Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ecocitras

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Ecocitras Empty
MensagemAssunto: ECOcidades   Ecocitras Icon_minitimeQui Nov 20, 2008 3:39 pm

.
Investimento de 15 milhões de euros
Trás-os-Montes


Seis cidades unem-se para serem ecológicas e inovadoras

Seis cidades transmontanas vão passar a trabalhar em rede numa estratégia de desenvolvimento assente no conceito «Eco» que tem previsto um investimento de 15 milhões de euros em projectos comuns, foi hoje anunciado. Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços decidiram aproveitar um instrumento comunitário que permite às cidades agruparem-se para trabalhar em conjunto e criaram a Rede de Cidades Ecológicas e Inovadoras de Trás-os-Montes.

A rede está formalizada desde Março, tendo sido hoje apresentado publicamente em Miranda do Douro o plano de acções e projectos que se propõem desenvolver e que foi elaborado com o apoio da Sociedade Portuguesa de Inovação.

Segundo a apresentação feita pelo responsável daquela organização, João Medina, estas cidades vão adoptar um modelo de desenvolvimento comum em torno da sustentabilidade ambiental e do conceito \"eco\", nas vertentes da agro-indústria, da energia, do turismo e da construção, que será pioneiro no nosso país. A ideia, segundo disse, é \"atrair investimentos e pessoas que necessitem de um campo de ensaio para a aplicação de novos conceitos e tecnologias ligados a estes temas\".

O objectivo é \"desenvolver um sistema urbano integrado em torno das temáticas da eco-eficiência e sustentabilidade ambiental, que valorize as complementaridades existentes e que estimule factores de diferenciação entre as cidades da rede\".

Além de aproveitar e potenciar os recursos já existentes, o plano de acção prevê a implementação de cinco projectos, num valor global de 15 milhões de euros, em cada uma das cidades, que totalizam perto de 148 mil habitantes. A chefe de fila da rede é a cidade de Bragança para onde está previsto o EcoPolis, um centro de competências em Energia e Ambiente, com um custo de 3,5 milhões de euros.

Macedo de Cavaleiros ficará com a ADT - Agência de Desenvolvimento de Trás-os-Montes, um investimento de três milhões de euros e Chaves receberá o Aquae - Centro de Competências em Turismo, Termalismo, Saúde e Bem-estar, para o qual estão previstos 3,5 milhões de euros. Montante idêntico será investido na Plataforma de Desenvolvimento Rural Sustentável prevista para Miranda do Douro e Mirandela, e 1,5 milhões de euros destinam-se à Casa do Vinho, em Valpaços.

Lusa, 2008-11-20
In DTM


Ecocitras 00020201
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Ecocitras Empty
MensagemAssunto: Aprovada e os 12 milhões de euros    Ecocitras Icon_minitimeDom Dez 19, 2010 5:50 pm

.
Aprovada e os 12 milhões de euros

Macedo de Cavaleiros acolhe sede de agência de desenvolvimento

A Agência de Desenvolvimento de Trás-os-Montes (ADT) da Rede Ecocitras vai ser instalada em Macedo de Cavaleiros já no próximo ano.

Um objectivo da autarquia macedense previsto no orçamento para 2011, que contempla ainda a construção de um Centro ambiental.

A Agência de Desenvolvimento da Rede Ecocitras da qual fazem parte seis cidades transmontanas vai ser instalada nas antigas casas dos magistrados de Macedo de Cavaleiros.

A instalação desta agência faz parte da candidatura de Macedo de Cavaleiros à Rede Ecocitras que já foi aprovada e os 12 milhões de euros.

“Macedo de Cavaleiros é uma das cidades de Trás-os-Montes que compõem a Rede Ecocitras e prevê a instalação de uma agência de desenvolvimento que é um organismo com funções de dinamização que irá ficar sediado aqui em Macedo” revela o presidente da câmara, acrescentando que “vai ficar nas antigas instalações do IFADAP que eram também as antigas casas dos magistrados e que irão sofrer obras de melhoramentos”.

As obras de requalificação das antigas casas dos magistrados estão previstas no orçamento da autarquia de Macedo de cavaleiros, que ligado à Rede Ecocitras prevê ainda a construção de um Centro ambiental no valor de mais de um milhão de euros em frente ao Centro Escolar.

Um projecto que o Beraldino Pinto considera estruturante.

“2011 fica marcado pelo aparecimento do novo centro ambiental da cidade que é um investimento de um milhão de euros que também está associado à candidatura do Ecocitras” afirma.

A Rede de Cidades Ecológicas e Inovadoras de Trás-os-Montes prevê ainda o Eco Polis, um centro de competências em Energia e Ambiente a ser implementado em Bragança, o Aqua, Centro de competências em turismo, termalismo, saúde e bem-estar instalado em Chaves.

Miranda do Douro e Mirandela vão ter uma Plataforma de Desenvolvimento Rural e Sustentável e Valpaços investe na Casa do Vinho.

Brigantia, 2010-12-19
In DTM

Ecocitras 00020205
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Ecocitras Empty
MensagemAssunto: Ecocitras   Ecocitras Icon_minitimeTer Jan 04, 2011 3:28 pm

.
Municípios integram rede ecológica
Trás-os-Montes


Ecocitras Ecocitras

Seis municípios transmontanos integraram a Ecocitras

Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços irão trabalhar em rede, numa estratégia de de-senvolvimento comum, cooperando para reforçar sinergias e complementaridade.

O projecto irá ainda funcionar como uma agência de desenvolvimento local, facilitando a gestão da estratégia de desenvolvimento económico, social e ambiental dos territórios urbanos abrangidos e a articulação dos investimentos municipais.

O plano de acção da Rede Ecocitras prevê um investimento de 15 milhões de euros em diferentes projectos em cada uma destas seis cidades.

CM, 2011-01-04
In DTM

Ecocitras SHa_runaround
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Ecocitras Empty
MensagemAssunto: Rede ecoCitras    Ecocitras Icon_minitimeSáb Jan 22, 2011 3:43 pm

.
Rede ecoCitras
Trás-os-Montes


Ecocitras Cidade_eco

Une 6 cidades transmontanas para serem ecológicas e inovadoras

Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela e Valpaços agruparam-se para trabalhar em conjunto e criaram a Rede de Cidades Ecológicas e Inovadoras de Trás-os-Montes, a Rede ecoCitras.

A Rede ecoCITRAS é o embrião de uma estratégia conjunta para que estas cidades transmontanas deixem de ser vistas isoladamente, disputando as mesmas funções e equipamentos, e passem a organizar-se de forma conjunta, valorizando as suas diferenças e cooperando para reforçar sinergias e complementaridades.

A criação da Rede ecoCITRAS pretende centrar-se num factor de competitividade horizontal a todos os concelhos envolvidos, o conceito "Eco", abrangendo os principais clusters de actividades da região, tradicionais e emergentes: construção, energia, turismo e agro-indústria.

Um dos objectivos desta Rede é desenvolver um sistema urbano integrado em torno das temáticas da eco-eficiência e sustentabilidade ambiental, que valorize as complementaridades existentes e que estimule factores de diferenciação entre as cidades da rede.

Este conceito pretende ainda optimizar o potencial das infra-estruturas e equipamentos, numa perspectiva de Rede, promovendo a partilha de recursos e de conhecimento, atrair e fixar em Trás-os-Montes recursos humanos altamente qualificados e promover a criação de comunidades de conhecimento, tais como desenvolver nesta região iniciativas económicas e actividades inovadoras, relacionadas com a eco-eficiência e sustentabilidade ambiental.

A Rede prevê a implementação de seis projectos mobilizadores, num valor global de 15 milhões de euros, em cada uma das cidades.

A chefe de fila da rede é a cidade de Bragança onde está previsto o EcoPolis, um centro de referência em construção sustentável. Macedo de Cavaleiros ficará com a ADT - Agência de Desenvolvimento de Trás-os-Montes, Chaves vai receber o Aquae - Centro de Competências em Turismo, Termalismo, Saúde e Bem-estar, Miranda do Douro e Mirandela vão receber a Plataforma de Desenvolvimento Rural Sustentável (Pólo Agro-Industrial e Agro-Pecuário) e por fim em Valpaços está destinada a Casa dos Vinhos.

Ana Ganhão, Naturlink, 2011-01-21
In DTM

Ecocitras 0002076D
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ecocitras Empty
MensagemAssunto: Re: Ecocitras   Ecocitras Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ecocitras
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: