Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Necrologia

Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Carlo Peroni   Qua Dez 14, 2011 5:26 pm

.
Morreu o autor de BD Carlo Peroni, o criador do Calimero

por Lusa
Hoje

(COM VÍDEO) O autor de banda desenhada Carlo Peroni, criador do pintainho Calimero, morreu na terça-feira, aos 82 anos, avança hoje a agência de notícias italiana Ansa.

(Veja o primeiro desenho animado do Calimero:)


A notícia da morte de Carlo Peroni, que assinava os trabalhos como Perogatt, foi dada à Ansa por familiares do autor.

Carlo Peroni nasceu em Senigalia, província de Ancona em novembro de 1929. Começou por trabalhar como restaurador e pintor em igrejas. Em 1947 ilustrou o livro "Le Avventure di Pulcinella" e escreveu peças de teatro.

Em 1948, quando se mudou para Milão, começou a fazer ilustrações para o jornal Il Giornalino.

Entre as várias personagens que criou ao longo da carreira, a mais popular foi Calimero, um pintainho preto cujo chapéu era uma parte de um ovo.

Draghiottino, Slurp, Gianconiglio, Tio Boris, Nerofumo, Paciocco e o Inspetor Perogatt foram outras das personagens criadas por Carlo Peroni.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Cesária Évora   Sab Dez 17, 2011 6:01 pm

.
Morreu Cesária Évora

por Lusa e dn.pt
Hoje


A cantora cabo-verdiana, de 70 anos, morreu esta manhã no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira.

A notícia foi confirmada à Lusa pelo director clínico do hospital, que explicou que a morte ocorreu por volta das 11:20 de hoje por "insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada".


Alcides Gonçalves disse ainda que desde que Cesária deu entrada no hospital esteve internada nos serviços de cuidados intensivos "com um quadro muito complexo".

"Durante este período, ela alternou momentos de lucidez com momentos de inconsciência e esteve sempre acompanhada do seu empresário José da Silva", disse o diretor.

A cantora regressou a S. Vicente, sua ilha natal, a 22 de Outubro após ter posto fim à sua carreira musical devido a problemas de saúde.

Cesária Évora nasceu no Mindelo, Cabo Verde, a 27 de Agosto de 1941 (70 anos). Conhecida como "a diva dos pés descalços", foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana.

A cantora africana tinha sofrido um acidente vascular cerebral em Setembro (esteve internada num hopsital em Paris, França), precisamente no dia a seguir a ter anunciado que punha um final à sua carreira musical.

Entre os vários prémios que recebeu pela sua notável carreira, destaca-se em 2004 o Grammy de melhor álbum de World Music contemporânea. E o presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel.

In DN


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Sérgio Britto   Sab Dez 17, 2011 6:09 pm

.
Morreu o actor brasileiro Sérgio Britto

por dn.pt
Hoje


Sérgio Britto tinha 88 anos e morreu na manhã deste sábado no hospital onde estava internado devido a problemas cardiorrespiratórios.

Britto é considerado uma das personalidades mais importantes da história do teatro brasileiro. Actualmente apresentava na TV Brasil o programa "Arte com Sérgio Britto".

Sérgio Britto foi o criador, director e actor do Grande Teatro Tupi, que esteve no ar duarnte mais de dez anos na extinta TV Tupi.

O actor e director foi responsável pela direcção de Ilusões Perdidas, primeira telenovela produzida e exibida pela TV Globo. Mas a grande consagração foi no teatro, onde recebeu diversos prémios.

Actuou ainda em novelas como "Anjo Mau", "Pantanal", "vidas Cruzadas", entre muitas outras.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Eva Ekval    Dom Dez 18, 2011 5:11 pm

.
Ex-miss morre aos 28 anos com cancro da mama

por Lusa
Hoje


A ex-miss Venezuela Eva Ekvall morreu sábado na cidade norte-americana de Houston, depois de meses de luta contra um cancro da mama diagnosticado em 2010.

"Lamentavelmente o cancro teve a última palavra", disse o escritor Leonardo Padrón ao canal Glovisión, a quem confirmou a morte de Eva Ekvall, de 28 anos.

Leonardo Padrón explicou que a actriz e apresentadora "enfrentou uma longa batalha" demonstrando um empenho e coragem extraordinários na sua luta contra o cancro.

Após ter sido detetado o cancro, Eva Ekval chegou a questionar a utilização da saúde como meio para atingir a beleza e não para prevenir e curar doenças.

"Na Venezuela investe-se muito dinheiro em beleza e não em saúde" considerou a modelo que reivindicava a prevenção da saúde como outra forma das pessoas se cuidarem fisicamente pois "quem está doente não irá ver a sua beleza".

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Vaclav Havel   Dom Dez 18, 2011 5:13 pm

.
Morreu Vaclav Havel

por dn.pt e Lusa
Hoje


O antigo presidente checo morreu este domingo aos 75 anos.

O escritor, intelectual e dramaturgo checo, defensor da resistência não-violenta, tornou-se um ícone da Revolução de Veludo em 1989. A 29 de Dezembro desse mesmo ano, na qualidade de chefe do Fórum Cívico, foi eleito presidente da Checoslováquia.

Tornou-se o décimo presidente da Checoslováquia e foi o primeiro chefe de Estado da República Checa, o novo país que surgiu depois da separação da Eslováquia em 1993, cargo que ocupou até 2003.

A sua morte foi confirmada este domingo pela sua porta-voz, Sabina Dancecova. Vaclav Havel, que se tinha retirado da vida pública devido a problemas de saúde, morreu durante o sono na sua casa no norte do país.

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2193123&seccao=Europa

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Kim Jong-Il   Seg Dez 19, 2011 11:11 pm

.
Morreu o líder norte-coreano Kim Jong-Il

por DN.pt
Hoje


O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, morreu aos 69 anos, foi esta madrugada oficialmente anunciado pela televisão estatal daquele país asiático.

O óbito ocorreu num comboio, durante uma visita do chefe de Estado a uma região fora da capital, Pyongyang, ainda segundo o anúncio da TV estatal.

Segundo os media internacionais, Kim Jong-Il terá sofrido um AVC ou um enfarte. No entanto, as causas da morte não foram divulgadas, falando a comunicação estatal apenas em "mau estar repentino".

Os problemas vasculares do homem que desde 1994 comanda os destinos da Coreia do Norte são conhecidos. Em 2008, Kim Jong-Il sofreu uma trombose que o afastou da vida pública durante meses.

O terceiro filho do ditador, Kim Jong-Un, que não terá ainda 30 anos, será o sucessor da liderança do regime.

Segundo a BBC, a agência de notícias do país, a KCNA, já emitiu mesmo uma nota apelando aos coreanos para darem o seu apoio ao jovem.

"Todos os membros do partido, militares e o público devem seguir lealmente a liderança do camarada Kim Jong-Un, bem como proteger e reforçar uma frente unida no partido, militar e pública", escreveu a agência, citada pela BBC.

A mesma agência anunciou que o funeral de Kim Jon-Il deverá realizar-se no dia 28 de Dezembro.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Eurico Corvacho   Sex Dez 23, 2011 1:05 am

.
Morreu Eurico Corvacho, antigo militar de Abrilpor Lusa

Ontem


Eurico Corvacho, antigo capitão de Abril e membro do Conselho da Revolução (CR), morreu quarta-feira em Lisboa, "vítima de doença prolongada", anunciou a família.

Conotado com a chamada Esquerda Militar (ligada a Vasco Gonçalves) e com o PCP, Eurico Corvacho foi comandante da Região Militar do Norte (RMN) durante o Verão Quente de 1975, tendo sido substituído por Pires Veloso, "moderado" que tinha acabado de regressar de S. Tomé e Príncipe, onde hasteou a última bandeira portuguesa.

Corvacho foi alvo, nessa função, de várias críticas, nomeadamente do PS - que a 27 de Agosto havia promovido uma manifestação contra a sua permanência à frente da Região Militar Norte (RMN).

Em Março de 1975, ainda na chefia da RMN, Corvacho participou numa conferência de imprensa difundida em direto na RTP em que invetivou contra a existência de organizações oposicionistas de direita ao processo revolucionário em curso.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Emídio Pinto   Dom Dez 25, 2011 5:57 pm

.
Morreu Emídio Pinto, a "Velha Raposa"

por Lusa
Hoje

O antigo ciclista, director-desportivo e seleccionador nacional Emídio Pinto, conhecido como "Velha Raposa", morreu na noite de Natal aos 79 anos, vítima de falha cardíaca, revelou hoje a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Emídio Pinto, que praticou ciclismo nas décadas de 1940 e 1950, mas destacou-se como director-desportivo de equipas entre as décadas de 1960 e de 2000, com alguns interregnos, foi vitimado por morte súbita na noite de Consoada no Candal, em Vila Nova de Gaia, de onde era natural.

"A sabedoria com que abordava as corridas e as tácticas que lhe valeram inúmeros triunfos deram-lhe a alcunha de 'Velha Raposa'", recorda a Federação Portuguesa de Ciclismo UVP-FPC em comunicado.

Como director-desportivo venceu a Volta a Portugal por cinco vezes, além de ter conseguido outros três triunfos como director-desportivo adjunto, e orientou a equipa do Sporting que participou na Volta a França de 1984, na qual Paulo Ferreira ganhou uma etapa.

Além do Sporting, também treinou as equipas do FC Porto, o clube do qual era adepto, Coimbrões, Louletano, Feirense, Canidelo, Canelas e Loulé, tendo ainda sido seleccionador nacional.

No final da carreira foi adjunto de José Santos na equipa Madeinox-Boavista e, num dos intervalos da actividade como técnico, foi motorista das organizações de ciclismo do Jornal de Notícias, factos que a UVP-FPC afirma serem demonstrativos da sua "grande humildade".

"A Federação Portuguesa de Ciclismo associa-se a todos quantos sentem com imenso pesar a partida de Emídio Pinto, endereçando as mais sentidas condolências à família enlutada", acrescenta o comunicado.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Pedro Osório   Dom Jan 08, 2012 12:38 am

.
Morreu o maestro e compositor Pedro Osório

por Lusa/Dn.pt
06 Janeiro 2012


O maestro e compositor Pedro Osório, natural do Porto, morreu ontem, aos 72 anos, em Lisboa, no Hospital de São Francisco Xavier, onde deu entrada na quarta-feira, disse fonte próxima da família à Agência Lusa.

O corpo será velado hoje na Sociedade Portuguesa de Autores e seguirá depois para o Porto, acrescentou a mesma fonte.

Pedro Osório lançou em Outubro de 2011 "Cantos da Babilónia", um disco em que o piano tem papel de destaque em canções tradicionais da Europa, Ásia e África.

Veja em baixo o vídeo de uma das faixas:



Como orquestrador ou autor venceu várias vezes o Festival da Canção, tendo conseguido em 1996 na Eurovisão, com a música "O Meu Coração não tem Cor", interpretada por Lúcia Moniz, o melhor resultado para Portugal neste evento (o sexto lugar).

Veja em baixo o vídeo dessa actuação:



Orquestrador, chefe de orquestra, diretor musical, compositor, Pedro Osório, nascido em 1939, trabalhou com vários artistas do panorama nacional, nomeadamente Sérgio Godinho, Fernando Tordo, Carlos do Carmo, Carlos Paredes, Rui Veloso, Carlos Mendes, Herman José, Lúcia Moniz ou Xutos e Pontapés.

Figura regular dos Festivais RTP da Canção e autor de vários musicais dos casinos Estoril e Póvoa de Varzim, Pedro Osório optou pela carreira musical quando terminava a licenciatura em engenharia mecânica.

Entre outras distinções, em 1982, recebeu o Prémio da Crítica pela composição para a peça "Baal", de Bertolt Brecht.

Foi dirigente do Sindicato Nacional dos Músicos e fez parte da organização do I Congresso Nacional dos Músicos em 2003. De 2003 até janeiro de 2011 foi membro da administração da SPA, estando atualmente no grupo do fado.

Em 1994, o Presidente da República Mário Soares condecorou-o com o grau de comendador da Ordem do Infante D. Henrique, tendo recebido posteriormente a Medalha de Ouro do Concelho de Oeiras e a de Mérito da Sociedade Portuguesa de Autores.

Já este ano, o Ministério da Cultura agraciou-o com a Medalha de Mérito Cultural e o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, condecorou-o com a comenda da Ordem da Liberdade.

Pedro Osório, que também se dedicava à escrita de obras de música sinfónica, algumas das quais já executadas em público, lançara recentemente o livro "Memórias irrisórias com algumas glórias".

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Malam Bacai Sanhá   Seg Jan 09, 2012 5:25 pm

.
Morreu Presidente Malam Bacai Sanhá

por DN.PT
Hoje


Presidência guineense confirmou notícia da morte de Bacai Sanhá. Foi decretado luto nacional de sete dias.

Malam Bacai Sanhá estava internado em Paris, no hospital militar Val de Grâce desde 24 de novembro, nunca tendo sido revelada a natureza da sua doença. Segundo a fonte da AFP, o Presidente de 64 anos encontrava-se "em coma há algum tempo".

O Presidente guineense, que sofria de diabetes, morreu às 10:10, hora de Lisboa.

O conselho de ministros reuniu durante a manhã em Bissau "para analisar a situação". Novas eleições presidenciais deverão realizar-se no prazo de 90 dias. Foi declarado luto nacional de sete dias a partir de dia 10.

Junto da casa onde residia o Presidente, estão a aglomerar-se algumas centenas de pessoas, escreve a Lusa a partir de Bissau.

O Presidente português, Aníbal Cavaco Silva, já endereçou uma mensagem de condolências ao presidente da Assembleia Nacional, Raimundo Pereira, salientando "o contributo do Presidente Malam Bacai Sanhá (...) para o estreitamento da amizade e cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau".

Cavaco Silva sublinha na sua mensagem que o dirigente guineense falecido "deixa um legado de coragem pessoal na luta contra a doença e de determinação política na luta pelos valores da democracia, pela preservação do normal funcionamento das instituições e pelo respeito pela ordem constitucional" daquele país africano.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Jorge Borges, destacou a importância da atuação de Bacai Sanhá na manutenção do "equilíbrio" no país vizinho e o modo como "desempenhou bem" as suas funções.

Jorge Borges lamentou ainda, em seu nome e do Governo da Praia, o desaparecimento de "uma personalidade histórica" da política guineense e africana.

Eleito em julho de 2009, fora presidente interino de junho de 1999 a maio de 2000 e dirigiu a Assembleia Nacional de 1994 a 1998.

Pertencente a uma das etnias minoritárias da Guiné-Bissau, o Presidente falecido era muçulmano, casado e pai de um filho.

Bacai Sanhá divulgara, através de um dos seus conselheiros, uma mensagem no primeiro dia de 2012, apelando ao "combate e à extirpação, de uma vez por todas, dos factores na origem da instabilidade cíclica que põe em causa a paz e a coesão nacional".

Bacai Sanhá comentava assim a mais recente movimentação militar na Guiné-Bissau, a 26 de dezembro, em que teria havido uma tentativa de assassinar o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o chefe de estado-maior das forças armadas, general António Indjai. O chefe de estado-maior da Armada, Bubo Na Tchuto, e mais 25 pessoas foram presas.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Augusto Cahitiopololo   Dom Jan 15, 2012 3:44 pm

.
Morreu autoridade tradicional máxima do reino do Bailundo

por Lusa
Hoje

Augusto Cahitiopololo, nome de batismo de Ekuikui IV, autoridade tradicional máxima do reino do Bailundo, centro de Angola, faleceu no sábado no Huambo, aos 94 anos, vítima de doença, noticiou hoje o Jornal de Angola.

O ancião, que foi deputado do MPLA, partido no poder em Angola, descendia de uma linhagem iniciada no século XV no reino anteriormente conhecido por Halavala, nome por que era antigamente identificada o atual município Bailundo e que durante o período colonial português recebeu o nome de Teixeira da Silva.

O município estende-se por uma área de cerca de sete mil quilómetros quadrados, com uma população estimada em 237 mil habitantes.

Em comunicado de imprensa, o Bureau Político do MPLA destacou o passado do rei Ekuikui IV na luta contra o colonialismo e em prol da unidade e reconciliação nacional.

No texto, o MPLA salientou que Augusto Cachitiopololo foi um militante ativo do partido e era detentor de uma "sabedoria extraordinária, reconhecida não só pelos seus súbditos, mas por toda a população da região central de Angola e de todo o país".

Em abril de 2011, em entrevista ao Jornal de Angola, falou do progresso que o país estava a viver, fruto da paz conquistada em 2002, do resgate dos valores morais, cívicos e culturais e pediu atenção para as crianças.

"Não falo de mim, só falo do povo. Os angolanos devem reconhecer as suas raízes culturais. Se o fizerem, os valores não desaparecem. Eu quero o bem de todos e gostava que toda a gente fosse capaz de analisar o que tem na consciência".

O reino do Bailundo, município que durante a guerra civil angolana foi uma dos quartéis-generais da UNITA, liderada por Jonas Savimbi, chegou a ser o maior, mais poderoso e influente reino do centro de Angola.

Fundado pelo rei Katiavala no século XV, o reino do Bailundo conheceu desde então 35 soberanos, entre os quais Katiavala II, Ekuikui I, II, III e IV, Numa I, II e III, Hundungulo I e II, Tchissende I, II e III, Mutu Ya Kevela (vice-rei), Jahulo I e II.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Manuel Fraga Iribarne   Dom Jan 15, 2012 11:23 pm

.
Morreu Manuel Fraga Iribarne aos 89 anos

Hoje


O fundador do Partido Popular espanhol morreu hoje aos 89 anos às 21:30 (hora de Lisboa) na sua casa em Madrid.

O antigo presidente do Governo Autónomo da Galiza morreu devido a uma paragem cardíaca provocada por uma infeção respiratória que vinha a arrastar-se a alguns dias, disseram fontes familiares.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Arifa Karim Randhawa   Ter Jan 17, 2012 5:46 pm

.
Morreu a menina prodígio que encantou Bill Gates

Hoje


A menina-prodígio que encantou Bill Gates, morreu, domingo, no Paquistão, após ter estado três semanas em coma. Arifa Karim Randhawa tinha nove anos quando obteve o certificado profissional da Microsoft.

Arifa Karim Randhawa surpreendeu Bil Gates com habilidades informáticas prematuras, quando tinha apenas nove anos. A menina morreu este domingo, num hospital de Lahore, no Paquistão.

A notícia foi avançada por dois canais de televisão do Paquistão, o "Geo" e o "Express". Arifa Karim Randhawa ficou conhecida quando se converteu, aos nove anos, na mais jovem pessoa a receber um certificado laboral da Microsoft.

Segundo o jornal paquistanês "Khaleej Times", o pai de Arifa teria recebido um telefonema de Bill Gates há cerca de uma semana. O fundador da Microsoft ter-se-á oferecido para transferir a jovem para os Estados Unidos e custear as despesas.

Arifa sofreu um ataque cardíaco no dia 22 de Dezembro, depois de um ataque epilético. Esteve três semanas em coma e morreu este domingo.

"Os médicos da Microsoft estiveram em contacto com o Centro Militar Hospitalar [onde Arifa esteve internada] e providenciaram ajuda no diagnóstico, prescrição e tratamentos de Arifa", disse Amjad Karim Randhawa, o pai da jovem.

Veja aqui o vídeo com detalhes da vida de Arifa Karim Randhawa


In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu João Teotónio Pereira   Ter Jan 17, 2012 5:55 pm

.
Morreu chefe de gabinete de Paulo Portas

por Lusa
Hoje


O chefe de gabinete do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Teotónio Pereira, morreu hoje aos 51 anos, disse à agência Lusa fonte do ministério.

João Teotónio Pereira ingressou na carreira diplomática em 1988, tendo passado pelas missões de Portugal em Roma (Itália) e Belgrado.

Foi adjunto diplomático do Ministério da Defesa, durante o consulado de Paulo Portas neste ministério, nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes (2002-2005) tendo posteriormente sido nomeado cônsul em Paris, onde permaneceu durante cinco anos.

Regressou a Lisboa para ocupar o cargo de subdiretor da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. Cerca de um ano depois, com o novo Governo PSD/CDS-PP, assumiu funções como chefe de gabinete de Paulo Portas, agora como ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Theo Angelópulos   Qua Jan 25, 2012 3:30 pm

.
Morreu realizador grego Theo Angelópulos

por Lusa
Hoje


O cineasta grego Theo Angelópulos morreu na terça-feira, aos 76 anos, vítima de atropelamento, noticiou a imprensa grega, citada pelas agências internacionais.

Theo Angelópulos morreu num hospital de Atenas, para onde foi transportado com ferimentos graves que lhe provocaram uma hemorragia cerebral fatal.

O atropelamento ocorreu quando o realizador atravessava uma avenida e foi colhido por uma motocicleta conduzida por um polícia fora de serviço, no bairro de Drapetsona, nos arredores da capital grega e onde Angelópulos procurava cenários para o seu novo filme, "Outro Mar".

Angelópulos foi o cineasta grego mais premiado no estrangeiro, tendo sido galardoado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes, com o filme "A Eternidade e Um Dia" (1998), e o Leão de Ouro do Festival de Veneza, com "Alexandre, o Grande" (1980).

O cineasta deu corpo, nos anos 70, ao Novo Cinema Grego, que emergiu após a ditadura dos coronéis.

Segundo a agência AFP, o trabalho de Angelópulos questionou, de forma poética, os problemas sociais e a história da Grécia, realçando um ponto de vista estético e experimental sobre o cinema.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Wislawa Szymborska   Qua Fev 01, 2012 11:09 pm

.
Morreu a poetisa polaca Wislawa Szymborska
por Lusa
Hoje


A poetisa polaca Wislawa Szymborska, Prémio Nobel da Literatura em 1996, morreu hoje, aos 88 anos, informou o seu secretário pessoal, citado pela agência noticiosa polaca PAP.

Michal Rusinek disse que a escritora morreu "tranquilamente durante o sono", em casa, na cidade de Cracóvia.

O Comité do Nobel considerou-a o "Mozart da poesia", a mulher que misturou a elegância da linguagem com "a fúria de Beethoven".

Além do Nobel da Literatura, em 1996, a poetisa foi galardoada com o Prémio Goethe, em 1991, e com o Herder, em 1995.


In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Antoni Tàpies   Seg Fev 06, 2012 11:41 pm

.
Morreu o pintor catalão Antoni Tàpies

por Lusa
Hoje


O pintor espanhol Antoni Tàpies, considerando um dos referentes da arte do século 20, faleceu hoje aos 88 anos, noticiou a Efe que cita fontes do Ayuntamiento de Barcelona, cidade onde nasceu.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Igrejas Caeeiro   Dom Fev 19, 2012 11:07 pm

.
Morreu Igrejas Caeeiro


Ator, encenador e locutor, morreu este domingo aos 94 anos. A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que divulgou um comunicado a dar a notícia, manifestou através da sua administração e direção "o mais sentido pesar".

A SPA apelida-o de um dos "nomes mais marcantes e populares da rádio, do teatro, do cinema e da televisão em Portugal". Igrejas Caeiro morreu este domingo, aos 94 anos.

Nascido a 18 de agosto de 1917 em Castanheira do Ribatejo, fez carreira no mundo da comunicação. Estreou-se como ator em 1940 no Teatro Nacional de D. Maria, em Lisboa, e seis anos depois, entrou no primeiro filme da sua carreira: "Camões", de Leitão de Barros. Como autor, apresentador e empresário, foi responsável pela conceção e difusão de programas como "Os Companheiros da Alegria" e "O Comboio das Seis e Meia".

Afastado da rádio pela ditadura do Estado Novo, na sequência de afirmações sobre a ocupação militar portuguesa de territórios na Índia, só voltou à rádio depois da revolução do 25 de Abril de 1974. Do seu currículo consta a fundação do Teatro Maria Matos, em Lisboa, em 1969.

Igrejas Caeiro foi ainda militante do PS, deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Cascais.

Em 2005, a SPA atribuiu-lhe o Prémio de Consagração de Carreira e também a Medalha de Honra, dedicando-lhe uma grande exposição retrospetiva em 2007.

"Mesmo debilitado pela doença, Francisco Igrejas Caeiro acompanhou as atividades da SPA até quase ao final da vida", lê-se no comunicado divulgado este domingo de manhã.

Para o presidente da SPA), José Jorge Letria, a morte de Caeiro é uma "grande perda". "Uma vida que se expandiu pelo teatro, pelo cinema, pela televisão, pela música: foi um homem que levou ao palco muita gente em todo o país", recordou.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Jaime Graça    Ter Fev 28, 2012 1:58 pm

.
Morreu Jaime Graça


Ex-jogador estava internado há uma semana.


O ex-magriço de 1966 Jaime Graça faleceu esta terça-feira com 70 anos, vítima de doença prolongada, no Hospital dos Lusíadas, em Lisboa, revelou à Agência Lusa fonte próxima da família.

Antigo futebolista do Benfica e Vitória de Setúbal, Jaime Graça, internado há cerca de uma semana, vestiu por 36 vezes a camisola da seleção, entre 1965 e 1972.

Pelo Benfica, Jaime Graça conquistou sete títulos nacionais e cinco taças de Portugal.

Em 1986, foi um dos adjuntos de José Torres, também já falecido, no Mundial do México de 1986.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Francisco Xavier do Amaral   Ter Mar 06, 2012 12:45 pm

.
Morreu Francisco Xavier do Amaral

por Lusa
Hoje


O candidato presidencial de Timor-Leste Francisco Xavier do Amaral morreu hoje no Hospital de Díli, informou à agência Lusa fonte familiar.

Francisco Xavier do Amaral, um dos fundadores da Associação Social-Democrata Timorense, estava internado no Hospital de Díli devido a complicações de saúde.

As eleições presidenciais em Timor-Leste disputam-se a 17 de março.

Francisco Xavier do Amaral foi empossado como Presidente de Timor-Leste a 28 de novembro de 1975, quando a Fretilin proclamou a independência do país, uma semana antes da invasão das forças indonésias.

O dirigente histórico timorense foi candidato presidencial nas eleições de 2007.

Criada em 1974, a Associação Social-Democrata Timorense (ASDT) foi o segundo partido fundado em Timor-Leste, tendo, mais tarde, dado origem à Fretilin.

A designação ASDT regressou ao país após a consulta popular de 1999 que conduziu à restauração da independência de Timor-Leste.

Em 2011, para as primeiras eleições legislativas, Francisco Xavier do Amaral, que foi expulso da Fretilin em 1975, para ser posteriormente "reabilitado


In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu o rei do Tonga   Seg Mar 19, 2012 11:44 am

.
Morreu o rei do Tonga

por DN.pt
Hoje


O rei Jorge Tupou V, do Tonga, morreu ontem, aos 63 anos, num hospital de Hong Kong. Foi responsável pela realização das primeiras eleições parlamentares no país.

Tonga é a única monarquia que resiste da Polinésia. O rei Tupou V, que chegou ao trono em 2006, fez questão de introduzir no país alguns mecanismos democráticos e promoveu as primeiras eleições parlamentares no Tonga, em Novembro de 2010, pondo assim fim a um período de mais de 165 anos de feudalismo. O rei anunciou então que transferia os seus poderes executivos para o governo e para o parlamento e que "no futuro, o soberano atuaria apenas de acordo com os conselhos do primeiro-ministro".

Tupou V sucedeu ao seu pai, o rei Taufa'ahau, que morreu em 2006 após doença prolongada. Mas devido a vários tumultos populares a sua coroação ocorreu apenas em Agosto de 2008. O monarca tinha estudado em Oxford. Era conhecido pelos vários uniformes militares que gostava de usar e também por ser conduzido num taxi londrino.

O Tonga, país composto por 170 ilhas, está a preparar um funeral de Estados para o seu rei. Mas, de acordo com o correspondente da BBC no país, o luto já é visível nas ruas - onde responsáveis políticos, nobres e muitas outras pessoas se vestiram de preto e começaram a usar as tradicionais faixas de palha em volta da cintura

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Antonio Tabucchi   Dom Mar 25, 2012 2:32 pm

.
Morreu o escritor Antonio Tabucchi

por DN.PT
Hoje


O escritor italiano Antonio Tabucchi, de 68 anos, morreu hoje em Lisboa, vítima de doença prolongada, segundo disse o seu tradutor francês Bernard Comment à AFP.

Tabucchi estava internado no Hospital da Cruz Vermelha, disse à agência Lusa a viúva do escritor, Maria José Lancastre.

Considerado como um dos maiores escritores contemporâneos, Antonio Tabucchi é o autor de, entre outros, 'Nocturno Indiano', 'Afirma Pereira' e 'A Cabeça Perdida de Damasceno Monteiro'.

O funeral decorre na próxima quinta-feira, em Lisboa

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Miguel Portas   Qui Abr 26, 2012 2:35 pm

.
Morreu Miguel Portas


Schulz destaca emoção por morte de Miguel Portas

por Lusa

Hoje

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, admitiu hoje ter "subestimado" a forma como o eurodeputado português Miguel Portas era admirado na assembleia, afirmando-se emocionado com a "vaga de emoções" provocada pela notícia da sua morte.

"Estamos tristes e estou tocado pela vaga de emoções que me chegaram. Pessoalmente, sempre considerei o colega como um homem de grande qualidade e de um caráter honesto, mas subestimei, vi agora, como ele era apreciado pelos seus colegas aqui no Parlamento Europeu, e estou um pouco triste por só o ter descoberto agora", declarou.

Martin Schulz, que falava na quarta-feira à noite à margem da apresentação de um livro de testemunhos dos primeiros 10 anos de independência de Timor-Leste, da autoria de Sónia Neto, conselheira do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse no entanto que já pudera observar anteriormente que Miguel Portas era "um homem com convicções claras, que era duro no trabalho".

"Sei que defendia as suas ideias com uma tenacidade muito forte, mas era um homem que respeitava os outros, até ao momento em que tinha um sentimento de que os valores fundamentais tinham sido violados, e então era também um combatente", disse, acrescentando que, por isso, o Parlamente "perdeu um homem de grande caráter".

O presidente da assembleia indicou que já escreveu mensagens de condolências à família e ao Grupo da Esquerda Unitária, família política europeia à qual o deputado do Bloco de Esquerda pertencia, e revelou que faz questão de iniciar a próxima sessão plenária do Parlamento Europeu com uma homenagem a Miguel Portas.

"Começarei a próxima sessão do Parlamento não só com um minuto de silêncio, mas também com um pequeno discurso onde vou honrar a personalidade e o contributo de Miguel Portas para o Parlamento Europeu", garantiu.

Miguel Portas faleceu na terça-feira à tarde, aos 53 anos, no Hospital ZNA Middelheim, em Antuérpia, vítima de doença prolongada.

Em 2004, tornou-se o primeiro deputado a ser eleito pelo Bloco para o Parlamento Europeu, onde trabalhava até agora.

O velório de Miguel Portas decorrerá no próximo sábado, no Palácio Galveias, em Lisboa, seguindo-se uma "sessão evocativa" no domingo.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Bernardo Sassetti   Sex Maio 11, 2012 3:47 pm

.
Morreu o músico Bernardo Sassetti

por João Moço
Hoje


Morreu Bernardo Sassetti, confirmou ao DN fonte da sua editora, a Clean Feed. O pianista terá caído ontem de uma falésia no Guincho.

O alerta foi dado ontem à tarde, por volta das 15:00, por um popular que ligou para o 112 quando avistou um corpo junto às rochas de uma falésia junto à praia do Abano, ao Guincho, em Cascais. Os bombeiros enviados para o local precisaram de três horas para recolher o corpo. Este foi depois entregue pelas autoridades de socorro ao Ministério Público e só depois identificado.

Em novembro de 1997 Sassetti gravou "What Love is", acompanhado pela Orquestra Filarmónica de Londres e tendo como convidado especial Sting.

Bernardo Sassetti, de 41 anos, era casado com a atriz Beatriz Batarda de quem teve duas filhas. Era bisneto de Sidónio Pais, Presidente da I República.

O pianista foi um dos artistas mais ativos a compor música para a sétima arte em Portugal, sendo da sua autoria bandas sonoras de filmes como Alice, de Marcos Martins, Um Amor de Perdição, de Mário Barroso, ou Second Life, de Alexandre Valente.

Enquanto viveu em Londres participou também na longa-metragem O Talentoso Mr. Ripley, de Anthony Minghella.

Em 2010 gravou um álbum com o fadista Carlos do Carmo e manteve uma parceria com o pianista Mário Laginha, com quem editou um disco de homenagem a José Afonso, intitulado Grândolas.

In DN



Última edição por Fantômas em Ter Jun 05, 2012 10:40 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Héctor García   Dom Jun 03, 2012 11:22 am

.
Morreu Héctor García

por Lusa
Hoje


O fotógrafo mexicano Héctor García, 88 anos, faleceu sábado na Cidade do México, devido a uma insuficiência cardíaca, disseram fontes oficiais.

García foi autor, entre outros, do célebre retrato do pintor David Alfaro Siqueiros atrás das grades na cadeia do Palácio de Lecumberri, em 1960, refere a Efe.

Natural do bairro popular Candelaria de los Patos, na capital mexicana, Garcia era considerado "o fotógrafo da cidade".

A presidente do Conselho Nacional para a Cultura e Artes (Conaculta), Consuelo Sáizar, referiu-se a Héctor Garcia, como uma figura "mítica" que "retratou a alma do México".

O fotógrafo realizou 65 exposições individuais no México e no estrangeiro, e foi várias vezes distinguido com Prémios de Jornalismo, em 2002 o Prémio Nacional de Artes e Ciências.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Necrologia   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Necrologia
Voltar ao Topo 
Página 4 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: