Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Museu de Miranda do Douro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Museu de Miranda do Douro   Qui Set 25, 2008 12:24 am

.
Museus abertos à comunidade
Distrito de Bragança





Museu Terras de Miranda pode vir a ser alvo de uma reestruturação profunda

O Museu Terras de Miranda (MTM) pode vir a ser intervencionado de forma profunda. A garantia foi deixada pela secretária de Estado da Cultura, Maria Paula Santos, durante uma visita, na passada sexta-feira, ao Museu Abade de Baçal (MAB), em Bragança.

Segundo a responsável, há projectos no sentido de se avançar com uma reestruturação de fundo no espaço museológico de Miranda do Douro. “Ainda não existe nenhuma data, mas há um olhar atento ao Museu de Miranda e estamos a trabalhar para que possamos desenvolver trabalhos nesse âmbito”, sublinhou Maria Paula Santos.

Para já, na óptica da secretária de Estado, o importante é que os espaços museológicos funcionem, que estejam abertos às pessoas. Para tal, é essencial mudar a imagem dos museus e criar actividades que possam atrair novos visitantes. “A comunidade tem que se apropriar deste espaço que lhe pertence. Têm um acervo belíssimo aqui, que tem que ser visto e não pode estar fechado”, assegurou a responsável.

Com a nomeação do ainda director do MTM, Sérgio Gorjão, para o mesmo cargo no MAB, Maria Paula Santos salienta que o facto de existir um só responsável para os dois espaços pode levar à realização de um trabalho conjunto. “Cada vez mais temos que olhar para os diferentes espaços como algo que tem que trabalhar em parceria, pelo que as várias estruturas do distrito devem articular-se e conjugar-se, de modo a criar massa crítica”, acrescentou a governante.

Sérgio Gorjão aposta na cooperação dos dois principais museus do distrito de Bragança

Agora responsável pelos dois espaços museológicos mais importantes do distrito de Bragança, Sérgio Gorjão sublinhou que a colaboração entre os dois museus pode ter bons resultados. “Dadas a diferenças do Museu de Miranda e o de Abade de Baçal, podemos trabalhar em parceria e combinar os dois espaços”, referiu o director.
Segundo Sérgio Gorjão, apesar de estarem no mesmo distrito, ambos os espaços apresentam colecções e obras completamente distintas, sendo que o MTM foca a etnologia, enquanto o MAB integra trabalhos artísticos e arqueológicos. “O Museu de Miranda permite um trabalho fantástico no País.

Já o Abade de Baçal oferece outros meios para trabalhar. Acredito que os dois combinados podem permitir bons resultados”, acrescentou.
Recorde-se que, brevemente, haverá um concurso para a direcção do MTM, altura em que poderá ser escolhido um novo director.

Sandra Canteiro, Jornal Nordeste, 2008-09-23
In DTM

Idea :wink:
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Museu de Miranda já tem projecto de requalificação   Qui Maio 14, 2009 11:48 pm

.
Obras poderão arrancar já em 2010
Miranda do Douro




Museu de Miranda já tem projecto de requalificação

A secretária de Estado da Cultura, Paula Fernandes dos Santos, apresentou, na semana passada, o projecto de requalificação e ampliação do Museu Terras de Miranda (MTM). A intervenção, orçada em cerca de 2,2 milhões de euros, visa reestruturar aquela unidade museológica, criando mais mobilidade para os visitantes e melhores condições de trabalho para os funcionários.

Recorde-se que, há cerca de dois anos, parte do beiral do telhado daquele espaço cedeu, aumentando o receio em relação ao estado de conservação do imóvel. Com os invernos rigorosos da região transmontana, a cobertura do museu torna-se mais frágil, sendo que nas paredes é visível a infiltração das águas, adversidades que podem colocar em risco o espólio que o museu alberga e que preocupa os responsáveis pelo Instituto de Museus e Conservação (IMC).

Paula Fernandes dos Santos não apontou nenhuma data concreta para o arranque da empreitada, mas revela que deverá acontecer em 2010, já que há uma candidatura que está dependente da aprovação do QREN.
“Este projecto é uma requalificação e modificação do seu interior. O espaço físico mantém-se o mesmo, embora hajam alterações no exterior, pois será acrescentado permitindo um melhor ordenamento do equipamento cultural”, explicou a governante.

Autarca de Miranda do Douro pede recuperação da Sé Catedral

No entanto, o presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Manuel Rodrigo, adiantou que só ficará satisfeito quando vir as obras de restauração em curso.

“É preciso haver uma intervenção urgente não só no Museu, mas igualmente na Sé Catedral. Estamos a apostar na regeneração do centro histórico e estes são dois monumentos emblemáticos”, disse o autarca.
Recorde-se que o MTM está instalado num edifício seiscentista, localizado em pleno centro histórico da cidade e alberga um importante espólio etnográfico e cultural, fundado pelo então padre António Maria Mourinho, em 1982. Durante o ano de 2008, o MTM recebeu cerca de 18 mil visitantes, na sua maioria espanhóis.

A secretária de Estado da Cultura visitou, ainda, a Sé Catedral de Miranda do Douro, um monumento que apresenta evidentes sinais de degradação e que necessita de obras urgentes de recuperação.
“Estamos a trabalhar num programa e numa rota que poderá envolver todas as catedrais, havendo a possibilidade de se candidatar a Sé de Miranda a esses projectos”, avançou a governante.


Francisco Pinto, Jornal Nordeste, 2009-05-14
In DTM

Razz

_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
 
Museu de Miranda do Douro
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Meu Museu - Leandro
» Museu-Gustavo
» VIII Convenção Nacional - IPMS / Curitiba/PR - 5/6-Dez
» P-47D "Arlette"
» FRAGATA DE COMBATE "VASA"

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: