Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Freixo de Espada-à-Cinta

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Freixo de Espada-à-Cinta   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeTer Ago 31, 2010 10:41 am

.
«Montes Ermos»
Freixo de Espada à Cinta


A rota da seda que se faz em Trás-os-Montes

Freixo de Espada-à-Cinta é um nome frequentemente lembrado quando alguém se quer referir a um sítio que fica nos «do mundo». Especialmente se esse alguém viver mais a sul do País.

É quase como uma propriedade, uma marca, uma aglutinação. Tal como dizemos Kleenex para aludirmos aos lenços de papel ou «jeans» para falarmos de calças de ganga. Com Freixo, funciona um pouco assim. É distante? Então é para os lados de Freixo de Espada-à-Cinta.

Acontece que este reino de «muito, muito longe» não é governado pelos ogres, mas sim pelos bichos-da-seda. E já não fica assim tão distante de tudo. Não deixa, contudo, de lhe faltar algum marketing mais agressivo, mais pose na Internet, elementos necessários para dar a conhecer os seus produtos únicos aos restantes portugueses. E não falamos apenas do premiado vinho «Montes Ermos», das azeitonas ou das amêndoas. Esse trono, aliás, divide poderes com um bichinho que come folhas de amoreira.

Reza a lenda que uma espada falhou o alvo e se embainhou na cinta de um freixo junto à igreja matriz. Histórias à parte, esta seda é bem real.

Carla Pedro in JN, 2010-08-31
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Tiphat
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Reabilitação do centro histórico    Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSáb Jan 01, 2011 12:14 pm

.
Reabilitação do centro histórico
Freixo de Espada à Cinta


Freixo investe 16 milhões de euros em 2011


A reabilitação do centro histórico de Freixo de Espada à Cinta vai avançar no próximo ano.

É um dos investimentos previstos no orçamento de 2011 que ronda os 16 milhões de euros.

A intervenção prevê ainda a ampliação do cemitério e a reabilitação da zona envolvente do castelo.

“Atendendo a que é um centro histórico com um interesse muito forte e que caracteriza a parte arquitectónica da vila” adianta o presidente da câmara. “Esse projecto contempla também a ampliação do cemitério que é importante fazer uma vez que está completamente esgotado de campas” explica José Santos, acrescentando que “com esta ampliação pretende-se reabilitar toda aquela zona envolvente do castelo num projecto que já foi aprovado pelo IGESPAR, candidatado e aprovado e que vamos pôr a concurso em breve”.

A reabilitação do centro histórico de Freixo vai custar dois milhões e oitocentos mil euros.

No orçamento do próximo ano está ainda contemplada a construção do Museu da Seda.

Um projecto que surge em articulação com o Museu do Douro e que representa um investimento de 900 mil euros.

“Será um investimento que pretende promover um produto único no país. Foi um dos pólos do Museu do Douro que foi aprovado e que nós já candidatámos e iremos pôr a concurso no ano que vem” refere.

José Santos destaca ainda outros investimentos para o concelho, sendo que alguns deles já estão em concurso público.

“A ligação da avenida Combatentes do Ultramar à avenida do Emigrante pois é importante que se faça aquando da reabilitação urbana. A candidatura está aprovada e já foi a concurso por isso era uma das obras para o próximo ano no valor de 350 mil euros” afirma o autarca. Depois há ainda “a primeira fase da variante a Freixo”.

Apesar do investimento, a autarquia procedeu a um corte nas despesas correntes e nas transferências para associações e comissões de festas.


Brigantia, 2010-12-31
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Piscinas de Freixo de Espada à Cinta encerram até Março por falta de dinheiro    Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeQui Jan 13, 2011 11:28 am

.
Contenção de despesas
Freixo de Espada à Cinta


Piscinas de Freixo de Espada à Cinta encerram até Março por falta de dinheiro

Ainda nem há dois anos que entraram em funcionamento e já estão encerradas ao público, pelo menos temporariamente, diz a câmara municipal. As piscinas de Freixo de Espada à Cinta vão estar fechadas até ao final de Março. Tudo em nome da contenção de despesas.

O líder da concelhia do PSD, António Morgado, critica esta situação acusando a autarquia de má gestão dos recursos financeiros.

“É certo que as piscinas municipais foram uma obra co-financiada pelos fundos comunitários mas foi uma má programação em termos de construção porque é demasiado grande. E o que alertei vem confirmar-se agora, porque a câmara confirma que não tem dinheiro para a manutenção.”

O presidente da câmara, José Santos, explica que se trata de um encerramento temporário e que incide nos meses de Inverno, altura em que os gastos para aquecimento da infra-estrutura são mais elevados.

“Nos meses de mais consumo, em que o pico de consumo é mais elevado, pelo facto de os painéis solares não funcionarem em tempo cinzento. Vamos parar até Março”, confirma José Santos. “Quem tem menos dinheiro, tem de gastar menos dinheiro”, sublinha o autarca.

São menos 250 mil euros de transferência de verbas do Estado relativamente a 2010 que a autarquia tem agora de poupar.E por isso mesmo, as piscinas podem ainda vir a encerrar no mês de Dezembro.
“Possivelmente no final do ano, em Dezembro, vão ter de parar as piscinas cobertas. É uma medida. Há várias medidas que a câmara está a tomar porque nesta altura não temos outra saída que não parar com algumas actividades. Vamos ter de poupar 250 mil euros, que foi o que o Governo cortou à câmara de Freixo.”

As piscinas de Freixo de Espada à Cinta representam um investimento de três milhões de euros.
De salientar que as valências de ginásio e fisioterapia vão manter-se a funcionar.

Brigantia, 2011-01-12
In DTM

Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Para assinalar os 725 anos do Foral da localidade   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSeg Fev 14, 2011 5:42 pm

.
Lagoaça lança obra inédita
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta 11351_jn

Para assinalar os 725 anos do Foral da localidade

Junta de Freguesia de Lagoaça prepara o lançamento de “inéditos” para assinalar Foral

A Junta de Freguesia de Lagoaça está a compilar um conjunto de textos inéditos, da autoria de diversas personalidades nacionais, tendo em vista a edição de um trabalho literário para assinalar os 725 anos do Foral da localidade.

O repto foi lançado a cerca de meia centena de personalidades, algumas com ligações à região, onde se incluem nomes como Nadir Afonso, Adriano Moreira, Almeida Santos, general Dias Loureiro, padre Lourenço Fontes, A.M. Pires Cabral, Rentes de Carvalho, entre outros.

A colectânea de inéditos tem o título “Trás–os–Montes: Mosaico de Ciência e Cultura” e pretende reunir em livro um conjunto de textos escritos por diversas figuras das áreas política, religiosa, cultural e militar.

Em declarações ao Jornal NORDESTE, o coordenador da edição, Armando Palavras, afirmou que os textos já apresentados, ou a apresentar pelos autores, não versam sobre um tema específico, nem pretendem abordar uma área académica concreta. Os autores são livres de escolher e escrever sobre o tema que entenderem.

“Vamos publicar cerca de 10 mil exemplares de um trabalho que esperamos que seja único, já que reúne nomes consagrados de vários quadrantes da sociedade portuguesa. Desta forma, vamos publicar um testemunho único para a região transmontana e para o País”, acrescentou Armando Palavras.

Após concluído, o trabalho será apresentado nos meses de Junho e Julho, em Lagoaça, Porto e Lisboa.
O presidente da Junta de Freguesia de Lagoaça, Carlos Novais, adiantou que para além da colectânea literária, que resulta de uma pareceria com a Comissão de Festa de Senhoras das Graças, ainda há uma série de eventos culturais, que se realizarão ao longo do ano.

“As actividades terminarão com o descerrar de um conjunto escultórico, a edificar no centro da aldeia, que assinalará a efeméride”, acrescentou o autarca.
A Carta de Foral de Lagoaça foi atribuída pelo rei D. Dinis, em 1286.

Francisco Pinto, Jornal Nordeste, 2011-02-14
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Bookread
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Agrupamento vence «Escola Alerta»   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSex maio 27, 2011 12:28 pm

.
Freixo de Espada à Cinta
Distrito de Bragança


Agrupamento vence «Escola Alerta»

O Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta venceu o Prémio Distrital do Concurso Escola Alerta 2010/2011.

À semelhança de anos anteriores, o Governo Civil de Bragança atribuiu um troféu à escola vencedora e um cheque no valor de 600 euros.

O Concurso Escola Alerta, promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação contou com a participação de cerca de 60 alunos pertencentes a 4 instituições de ensino do distrito de Bragança (os Agrupamentos de Escolas de Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, a Escola Básica e Secundária Afonso III de Vinhais e a Escola Secundária Emídio Garcia de Bragança).

O trabalho desenvolvido por todos os alunos e professores no âmbito deste concurso reflectiu o empenho e o esforço na importante tarefa de informar e sensibilizar a opinião pública a favor da integração e não discriminação das pessoas com deficiências ou incapacidade, bem como para o combate às barreiras arquitectónicas e comportamentais que dificultam a sua vida em sociedade.

O trabalho «Reflectir e Intervir, uma forma de Incluir», apresentado a concurso pelo Agrupamento de Escolas de Freixo de Espada à Cinta, vencedor distrital da 8ª edição do Escola Alerta, incluiu a realização de diversas actividades e o envolvimento da comunidade escolar e da autarquia local, dando visibilidade à mensagem “acessibilidade para todos” e potenciando a mudança quer de estruturas físicas, quer de mentalidades e da forma como integramos a diferença. No final da cerimónia, alunos e professores receberam, ainda, um diploma de participação.

Jornal Nordeste, 2011-05-26
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta 000203FC
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Freixo homenageia sacerdote    Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSeg Jul 11, 2011 12:49 pm

.
Freixo homenageia sacerdote
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Felgar-2


Padre João de Barros comemorou bodas de ouro sacerdotais.

Freixo de Espada à Cinta homenageou ontem o Padre João de Barros que comemorou também as bodas de ouro sacerdotais. A autarquia atribuiu-lhe a medalha de mérito do município concedida a personalidades ou instituições que se distinguem por um percurso em prol do município.

O presidente da câmara explica que esta distinção se deve ao facto de “o Padre João de Barros ser uma pessoa amiga, de um trato espectacular que veio para Freixo e conseguir fazer desta paróquia, que era difícil, uma paróquia de gente que adere, partilha e dá o seu melhor para com os seus concidadãos” refere José Santos. Além disso “esteve ligado a várias obras de recuperação do património arquitectónico, nas capelas de todo o concelho, e também nas instituições a que está ligado”.

O Padre João de Barros vê esta homenagem pela “dedicação que tenho dado às populações tanto aos mais pobres, como aos jovens e às instituições, sejam câmaras ou juntas de freguesia” refere, salientando que “dou-me com todas independentemente da cor política, procuro não misturar a minha de padre com a vida política”.

Esta celebração decorreu durante mais um encontro anual das paróquias de Freixo de Espada à Cinta e que juntou cerca de duas mil pessoas.


, 2011-07-11
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Bow
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta vira-se para o exterior    Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 4:50 pm

.
Reserva é um vinho espectacular
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Jose_santos_mdb

Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta vira-se para o exterior

A Adega cooperativa de Freixo de Espada à Cinta quer apostar na internacionalização para dar a volta à crise. Num ano em que as vendas estão a cair cerca de 15 por cento, esta poderá ser a forma de recuperar.

Numa altura em que o consumo de vinho está em queda, o presidente da cooperativa aponta a novos mercados, sobretudo europeus, para manter as vendas.“Vamos começar a apostar no estrangeiro. Até aqui não tínhamos excedentes mas, com estes 15 por cento de baixa e com o aumento de vinhos de consumo, que tem a ver com o corte no vinho generoso, a adega está interessada em começar a diversificar para o mercado externo”, explicou José Santos, responsável pela cooperativa freixenista.

Os mercados preferenciais estão em “toda a União Europeia”, mas também “nos EUA, China ou Japão”, frisa.José Santos admite que a quebra nas vendas da cooperativa, em 2011, pode chegar aos 500 mil euros.“As vendas baixaram para toda a gente. Também o sentimos, mais nos vinhos caros do que nos baratos.

Ou seja, a crise já está a afectar consumo dos vinhos. Mas é uma coisa mínima, na ordem dos 15 por cento”, sublinha. Com a facturação anual a atingir já valores na ordem dos quatro milhões de euros, a quebra pode, por isso, atingir os 500 mil euros. Mas, para além da quebra nas vendas, também a produção da adega cooperativa de Freixo, que produz o vinho Montes Ermos, baixou este ano.

E de acordo com o presidente da cooperativa de Freixo, que também preside à Câmara Municipal, os produtores vão receber menos devido à redução do benefício do vinho e do aumento dos custos de produção.

“Sendo certo que as coisas vão estar pior no pagamento aos associados, porque houve uma quebra de 25 por cento no cartão de benefício, e também houve um aumento do preço da aguardente vínica, que subiu 45 cêntimos por litro”, frisa.Contudo, apesar de admitir que haverá “uma diminuição no valor dos pagamentos”, José Santos garante que “não vai haver diferença na data em que eles serão efectuados aos produtores”.

Declarações de José Santos à margem da apresentação dos mais recentes vinhos a chegarem ao mercado.O vinho tinto reserva de 2009 é a grande aposta da cooperativa de Freixo para as compras de Natal.“Achamos que está um grande vinho”, sublinha José Santos.

De facto, a adega freixenista tem ainda grandes reservas, tintos e brancos. “Os correntes também estão bastante melhorados e orgulham a adega cooperativa”, frisa o presidente, que adianta não haver alteração quanto às habituais promoções feitas junto dos distribuidores neste período natalício. “Fazemos as promoções de Natal para que as pessoas possam comprar os vinhos reservas para as ofertas.

Fazemos promoções ao nível dos distribuidores. Oferecermos bónus para poderem fazer bons preços aos consumidores finais”, explica, adiantando que, para já, a cooperativa não tem um objectivo específico. “Mas contamos aumentar as vendas nesta altura”, frisa.

Até porque a oferta também é complementada com rosés e brancos. “A gama tem sido melhorada. E o reserva é um vinho que está espectacular.”O leque de ofertas da adega cooperativa de Freixo de Espada à Cinta.

Brigantia, 2011-12-07
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta 10806
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Abandono escolar cresce em Freixo    Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSáb Dez 10, 2011 4:54 pm

.
Insucesso escolar
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Freixo-espada-cinta-torre-do-galo

Abandono escolar cresce em Freixo

O presidente da câmara de Freixo Espada à Cinta defende uma aposta no ensino técnico profissional no concelho, de forma a combater a retenção e desistência dos alunos do primeiro ciclo.

\"A aposta no ensino técnico profissional na área agrícola com equivalência ao 12º ano de escolaridade pode ser uma forma de cativar os alunos do concelho a manterem os seus graus académicos com sucesso e até «saltar» para o ensino superior\", sublinhou José Santos.

Recorde-se que os dados do Instituto Nacional de Estatística referentes ao ano lectivo 2009/2010 colocam o concelho de Freixo de Espada à Cinta no sexto lugar dos municípios onde se regista uma maior taxa de retenção e desistência nos três níveis de ensino básico.

Do ponto de vista dos municípios, há mais retenção e desistência na Calheta (Madeira), Vila Franca do Campo (Açores), Porto Moniz (Madeira), São Roque do Pico (Açores), Alter do Chão (Alentejo) e Freixo de Espada à Cinta (Norte), com taxas entre 17,8 e 15,9 por cento.

\"A autarquia tem tentado por todos os meios a instalação do 12º anos de escolaridade no concelho, porém, o Ministério da Educação entende que não o número de alunos não é suficientes para que tal aconteça, apesar das diligências já efectuadas,\" acrescentou o autarca.

\"A câmara de Freixo não se sente minimamente responsável pelos dados apresentados no tocante a esta temática para o concelho. Os pais e encarregados de educação dos alunos têm a sua cota parte de responsabilidade no que diz respeito ao sucesso escolar\", concluiu José Santos.

Jornal Nordeste, 2011-12-09
In DTM

Embarassed Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Direcção Regional de Cultura do Norte recupera pinturas de Grão Vasco   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeQua Jan 04, 2012 12:09 am

.
Igreja Matriz
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Grao_vasco_freiro

Direcção Regional de Cultura do Norte recupera pinturas de Grão Vasco

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) iniciou este mês uma intervenção de conservação e restauro nas 16 pinturas de Grão Vasco pertencentes à igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta. Financiado pelo Programa Operacional do Norte (ON2), o projecto está orçamentado em 56.147 euros e será executado nos próximos seis meses.

A igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, classificada como Monumento Nacional, alberga um importantíssimo acervo composto por este conjunto de 16 pinturas quinhentistas, sobre madeira, da escola de Grão Vasco, pertencentes ao primitivo retábulo da igreja e integradas, no século XVIII, num conjunto de talha barroca localizado nas paredes da capela-mor.

Devido a problemas de natureza estrutural diagnosticados na abóbada quinhentista, e que implicaram consolidações e reposicionamento de alguns elementos graníticos, foi necessário proceder-se à colocação em local reservado do conjunto pictórico, trabalho que implicou na altura a adopção de medidas de carácter preventivo e respectivo acondicionamento no interior da igreja. Na intervenção agora iniciada será assegurada a conservação para o futuro deste importante espólio do século XVI.

Grão Vasco, cujo nome de baptismo é Vasco Fernandes, o mais célebre de todos os pintores portugueses da primeira metade do Século XVI, desenvolveu uma arte essencialmente religiosa, tendo deixado várias referências artísticas em Portugal.

A Porto Restauro, Lda é a empresa responsável por esta intervenção. No seu currículo conta-se um vasto conjunto de projectos efectuados para diferentes entidades, de onde se destacam os trabalhos de conservação e restauro realizados num conjunto de pinturas pertencentes ao Mosteiro de Salzedas, da autoria de Bento Coelho da Silveira, Grão Vasco e Pascoal Parente e ainda no grande painel do Juízo Final da Sé do Porto.

, 2012-01-03
In DTM

Idea Arrow Arrow Arrow
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Filarmónica oferece concerto em jeito de presente de Natal    Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeQua Jan 18, 2012 4:22 pm

.
Banda Freixo vai lançar CD Freixo de Espada à Cinta

Freixo de Espada-à-Cinta 13023_jn

Filarmónica oferece concerto em jeito de presente de Natal

Durante este ano, a Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta vai lançar o seu primeiro trabalho discográfico.

Considerada por muitos uma das melhores do País, a Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta realizou, no passado dia 21 Dezembro, o concerto de Natal no Auditório Municipal daquela vila.

As palavras-chave neste brilhante concerto foram, sem dúvida a alegria, o orgulho e a satisfação. Mesmo em alturas de crise e com um bilhete a custar três euros, o Auditório Municipal tornou-se pequeno para este concerto memorável, tendo funcionado como “a melhor prenda de Natal”.

Constituída por 55 elementos, Orlando Rocha assume, desde há 4 anos, os cargos de maestro titular da Banda Música, director artístico e director pedagógico da Escola de Música.

Após o seu comando, a banda formou vinte novos elementos. Em declarações ao Jornal Nordeste, o maestro referiu: “Foi um desafio árduo e complicado vir para Freixo de Espada à Cinta, onde encontrei um grupo de trabalho com vontade de trabalhar, mas estagnado no que conta a objectivos musicais.

O empenho da associação foi e é muito, desde os músicos à direcção. Logo com muito trabalho conseguiu-se, até ao momento fazer música muito acima da média, principalmente para a região desfavorecida em que nos encontramos”.

Rui Ferreira, Jornal Nordeste, 2012-01-16
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Character21
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Câmara suspende iluminação nas aldeias durante a madrugada   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSeg Jan 30, 2012 12:51 pm

.
Para poupar 20 mil euros/mês
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Jose_santos_freixo

Câmara suspende iluminação nas aldeias durante a madrugada

O presidente de câmara de Freixo Espada à Cinta, José Santos, admitiu que a autarquia vai poupar cerca de 20 mil euros/mês com a interrupção da iluminação pública durante a madrugada nas freguesias do concelho.

Em nome da \"contenção financeira\", a autarquia transmontana, em acordo com as seis juntas de freguesias, decidiram \"desligar\" a iluminação pública no período compreendido entre as 1 e as 5.30 horas, nas seis freguesias.

\"Tomámos esta medida, mas avisámos e consultámos previamente as populações\", acrescentou o presidente de câmara de Freixo Espada à Cinta, José Santos.

O autarca admite que a medida foi tomada para fazer face aos cortes de receitas provenientes do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) para autarquias e do aumento do preço acrescido do valor IVA para 23 por cento na factura da electricidade.

A autarquia de Freixo de Espada à Cinta paga em média cerca de 120 mil euros/mês de electricidade destinada à iluminação pública.

Segundo o autarca, foram apresentadas às populações abrangidas pela medida algumas hipóteses no sentido de haver mais economia na factura da electricidade e a decisão tomada em \"consenso\" foi a de desligar os pontos de luz entre 1 e as 5.30 horas, em alternativa a desligar os pontos de luz de forma alternada durante o todo o período nocturno.

\"Não se optou por desligar apenas alguns pontos de luz ao longo de toda a noite, porque essa hipótese traria alguns problemas aos habitantes das aldeias, já que as artérias das freguesias ficam menos iluminadas\", rematou.

No entanto, a decisão passa agora por um período de avaliação. É certo, porém, que terá de haver \"poupança\" no consumo de electricidade para a eliminação pública.

José Santos avançou que a medida de \"racionalização da iluminação pública\" surgiu com base numa tomada de posição da CIM Douro, à qual o concelho de Freixo de Espada à Cinta pertence.

JN, 2012-01-29

Freixo de Espada-à-Cinta Smilie34
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Azeitona Negrinha de Freixo    Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeDom Dez 30, 2012 11:10 pm

.
Azeitona Negrinha de Freixo
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Azeitonas_negrinha_freixo

Adega de Freixo lança primeiros 2.500 quilos de azeitonas certificadas como DOP

A Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta (ACFEC) lançou no mercado os primeiros 2.500 quilos de azeitona proveniente de uma espécie autóctone, com a chancela de Denominação de Origem Protegida (DOP).

\"A região de Freixo de Espada é rica na produção da azeitona Negrinha, só que até ao momento não se encontrava no mercado devidamente embalada para ser comercializada\", disse hoje o presidente da ACFEC, José Santos.

Trata-se uma azeitona de pequena dimensão, da variedade Negrinha, que é consumida após tratamento ou em salmoura.

A cooperativa há já alguns anos que colocou no mercado diversos lotes de azeite proveniente da variedade autóctone da azeitona \"Negrinha de Freixo\".

\"A azeitona Negrinha de Freixo é uma variedade que está mais vocacionada para a conserva do que propriamente para a produção de azeite, mas, sabendo aproveitar as suas qualidades, conseguimos obter dois bons produtos olivícolas\", acrescentou o dirigente.

No campo da produção de azeitona de conserva, aquela estrutura agrícola está a dar os primeiros passos, com a produção das primeiras duas toneladas e meia de azeitonas provenientes de agricultores que quiseram certificar o seu produto com a chancela DOP.

\"Esta é primeira vez que uma entidade certificadora confere a DOP à Negrinha de Freixo. Com este reconhecimento colocamos no mercado a azeitona embalada em unidades de 250 gramas, nesta fase\", explicou José Santos.

No campo das novidades, ADCFC lançou igualmente no mercado o primeiro espumante produzido naquela unidade vinícola, proveniente de uma casta autóctone denominada \"Códega do Larinho\".

\"Colocámos no mercado cerca de 6.000 mil garrafas de espumante provenientes de uvas provenientes de uma casta com aptidões para a produção deste tipo de vinho\", disse.

O próximo projeto lançado pela ACFEC aos seus associados passa pela colocação no mercado de vinho generoso engarrafado e com uma marca própria.

Lusa, 2012-12-27
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Images?q=tbn:ANd9GcSu-hYa2eJNdznIpyjxYs2DMKFP-GXjFNzXyXc-rfFSh2EMkaDY
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Freixo de Espada à Cinta queixa-se de atraso na entrega de verbas do PAEL   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSeg Abr 15, 2013 5:17 pm

.
«Dinheiro nem vê-lo»
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada à Cinta queixa-se de atraso na entrega de verbas do PAEL

O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, José Santos (PS), disse hoje à Lusa que a entrega de verbas provenientes do PAEL está »muito atrasada».

A aprovação do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) para Freixo de Espada à Cinta, no valor de cerca cinco milhões de euros, foi oficializada em 27 de março, no termo de um processo que se arrastou por seis meses.

«Apesar de todo o processo, dinheiro nem vê-lo, porque agora é necessário o visto do Tribunal de Conta e só depois este empréstimo do Estado chegará por tranches aos cofres da autarquia», frisou o autarca.

Segundo José Santos, esta demora acarretou algumas \"complicações\" porque a autarquia foi pagando divida antiga que agora não é possível amortizar no âmbito do programa.

\"O montante servirá agora para pagar divida da autarquia com data até 31 de dezembro de 2011\", acrescentou,

O autarca relacionou este atraso com as dificuldades que o Governo terá, \"por falta de recurso humanos\", para analisar todas as candidaturas a fundos do PAEL.

\"Estes atrasos estão a prejudicar os municípios porque a dívida baixa, mas, ao mesmo tempo, aumentam os encargos com novos compromissos que não poderão ser submetidos ao PAEL depois de 31 de dezembro de 2011\", observou.

O município de Freixo de Espada à Cinta viu aprovada e publicado em diário da Republica um monte de cinco milhões de euros provenientes do PAEL que serviram para pagar divida de curto prazo.

O dinheiro do PAEL, quando entrar nos cofres da autarquia, vai \" aliviar\" a dívida de curto prazo do município, já que a mesma vai ser \"diluída ao longo do tempo\".

A dívida da autarquia ronda os 16 milhões de euros, dos quais oito milhões estão cobertos por empréstimos bancários de longo prazo e que serão pagos nos próximos 20 anos.

O PAEL visa regularizar as dívidas dos municípios vencidas há mais de 90 dias, através de uma linha de crédito no total de mil milhões de euros.

No distrito de Bragança, os municípios de Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Alfandega da Fé, recorreram a este apoio financeiro do Governo.

Lusa, 2013-04-12
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Images?q=tbn:ANd9GcR0FDTHFVkZfdbI4a2NQNCIbcNJkoDJW30TtZZ4qgsWZbTgNL_XxzLhPg
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Cavalo do Mazouco já pode ser visitado   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeDom Set 08, 2013 10:58 am

.
Antiga Escola Primária da aldeia
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Mazouco_cavalo

Cavalo do Mazouco já pode ser visitado


«Município de Freixo de Espada à Cinta aposta na descentralização dos espaços museológicos do concelho
Já está aberto ao público o centro interpretativo dedicado a uma das mais emblemáticas gravuras paleolíticas em espaço nacional - O Cavalo do Mazouco, em Freixo de Espada à Cinta.

Descentralizar os espaços museológicos a criar no concelho, evitando que estes canais de promoção e fluxo de visitantes se centrem exclusivamente na sede de concelho é um dos objectivos do actual executivo.

“A câmara cedeu o espaço, neste caso a antiga Escola Primária. Mas decidimos ir mais longe. Foi nossa intenção, dentro da estratégia de promoção e da estratégia museológica que este executivo tem para Freixo de Espada à Cinta, em que deve existir uma descentralização dos espaços museológicos.

Não se devem concentrar apenas na sede de concelho, mas sim levar esses espaços museológicos para todas as freguesias do concelho”, explica o vice-presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta.

Pedro Mora lembra, ainda, que é com esse propósito que será instalada em Poiares, no edifício da Escola Primária, um centro interpretativo da Calçada de Alpajares.

“Constituído por um espólio fotográfico adaptado à função museológica, cedido gratuitamente pelo Museu do Imaginário de Tabuaço ao Município de Freixo de Espada à Cinta, e que agora se encontra no Auditório Municipal, cumprirá a mesma missão de descentralizar os espaços museológicos”, realça o autarca.

Este projecto desenvolvido pelo município de Freixo de Espada à Cinta conta, ainda, com a colaboração da Direcção Regional de Cultura do Norte, da Junta de Freguesia do Mazouco e da Associação Desportiva e Cultural do Mazouco.

A remodelação da sede e a Aula Arqueológica do Cavalo do Mazouco custou cerca de 35 mil euros.

Destaque
Antiga Escola Primária da aldeia transformada em centro interpretativo para atrair turistas

Jornal Nordeste, 2013-09-04
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Images?q=tbn:ANd9GcQGc56vq1dnZ5dF5rJflQE4myo_xPfIosfGFy4hZoaDuUg35V21
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Freixo comemora os 500 anos da chegada de Jorge Álvares à China   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSáb Nov 23, 2013 11:43 pm

.
Motivo de orgulho
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Jorge-Alvares1-222x300

Freixo comemora os 500 anos da chegada de Jorge Álvares à China

Em Freixo de Espada à Cinta comemoraram-se, no passado Sábado, os 500 anos da chegada de Jorge Álvares aos mares da China.O facto de o navegador ser natural daquela vila transmontana é um motivo de orgulho para os seus conterrâneos.

“Sinto muito orgulho em que digam que ele é de Freixo de Espada à Cinta porque foi um grande navegador, um grande cronista, um amigo de São francisco Xavier e claro que estas coisas todas ficam para a história”.Durante o decurso das comemorações, a autarca de Freixo de Espada à Cinta salientou a necessidade de investigar a identidade do navegador.

Maria do Céu Quintas diz que a reedição de um livro sobre a vida de Jorge Álvares é um dos objectivos do Município para dar a conhecer a sua história. A comissão de honra foi presidida por Adriano Moreira.

O professor realça que numa altura em que Portugal está a atravessar períodos de crise difíceis o regresso às raízes é muito importante. “Não é apenas a homenagem, é que as Nações precisam cimento que se chama união de afectos e esse afecto não se deve esquecer sobretudo quando temos crises muito difíceis como a que Portugal está a passar”.

Do programa protocolar das cerimónias, em Freixo de Espada à Cinta, constou também o lançamento do Carimbo Comemorativo "Jorge Álvares” da responsabilidade dos CTT.

Brigantia, 2013-11-19
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Images?q=tbn:ANd9GcTbVZJ4I8E73DS4UJSkli0b8qepR36LlSQd7rQ_CkJ8coYWVTKS
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Freixenista inventa sistema para cortar lenha   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitimeSeg Jan 27, 2014 11:25 pm

.
Simples e tem várias vantagens
Freixo de Espada à Cinta


Freixo de Espada-à-Cinta Inventor_fec

Freixenista inventa sistema para cortar lenha


Miguel Martins, de 39 anos, confessa que a ideia nasceu da necessidade de encontrar uma forma de cortar a lenha sem ficar com dores nas costas. Deu asas à imaginação, concebeu a ideia e agora explica como funciona este mecanismo que até considera simples. “Isto é um mecanismo fácil e simples.

É uma motosserra normal adaptada num cavalete, tem um sistema que tem um sensor junto à lâmina que encosta noutro sensor que está junto ao acelerador. Este sistema permite acelerar mediante a força que precisa a motosserra para cortar os paus. É o pau que faz com que a motosserra acelere com o seu próprio peso”, explica o inventor. As vantagens são muitas.

A economia e a segurança são algumas delas. “Uma hora a cortar lenha gasta uma média de meio litro de gasolina, enquanto que andando como se costuma andar gastava-se o dobro. É rápido e eficaz e em termos de segurança uma pessoa andando com ela amarrado no chão muitas vezes escapasse e vai à terra e outras vezes pode ir aos pés, já houve acidentes.

Neste sistema está segura em dois pontos e está em segurança, porque nunca se está em contacto com a lâmina”, realça Miguel Martins. Este sistema também é fácil de transportar. “Isto é muito leve, só o cavalete pesa cerca de cinco quilos, outro tanto da motosserra. Portanto é facilmente transportável”, garante o freixenista.

Para tornar este mecanismo ainda mais funcional, Miguel Martins quer agora aperfeiçoá-lo. “Quero aperfeiçoar o protótipo, que é fazer com que encarte todo para poder ser arrumado a ocupar o mínimo de espaço possível. Com o novo sistema de encartar uma pessoa põe isto dentro de um carro e leva para o campo e com a própria chave da motosserra em dois minutos monta o sistema para começar a cortar lenha”, salienta Miguel Martins.

Por enquanto, este habitante de Freixo de Espada à Cinta utiliza este sistema para cortar a lenha para uso próprio e para os amigos, mas a ideia é mais ambiciosa. Miguel Martins quer mesmo registar a patente deste protótipo, reunir apoios e comercializá-lo.

As ideias de Miguel Martins não se ficam só pelo sistema inovador de corte de lenha. Nos tempos livres, este freixenista também gosta de recuperar objectos antigos.

Brigantia, 2014-01-16
In DTM

Freixo de Espada-à-Cinta Smile21
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Freixo de Espada-à-Cinta Empty
MensagemAssunto: Re: Freixo de Espada-à-Cinta   Freixo de Espada-à-Cinta Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Freixo de Espada-à-Cinta
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Motocross 2011 - 2012
» Turismo do Douro
» Face oculta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Nacional :: Diversos-
Ir para: