Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Vila Nova de Fozcôa

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Nova de Fozcôa Empty
MensagemAssunto: Vila Nova de Fozcôa   Vila Nova de Fozcôa Icon_minitimeSex Jan 21, 2011 5:27 pm

.
Adega de Foz Côa na falência
Vila Nova de Foz Coa


Vila Nova de Fozcôa 11090_jn

Dívidas acumuladas ditaram encerramento da cooperativa.Activos podem vir a ser vendidos em hasta pública

A Adega Cooperativa de Vila Nova de Foz Côa fechou as portas na sequência de um processo de insolvência. Um grupo de credores, nomeadamente bancos, estão a estudar a situação para determinar qual é a melhor estratégia para a unidade. A solução poderá ser encontrada ao longo deste ano. Uma fonte próxima da direcção adiantou que uma das possibilidades é a venda dos activos da cooperativa em hasta pública para saldar os montantes em dívida.

Segundo o Jornal Nordeste apurou, a última campanha da vindima já não foi realizada pela cooperativa, mas por uma empresa privada que alugou as instalações daquela unidade para receber e laborar a produção de uvas de dezenas de agricultores de Foz Côa e aldeias das redondezas.

Nos últimos dois a situação económica da adega começou a degradar-se gradualmente, mas em Junho de 2010 chegou-se a um cenário de ruptura, uma vez que o não foi possível saldar uma dívida entre 80 a 100 mil euros que venceu. “Segundo o plano de insolvência, estava previsto saldar essa quantia, não foi possível. O que agudizou ainda mais os problemas que já eram graves”, referiu António Lourenço, membro de uma antiga direcção.

A Adega Cooperativa de Vila Nova de Foz Côa era uma das mais antigas unidades da região do duriense no sector da vitivinicultura. Há meia dúzia de anos tinha uma imagem de dinamismo e de prosperidade, com vinhos a receber prémios. “As coisas foram piorando, ia havendo dinheiro, os sócios iam recebendo e pensavam que estava tudo bem. Em simultâneo iam-se contraindo empréstimos junto da banca, não se pagavam. Tudo se complicou”, recordou.

“Há sócios que ficaram sem receber, nem sabem quando poderão ser ressarcidos”

Há dois anos a direcção foi substituída, mas os novos elementos já não conseguiram pôr termo ao cenário negativo que assolava a cooperativa.

Agora teme-se que o montante total da dívida seja muito superior ao valor dos activos da adega e dos stocks. Além disse estão a correr vários processos em tribunal. “Há sócios que ficaram sem receber, nem sabem quando poderão ser ressarcidos”, afirmou António Lourenço.
Apesar dos esforços, não foi possível chegar à fala com os membros da última direcção.


Jornal Nordeste, 2011-01-20
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Vila Nova de Fozcôa Empty
MensagemAssunto: Museu do Côa já atraiu milhares de visitantes com gravuras rupestres   Vila Nova de Fozcôa Icon_minitimeSeg Jun 17, 2013 5:50 pm

.
Centro das atenções há 18 anos
  Vila Nova de Foz Coa


Vila Nova de Fozcôa Coa_pinturas

 
Museu do Côa já atraiu milhares de visitantes com gravuras rupestres

As gravuras rupestres puseram Vila Nova de Foz Côa no centro das atenções há 18 anos. Entretanto, foi construído um museu no local onde o rio Côa se encontra com o rio Douro e já recebeu milhares de visitantes.

Desde que abriu ao público no início de agosto de 2010 e até ao final de dezembro de 2012, o Museu do Côa já recebeu mais de 132 mil visitantes. O presidente da Fundação Côa Parque, Fernando Real, destaca a importância das “primeiras manifestações de escrita que o Homem deixou para a posteridade” que se podem ver neste espaço.

Lusa, 2013-06-13
In DTM

Vila Nova de Fozcôa Smilie32
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Vila Nova de Fozcôa Empty
MensagemAssunto: Prática de dois crimes de escravidão   Vila Nova de Fozcôa Icon_minitimeSáb Set 21, 2013 2:37 pm

.
Em «flagrante delito»
Vila Nova de Foz Coa


Prática de dois crimes de escravidão

A Polícia Judiciária da Guarda anunciou hoje a detenção, em Vila Nova de Foz Côa, de um agricultor, de 43 anos, pela presumível autoria da prática de dois crimes de escravidão.

O Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda refere, em comunicado, que a detenção do suspeito ocorreu em "flagrante delito".

"A investigação, iniciada em finais de 2012, permitiu a localização e libertação de dois indivíduos, pai e filho, de 45 e 22 anos, respetivamente, que, privados da liberdade e em condições que indiciavam fortes indícios de escravatura, eram utilizados na execução de vários trabalhos agrícolas", refere a nota da PJ.

O detido vai ser presente às autoridades judiciárias para interrogatório e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas, indica a mesma fonte.

Lusa, 2013-09-16
In DTM

Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Vila Nova de Fozcôa Empty
MensagemAssunto: «Vale do Côa inspira» soluções inovadoras para a região   Vila Nova de Fozcôa Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 10:55 pm

.
«Côa Criativo»
Vila Nova de Foz Coa


«Vale do Côa inspira» soluções inovadoras para a região


Estimular o espírito criativo e empreendedor do Vale do Côa, bem como a identidade da região é o mote de mais uma iniciativa “Côa Criativo”.

A associação de desenvolvimento regional Territórios do Côa promove esta terça-feira a segunda edição do "Côa Criativo", um projecto que quer fomentar o potencial criativo e a competitividade dos dez municípios dos distritos de Bragança e da Guarda que constituem a associação.

O programa contempla a apresentação de dois suportes comunicacionais da região, “para transmitir uma mensagem positiva e demonstrativa do potencial do Vale do Côa”, refere à Renascença a coordenadora do projecto, Dulcineia Moura.

A mensagem é transmitida através de um vídeo promocional, de um "e-book" (“Vale do Côa, uma região que inspira”) e dois "workshops", que visam “estimular a arte de empreender”, adianta.

Os responsáveis pela Territórios do Côa pretendem assim “promover a competitividade do território como destino turístico, soluções inovadoras que respondam à problemática do desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade e valorizar os recursos endógenos para o desenvolvimento das actividades turísticas e a dinamização local”, explica ainda Dulcineia Moura.

A associação Territórios de Côa abrange os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

Olímpia Mairos in RR, 2013-12-13
In DTM

Vila Nova de Fozcôa Images?q=tbn:ANd9GcTfdUhQNVU3sdzS69LN2QhH3kRCId7027Bx5JucN5sn8ngGgNjw
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Vila Nova de Fozcôa Empty
MensagemAssunto: Re: Vila Nova de Fozcôa   Vila Nova de Fozcôa Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Vila Nova de Fozcôa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vila Nova de Gaia
» Autarquias e Autarcas
» Douro vinhateiro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: