o carro onde viajavam entrou na faixa contrária e embateu contra um autocarro.

O acidente ocorreu cerca das 6.40 horas, na Estrada Nacional 12, na localidade de Vila Nova de Veiga.

Residentes no concelho de Vila Pouca de Aguiar, Leonor Canavarro Gonçalves e o marido, Henrique Fernandes Vilanova viajavam num Seat Marbella. Leonor estaria doente e iriam a caminho do Hospital de Chaves a uma consulta. Era Henrique, também doente, que ia a conduzir.

O autocarro da Autoviação do Tâmega saíra da estação às 6.30 horas. Ia com destino a Vila Real e levava apenas três passageiros.

\"O condutor apercebeu-se de tudo. Aliás, um passageiro parece que ainda gritou «ai, ai que vem contra nós, agarrem-se que nos vão bater»\", contou, ao Jornal de Notícias, uma fonte da empresa de viação.

Ao que tudo indica, quando se apercebeu que o carro vinha em sua direcção, \"já muito em cima do acontecimento\" por causa do nevoeiro que se fazia sentir, o condutor do autocarro ainda terá tentado evitar o embate, virando um pouco a direcção do pesado. Em vão. O Seat chocou contra o autocarro do lado onde entram os passageiros.

Leonor e Henrique terão morrido ainda no local, onde se chegou a deslocar a Viatura Médica de Emergência e Reanimação do INEM, que se terá limitado a declarar o óbito.

O condutor do autocarro e os passageiros saíram ilesos. As causas do acidente estão a ser investigadas pela Brigada de Trânsito da GNR. No entanto, ontem, ganhava consistência a hipótese de o condutor, que seria uma pessoa doente, ter sido acometido por um qualquer mau estar e ter perdido o controlo da viatura. Uma situação que poderá vir a ser revelada pela autópsia.

O trânsito na Estrada Nacional 12 esteve condicionado durante mais de duas horas para a remoção dos veículos e a limpeza da via por parte dos Bombeiros Flavienses.

Margarida Luzio in JN, 2009-01-29
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Idosos Empty
MensagemAssunto: Idosos resistem a pedir o CSI   Idosos Icon_minitimeSex maio 01, 2009 3:06 pm

.
Idosos resistem a pedir o CSI
Distrito de Bragança


Idosos Idosos

Relutância em divulgar os seus rendimentos e os dos filhos

Os seniores com mais de 65 anos do distrito de Bragança continuam a ter resistência em pedir o complemento solidário para idosos (CSI), porque têm relutância em divulgar os seus rendimentos e os dos filhos.

Este ano, 4762 pedidos obtiveram deferimento num total de 6750 requerimentos que deram entrada na Segurança Social, um número que o deputado do PS, Mota Andrade, admitiu ontem durante uma conferência de imprensa, não ser o desejável, uma vez que a taxa de incidência no distrito é de 18%, apesar de estarem referenciados mais de 25 mil idosos.

O número das solicitações está aquém das expectativas da Segurança Social, admitiu Teresa Barreira, directora regional dos serviços. Foram destacados jovens voluntários para os centros de saúde, para sensibilizar os idosos, dando-lhes informações sobre as vantagens que podem auferir. No entanto, \"Bragança não tem os melhores indicadores\", acrescentou Teresa Barreira. Mais de 7000 idosos estão institucionalizados e esses já não têm direito ao CSI.

Mota Andrade considera que o CSI tem um impacto positivo no distrito, pois os encargos têm vindo a aumentar, em 2006 foi de 199 mil euros, em 2008 subiu para 1,9 milhões de euros e em 2009 é de 1,6 milhões de euros. O deputado disse ainda que a crise económica não aumentou o desemprego em Bragança, onde há anos está 1% acima da média nacional, e lamentou que os transmontanos não aceitem empregos em alguns sectores, \"mas depois emigram para trabalhar nessas áreas\", referiu.

Glória Lopes in JN, 2009-04-29
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Idosos Empty
MensagemAssunto: Solidão arrasta nove idosos para a morte em 12 horas   Idosos Icon_minitimeTer Jan 05, 2010 11:06 pm

.
Solidão arrasta nove idosos para a morte em 12 horas

Hoje

Idosos Ng1238094

Entre as 10.00 e as 22.00 de domingo foram encontrados mortos nove idosos, sete homens e duas mulheres, que viviam sós

"Janeiro e Fevereiro levam e o velho e o cordeiro", diz o adágio popular a admitir que aqueles meses são os mais ameaçadores para a vida dos idosos. Mas as nove mortes, sete homens e duas mulheres, que a PSP registou entre as 10.00 e as 22.00 de domingo apresentam características que violam a ordem natural da existência humana. Uns morreram abandonados, outros em situação de solidão, outros provavelmente às mãos de gente criminosa, e outros porque os desespero ditou o fim da linha.

"Não, não é normal. São muitas mortes em poucas horas", disse ao DN a sub-comissária Carla Sofia, do gabinete de relações públicas do comando de Lisboa da PSP. A situação chamou a atenção dos agentes, sendo que nunca antes a carrinha de transportes de cadáveres da corporação tinha sido tão requisitada para levar tantos idosos ao Instituto de Medicina Legal de Lisboa.

A situação mais estranha talvez seja a que se registou em Benfica, junto ao Centro Comercial Colombo, n o domingo à noite. Um casal, ele com 76 anos e ela com 75, apareceram mortos no apartamento. Não se trata de uma situação de indigência. A qualidade do prédio indicia que se trata de pessoas com algum poder económico. Só não se sabe porque morreram. A hipótese de ter havido ali uma mão criminosa não está descartada. Mas, de acordo com fonte policial, só a autópsia poderá revelar algumas pistas.

Albertina morreu em Alfama. O alerta foi dado às 11.00 de domingo. Não pode ser considerada uma pessoa idosa. Afinal, tinha apenas 53 anos. Vivia há um ano e meio num quarto de um apartamento arrendado pela Santa Casa da Misericórdia, e que serve para acolher quem não tem um lar, ou uma estrutura familiar de apoio. Mas Albertina era doente, contou-nos Maria do Carmo (na foto), residente naquele mesmo espaço juntamente com mais duas outras mulheres. Já por várias vezes a falecida estivera internada no hospital Pulido Valente com problemas nos pulmões. E acabado o internamento regressava sempre àquela casa que não era a sua, e onde também ninguém existia que fosse seu. "Tinha várias filhas e acho que a mais nova a visitava", contou-nos Fernanda, proprietária do restaurante situado na rua ao lado e onde às sextas e sábados canta o fado.

Foi Fernanda quem chamou o INEM. " A D. Carmo chegou aqui, aflita, e disse: 'Acho que a Albertina morreu. Está tão fria'...".

Albertina, ao que parece, era reformada devido à doença. Maria do Carmo não soube explicar porque foi ela ali parar. Também sobre o seu próprio fado poucas explicações tem. Existe há 59 anos. Garante que tem família e a passagem por várias empregos. Um dos últimos foi no Jardim Zoológico, como tratadora de animais. "Não me renovaram o contrato", justificou assim a sua nova condição de indigente a viver numa casa arrendada pela Misericórdia de Lisboa. No bairro, as quatro residentes são conhecidas como "as senhoras da Santa Casa". Por Albertina não se jorrou nem uma lágrima. "Vivem juntas sem se escolherem e morrem sem se chorarem". Nem as filhas irão chorar, quem sabe. "Nem as mais nova a visitava. Ninguém a visitava", garantiu. Aquele quarto vai ser ocupado por alguém que se encontra em lista de espera.

Meia hora antes do alerta para Albertina, a PSP tinha ido à Praça D. João da Câmara ver o que se passava com um homem de 49 anos, alcoólico. Estava na rua e tombou para o lado, morto. "Foi morte súbita", segundo fonte policial.

Por volta das 13.00, a PSP de Massamã foi alertada para a morte de um homem de 61 anos. Vivia sozinho. As causas da morte serão reveladas com a autópsia, mas até lá fica ficam no ar as questões das solidões urbanas em expansão.

À mesma hora, na Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa, morria um outro homem de 66 anos. Vivia com um amigo. As circunstâncias da morte estão ainda por apurar, mas trata-se de uma situação em que faltam os apoios e a família.

Durante a tarde de domingo a PSP foi ainda chamada para transportar o cadáver de um idoso encontrado numa área geográfica da competência da GNR. Não foi possível ontem apurar em tempo útil pormenores sobre este caso.

O dia acabaria, por volta das 22.00, de forma ainda mais trágica. Um idoso, cuja idade não foi possível apurar, escolheu o momento para o seu fim. Com uma corda.

Os idosos de Lisboa são sobretudo mulheres, vivem em casas da autarquia, numa situação de isolamento e com baixos níveis de escolaridade e rendimento, de acordo com o Plano Gerontológico Municipal, a que o DN teve acesso.

Este Plano, do pelouro da Acção Social, faz um diagnóstico inédito sobre a população idosa da capital e propõe medidas a concretizar entre 2009 e 2013.

Entre a população inquirida, 60 por cento são mulheres e 40 por cento homens, sendo o escalão etário mais representado o que compreende as idades entre 65 e 79 anos.

As mulheres estão em esmagadora maioria (69 por cento) entre os idosos com idades iguais ou superiores a 80 anos, o que é explicado pela sua maior esperança de vida. A maioria dos idosos vive em casas municipais (44 por cento), seguindo-se a habitação em casa arrendada (23 por cento), casa própria (21 por cento) e lares ou residências (11 por cento).

O acesso às habitações apresenta degraus em 73 por cento dos casos, sendo também expressiva a existência de barreiras arquitectónicas dentro das casas. Por isso, poucas vezes saem à rua.

In DN

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Idosos Empty
MensagemAssunto: Idosos   Idosos Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 12:15 pm

.
Estudo: Quatro em cada dez idosas foi vítima de abusos

por Lusa
Hoje

Idosos Ng1494931

Quatro em cada dez mulheres com mais de 60 anos referem ter sido vítima de abusos no último ano, revela um estudo da Escola de Psicologia da Universidade do Minho que a investigadora Ana João Santos apresenta sábado no Porto.

Ana João Santos irá abordar o tema "Maus Tratos e Negligência" nas Jornadas sobre a "Idade Maior" que se realiza sábado no Auditório da Junta de Freguesia de Paranhos, no Porto.

A investigação enquadra-se no projeto europeu AVOW -- Violence and Abuse Against Older Women e em Portugal foi desenvolvido pelo professor José Ferreira-Alves e pela investigadora Ana João Santos.

O objectivo era obter informação mais precisa da dimensão e tipologia do abuso e negligência relatado pelas próprias mulheres idosas à escala nacional.

Em declarações à Lusa, Ana João Santos explicou que o estudo revela que o parceiro ou marido foi o perpetrador mais referido nos abusos emocional, financeiro, sexual e de violação de direitos pessoais, enquanto que a filha foi o principal perpetrador na negligência e abuso físico.

O inquérito, que compreendeu uma amostra de 649 mulheres com 60 anos ou mais, realizado entre maio e junho de 2010, mostra que este tipo de relatos chega muito raramente às autoridades policiais e só um terço das mulheres maltratadas contou o que viveu a alguém.

Mais de metade das situações relatadas correspondem à incidência de um único tipo de abuso. O mais prevalente foi o emocional ou psicológico (32,9 por cento), seguido do abuso financeiro (16,5 por cento), da violação de direitos pessoais (12,8 por cento), da negligência (9,9 por cento), do abuso sexual (3,6 por cento) e do abuso físico (2,8 por cento).

Aos investigadores, as mulheres reportaram consequências emocionais e psicológicas decorrentes da sua experiência, destacando a tensão, sentimentos de impotência, depressão e dificuldades em dormir ou pesadelos. E, segundo o estudo, quanto mais severos foram os maus-tratos mais negativamente foi percecionada a qualidade de vida.

In DN

Idosos Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Idosos Empty
MensagemAssunto: Detido trio que roubou idosa   Idosos Icon_minitimeQua Abr 06, 2011 4:25 pm

.
Entre os 18 e os 28 anos
Bragança


Detido trio que roubou idosa

Um grupo de três assaltantes foi detido pela PSP esta terça-feira, depois de esta madrugada ter roubado uma idosa que vive sozinha, em Bragança.

Segundo a PSP, dois homens e uma mulher, entre os 18 e os 28 anos, entraram na casa da idosa cerca das 5.30 horas, batendo «com alguma insistência à porta» e com a rapariga a fazer-se passar por filha.

Já dentro da casa, a rapariga tapou a boca à idosa e arrancou-lhe os brincos, enquanto outro lhe retirava as alianças que usava e o terceiro elemento vigiava.

Os assaltantes fugiram depois de ouvirem passos no piso superior, mas foram detidos pouco tempo depois.

, 2011-04-06
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Idosos Empty
MensagemAssunto: Re: Idosos   Idosos Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Idosos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vila Real

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: