Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Karaté

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Karaté   Sex Dez 17, 2010 4:55 pm

.
Escola de karate flaviense faz 25 anos
Chaves



Angariar praticantes é uma das maiores lutas do Karate Clube do Alto Tâmega

Se pensa que o karate não tem tradição em Chaves, desengane-se. O Karate Clube do Alto Tâmega (KCAT) faz 25 anos. Entre altos e baixos, a associação passa hoje por um período morno, com cerca de 30 praticantes. Em Chaves nem com artes marcias se vence o desporto rei (futebol), que continua a merecer a preferência dos mais jovens. A direcção do clube lamenta, mas não perde a esperança.

O karate entrou na vida de Manuel Barreira na década de 80, então estudante em Braga. Anos depois, quando regressou à terra natal, a Chaves, Manuel não trouxe só o canudo. Agarrado a si, como carraça em cão, trouxe o bichinho do karate. É que, diz o próprio, “o karate quando se começa é para a vida”. E assim tem sido. Aos 47 anos Manuel Barreira, cinturão castanho, é o vice-presidente do Karate Clube do Alto Tâmega, que faz domingo 25 anos. Manuel não é da fundação da associação. Mas está intimamente ligado à sua reactivação, no final da década de 90. Desde de então, o KCAT fez uma viragem. Abandonou a vertente “mais dura e mais pesada” deste desporto e virou-se definitivamente para a vertente desportiva e de formação. Hoje, entre adultos e jovens, é responsável pela formação de cerca de 30 alunos.

Mas a luta pela sobrevivência desta escola de não tem sido fácil. A par da falta de meios financeiros, o que faz, por exemplo, que continue a treinar em instalações cedidas no ginásio da Escola Nadir Afonso, o maior adversário do clube é o futebol, que continua a arrebatar a maioria dos jovens. Manuel chama-lhe a “ditadura” da bola. E não vê, para já, como dar a volta ao problema. Tem falhado quase tudo. “Até às escolas temos ido divulgar o que fazemos e as vantagens da modalidade, mas não adianta. Os pais não sabem o que perdem e o que isto representa em termos de educação”, lamenta Manuel, enumerando os valores que a prática do karate potencia aos que o praticam: respeito pelo parceiro, disciplina, auto-estima…

“Eu falo por mim, saio daqui outro. No dia seguinte, vou para o trabalho a assobiar!”, garante, Manuel, apelando a que pais e filhos venham experimentar, “sem qualquer compromisso”.

Para Paulo Vilela, 3º Dan (três níveis acima do cinturão preto), que de 15 em 15 dias, treina os alunos do KCAT, o karate “ensina a ter calma”. “Tendo em conta o ritmo acelerado em que hoje vivemos, o karate ensina-nos e regressar ao que devemos ser”, defende o também coordenador da modalidade do Ginásio Clube de Vila Real, rejeitando a ideia de que o karate pode incitar à violência. “Os que vêm para aqui para apreender a bater nos outros não ficam mais de um mês, vão-se embora”, garante Paulo Vilela.


Aberto a karatecas de todas as idades

Porque se acredita que o karate não tem idade, o Karate Clube do Alto Tâmega admite alunos desde o pré-escolar. Os treinos têm lugar no ginásio da Escola Nadir Afonso, de segunda a quinta-feira, a partir das 19h00. Às quartas-feiras, os treinos são especialmente vocacionados para os praticantes em competição.

A mensalidade é de 20 euros, com um desconto de 50 por cento, no caso da inscrição de dois familiares directos.

Os exames de graduação (passagem de cinturão) são realizados com a chancela da Associação Distrital de Karate de Vila Real.

Margarida Luzio, Semanario Transmontano, 2010-12-17
In DTM


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Torneio da ADKVR foi um sucesso   Ter Abr 16, 2013 11:03 pm

.
Participação de 100 atletas
Vila Real


Torneio da ADKVR foi um sucesso

Disputou-se no passado domingo, dia 14 de Abril, o Torneio da Associação Distrital de Karate de Vila Real, com apoio do Município, no Pavilhão dos Desportos de Vila Real, um evento cheio de alegria para os atletas e famílias presentes.

Este torneio, que contou com a participação de cerca de 100 atletas da ADKVR, foi para alguns uma primeira abordagem ao mundo da competição.

Ao longo da tarde desenrolaram-se as provas de kata e kumite dos vários escalões participantes: a saber, Infantis, Iniciados e Juvenis. Todas as provas demonstraram o óptimo nível em que se encontram os karatecas da ADKVR, sendo tal mais visível nas finais dos respectivos escalões.

Esta competição serviu também para treinadores e atletas prepararem-se para a próxima prova federativa, o Campeonato Regional Norte – Infantis, Iniciados e Juvenis, que terá lugar no próximo dia 20, em Paredes.

Para além da forte adesão do público, este torneio contou com a presença da mascote Oki que presenteou todos os atletas com momentos de alegria. A ADKVR agradece a todos os participantes e público presente.

, 2013-04-16
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Karaté
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Desporto :: Outras modalidades-
Ir para: