Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Necrologia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte
AutorMensagem
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu a Sra. McCluskey    Dom Jun 03, 2012 5:31 pm

.
Morreu a Sra. McCluskey

por DN.pt
Hoje


A atriz americana Kathryn Joosten morreu aos 72 anos de um cancro de pulmão.

Depois de uma longa carreira como enfermeira de psiquiatria, aos 40 anos Kathryn Joosten decidiu mudar de vida e tornar-se atriz.

A Sra. McCluskey de Donas de Casa Desesperadas, série da NBC cuja última temporada acaba de terminar, morreu aos 72 anos, depois de uma luta contra o cancro do pulmão.

A atriz era ainda conhecida pelo seu papel de secretária do Presidente dos Estados Unidos na série Os Homens do Presidente. Joosten recebeu dois Emmy, em 2005 e 2008, pelo seu papel de vizinha desagradável e intrometida em Donas

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Phillip Tobias    Sex Jun 08, 2012 1:46 pm

.
Paleoantropólogo Phillip Tobias morreu em Joanesburgo

por Lusa
Ontem


O paleoantropólogo sul-africano Phillip Tobias, especialista mundial no estudo da evolução humana, morreu hoje com 86 anos em Joanesburgo, África do Sul, revelou uma fonte da Universidade de Witwatersrand.

A Phillip Tobias se deve um trabalho pioneiro sobre os locais de hominídeos fósseis, em que se incluem as Grutas de Sterkfontein (noroeste de Joanesburgo), classificadas como património da UNESCO.

Nessas grutas foi encontrado o "Little Foot", o mais antigo e o mais completo dos esqueletos de 'Australopithecus' descobertos, com mais de 4 milhões de anos.

Nascido em Durban, a 14 de outubro de 1925, Tobias manteve até ao final da sua vida um grande interesse pela genética, história e teologia. Cientista de prestígio internacional, era também referenciado pelas suas qualidades humanas e de pedagogo.

Estudante de medicina, a partir de 1944, Phillip Tobias interessou-se pela genética e ensinou fisiologia e história antes de se especializar em antropologia, genética humana, anatomia dentária e evolução.

Em colaboração com Louis Leakey (1903-1972) e John Napier, identificou, descreveu e deu o nome ao 'Homo habilis', que anunciou num trabalho publicado na revista 'Nature' em 1964, aquele que era o antepassado do 'Homo sapiens sapiens'.

Estas descobertas foram feitas e anunciadas numa época em que não recebeu qualquer apoio do regime de apartheid que vigorava no seu país. Em entrevista a agência AFP, em 2006, classificou essa fase de "anos muito difíceis".

Em 2002 Phillip Tobias chefiou as negociações da África do Sul com a França para repatriar os restos mortais da "Vénus hottentot", Saartje Bartmann, que fora levada no século XIX para a Europa como atração etnológica e sexual, e após a sua morte fora objeto de estudo no Museu do Homem em Paris.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Bob Welch    Sex Jun 08, 2012 1:51 pm

.
Morreu Bob Welch

Bob Welch encontrado morto na sua casa nos EUA

por Lusa
Hoje

O ex-vocalista e guitarrista da banda de rock britânica Fleetwood Mac, Bob Welch, foi encontrado morto na quinta-feira, aos 66 anos, na sua casa em Nashville, no Estado norte-americano do Tennessee, informou a polícia.

De acordo com o porta-voz da polícia de Nashville, Don Aaron, foi a mulher do artista que o encontrou morto pouco depois do meio-dia, hora local, com uma ferida de bala no peito, e "tudo indica que se tratou de suicídio", já que Welch deixou uma nota na sua casa.

Bob Welch mudou-se para Nasville na década de 90.

Nascido em Los Angeles, na Califórnia, em agosto de 1945, Welch integrou os Fleetwood Mac como guitarrista no início da década de 70, mas abandonou o grupo em 1974 para criar a sua própria banda de rock, "Paris", dois anos depois.

Entre os êxitos de Welch encontram-se temas como "Sentimental Lady", "Hot Love, Cold World", "Ebony Eyes" e "Precious Love".

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Júlio Montalvão Machado   Dom Jul 01, 2012 11:27 am

.
Morreu Júlio Montalvão Machado
Vila Real



O fundador do PS Júlio Montalvão Machado morreu segunda-feira, aos 83 anos

Fundador e militante nº 10 do Partido Socialista, Júlio Montalvão Machado morreu segunda-feira em Vila Real.

O fundador do PS Júlio Montalvão Machado morreu segunda-feira, aos 83 anos, informou o secretário-geral do PS, António José Seguro, que lamentou, numa nota de pesar, a morte de «um dos mais ilustres democratas».

Para António José Seguro, o falecimento de Júlio Montalvão Machado, republicano e antifascista, deixa ao país \\"uma personalidade única, a quem a República e a democracia muito devem\\".

Oftalmologista de profissão, Júlio Augusto de Morais Montalvão Machado foi um dos fundadores da Ação Socialista Portuguesa e, depois, do Partido Socialista.

Fez parte da Comissão Nacional e da Comissão Diretiva do PS, tendo exercido todas as funções partidárias em Vila Real, distrito de onde era natural.

Foi presidente honorário da Federação Distrital do PS de Vila Real, governador civil de Vila Real (1974-1975), deputado (1979-1980) e presidente da Assembleia Municipal de Chaves (1993-2001).

Perseguido pelo regime do Estado Novo, Montalvão Machado só viria a ser autorizado a exercer funções profissionais no Serviço Nacional de Saúde após o 25 de Abril de 1974.

\\"A ética republicana era, para o Dr. Júlio, a sua inspiração de vida. Ao longo dos anos, Júlio Montalvão investigou história política portuguesa, em especial o pós Invasões Francesas e o período da implantação da República. A história dos Defensores de Chaves (1912) e a vida de António Granjo, primeiro-ministro em 1920/21 e seu familiar, foram a base das suas inúmeras publicações\\", lembra António José Seguro no site do PS.

Militante do Partido Socialista, com o cartão nº10, transmontano nascido em Vila Real a 27 de julho de 1928, era irmão do advogado e político do PSD Mário Montalvão Machado, falecido há dois anos, e filho do magistrado e escritor Júlio Augusto Montalvão Machado e de sua mulher Olinda de Morais.

Lusa, 2012-06-26
In DTM


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Faleceu José Hermano Saraiva   Dom Jul 22, 2012 12:46 pm

.
Faleceu José Hermano Saraiva


Hermano Saraiva fica para a História como comunicador
por Lusa, publicado por Elisabete Silva20 Julho 2012


O diretor da RTP2, Jorge Wemans, afirmou hoje que José Hermano Saraiva, falecido aos 92 anos, é uma "figura incontornável nos últimos 50 anos da vida portuguesa" e fica para a História como comunicador.

O historiador José Hermano Saraiva, que hoje faleceu, foi jurista, ministro da Educação e autor da "História Concisa de Portugal", mas tornou-se conhecido do grande público como apresentador de programas televisivos de divulgação cultural, entre os quais "Horizontes da Memória" ou "A Alma e a Gente", transmitidos na RTP.

"José Hermano Saraiva é uma figura incontornável nos últimos 50 anos da vida portuguesa. Não ficará seguramente para a História como historiador, como ele teria pensado, mas como comunicador", considerou Jorge Wemans.

"Era sobretudo um homem muito curioso, que gostava, à sua maneira, de investigar as razões que estão por trás da História, dedicado ao património português", disse o diretor da RTP2.

José Hermano Saraiva "procurava na cultura, no património edificado, nas artes, um campo imenso para transformar esse património numa história em diversas histórias, que contava de uma forma absolutamente genial".

O diretor da RTP2 recordou a ligação do historiador à televisão: "De alguma forma, inaugurou na televisão portuguesa um tipo de relação entre o discurso mais académico com o discurso televisivo".

A RTP2 "teve a sorte de o ter na última década", disse Wemans, que lembrou que, na última série que a estação estava a preparar com Hermano Saraiva, este já estava bastante debilitado, mas que, mesmo assim, "era ainda notória a sua energia".

"Hermano Saraiva deixa saudades, mas também uma obra imensa e relativamente única", adiantou. Em sua homenagem, a RTP2 vai alterar a programação de hoje, introduzindo vários programas com o apresentador e historiador.

"Vamos privilegiar programas de que as pessoas já se terão esquecido e em que o professor aparece nas diferentes várias fases da vida e da RTP", uma espécie de caleidoscópio dos vários momentos de José Hermano Saraiva.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Eurico de Melo   Qua Ago 01, 2012 11:23 pm

.
Morreu Eurico de Melo

por Lusa, publicado por Miguel Marujo
Ontem


Eurico de MeloAntigo vice-primeiro-ministro social-democrata, nos governos de Cavaco Silva, morreu esta madrugada, aos 86 anos, no Porto

Eurico de Melo, antigo vice-primeiro-ministro pelo PSD, morreu esta quarta-feira de madrugada, aos 86 anos, no Porto, disse à Lusa fonte partidária. Segundo afirmou o deputado social-democrata Mota Amaral, na SIC Notícias, aquele que era conhecido por "vice-rei do Norte" estava doente. E há muito que se havia retirado da vida política.

Foi ainda governador civil de Braga, ministro da Administração Interna no VI e X Governos e vice-primeiro ministro e ministro da Defesa Nacional do XI Governo.

Eurico de Melo também exerceu o cargo de deputado ao Parlamento Europeu e foi ainda membro da Assembleia Municipal de Santo Tirso, concelho onde nasceu, a 28 de setembro de 1925.

Exerceu ainda cargo de administrador no Santander e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Era casado com Luísa Fonseca Pinheiro, de quem teve duas filhas e um filho.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Re: Necrologia   Qua Ago 01, 2012 11:33 pm

.
Morreu Carla Lupi

por Filomena Araújo
Ontem


A atriz faleceu na madrugada desta terça-feira, vítima de cancro no pulmão. Carla Lupi, de 46 anos, deixa três filhos, uma das quais a também atriz Sara Norte, que se encontra presa em Espanha.

Carla Lupi estava internada há três semanas no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, e lutava contra um tumor maligno no pulmão há mais de dois anos. Acabou por falecer na madrugada desta terça-feira, revela o jornal "Correio da Manhã".

A atriz, que estava afastada dos ecrãs desde que participou na série da SIC "Chiquititas", em 2008, lutou contra a doença até ao fim dos seus dias e, ainda durante a passada segunda-feira havia deixado uma mensagem de esperança à mãe, Maria Eugénia, que revela à mesma publicação que a filha morreu.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu João Dixo   Qui Ago 09, 2012 1:58 pm

.
Morreu João Dixo


O pintor e professor João Dixo faleceu hoje, aos 71 anos, vítima de doença súbita, informou um comunicado da Escola Universitária das Artes de Coimbra (ARCA-EUAC), instituição da qual fazia parte.

“A vida de João Dixo confunde-se com a história da ARCA e da EUAC. Foi ele um dos maiores responsáveis pela criação desta Escola, à qual dedicou maior parte da sua vida”, refere o comunicado divulgado no site da instituição.

Conhecido pelo seu contributo para as artes figurativa e decorativa, João Dixo era, atualmente, presidente do Conselho Científico da ARCA- EUAC e diretor dos cursos de mestrado em Ensino de Artes Visuais, em Artes Plásticas e em Comunicação Estética.

Nascido em 1941, em Vila Real, João Dixo licenciou-se em Pintura, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, em 1966, tendo concluído o curso com 20 valores. Lecionou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, na ARCA e no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Foi um dos fundadores do Grupo Puzzle, que na década de 70, criou pinturas coletivas e outras artes de intervenção. O pintor deixa uma profunda marca na arte contemporânea do pós 25 de abril.

A sua obra está, atualmente, representada em várias exposições, nomeadamente, no Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, no Museu Soares dos Reis, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves e na Fundação Cupertino de Miranda.

O corpo estará em câmara ardente a partir das 15h00, na Capela de Santo António dos Olivais, em Coimbra. O funeral realiza-se amanhã, a partir das 10h00.

, 2012-08-08
In DTM

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Kon Nam   Sab Ago 11, 2012 3:59 pm

.
Morreu Kon Nam

por Lusa, publicado por Elisabete Silva
Hoje


Morreu um dos 'príncipes' do jornalismo em Moçambique

Moçambique perdeu hoje um dos seus jornalistas de referência, com a morte de Kon Nam, 72 anos, uma figura dos momentos decisivos da atividade, no país, da época colonial ao multipartidarismo, passando pelo período revolucionário pós-independência.

Filho de imigrantes camponeses da província chinesa de Cantão, Kok, como era conhecido, passou pelos quadros do Diário de Moçambique e da Voz Africana, os órgãos que na década de 1960 tentavam furar o muro de silêncio colonial e, mais tarde, esteve na fundação da revista Tempo, publicação rebelde, inconformista, e escola de uma geração de jornalistas.

Como fotógrafo, permaneceu na Tempo durante o período revolucionário, dominado pelo partido único, a Frelimo, e foi em sua casa que, em 1990, foi redigido o manuscrito do documento "O direito do povo à Informação", exigindo a liberdade de imprensa como um direito constitucional.

Em 1991 aderiu ao grupo de jornalistas que criou a Mediacoop, então uma cooperativa, que lançou o diário por fax Mediafax e o semanário Savana, de que era diretor desde 1994.

O seu trabalho fotojornalístico, um valioso acervo para compreender a história do país nas últimas décadas, está publicado em grandes órgãos internacionais, do português Expresso ao norte-americano The New York Times.

"De trato fácil, incrivelmente jovial", modesto e humilde, como hoje o recordou a Mediacoop, "os seus colegas e amigos guardam dele um grande sentido de profissionalismo e rigor, e a defesa tenaz da integridade e dos princípios", acrescenta o comunicado da empresa.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Tony Scott   Seg Ago 20, 2012 10:45 am

.
Morreu Tony Scott

por Lina Santos com agências
Hoje


O realizador norte-americano Tony Scott, de 68 anos, suicidou-se ao saltar de uma ponte em San Pedro, na Califórnia, informou na noite de domingo a imprensa local.

O corpo de Tony Scott, que assinou sucessos de bilheteira como "Top Gun" e "Dias de Tempestade", foi retirado da água junto à ponte Vincent Thomas. Ter-se-á atirado cerca das 12.30 (hora local), segundo o "New York Times". O corpo foi resgatado pela polícia cerca das 15.30.

Uma lista de contactos foi encontrada dentro do carro de Tony Scott, estacionado perto da ponte. Mais tarde a polícia encontrou uma nota escrita a dar conta da sua intenção de suicídio no escritório do realizador, segundo fontes policiais citadas pelo "Los Angeles Times".

Tony Scott, nascido em Inglaterra a 21 de junho de 1944, e conhecido por usar sempre um boné de baseball vermelho, era irmão do realizador Ridley Scott ("Blade Runner") com quem detinha a produtora de cinema Scott Free Productions. Realizou em 2010 o filme "Unstoppable", com Denzel Washington, ator com quem trabalhou várias vezes.

In DN


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Samia Yusuf Omar    Seg Ago 20, 2012 10:51 am

Morreu Samia Yusuf Omar

por Luís Manuel Cabral
Hoje


A atleta somali que aos 17 anos chegou em último lugar na prova dos 200 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim, e que mesmo com dez segundos de atraso não quis deixar de terminar a prova, arrancando aplausos emocionados das bancadas, morreu ao tentar chegar a Itália, para fugir à guerra.

A atleta somali, Samia Yusuf Omar, que comovera o mundo com a sua prestação nos 200 metros dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, onde acabou em último lugar mas demonstrou um verdadeiro espírito olímpico, não repetiu a sua participação em Londres porque morreu numa patera (embarcação) a tentar chegar à costa italiana.

A triste história de Samia ocupa as primeiras páginas dos meios de comunicação italianos que citam declarações de alguns dos seus compatriotas, que asseguram que a atleta embarcou na Líbia em direção a Itália para fugir à guerra na Somália e tentar uma nova vida. Infelizmente, morreu durante a travessia.

Abdie Bile, medalha de ouro nos 1.500 metros no Mundial de Atletismo de Roma, em 1987, foi o encarregado de contar à imprensa, durante uma reunião do Comité Olímpico da Somália, que tinha sido aquela rapariga, então com 17 anos, que comoveu o público do estádio olímpico de Pequim, ao chegar á meta com 10 segundos de atraso em relação às outras atletas, mas fazendo questão de terminar a prova, arrancando aplausos emocionados das bancadas.

Jogos Olímpicos de Pequim, 2008


O treinador de Samia, Mustafa Abdelaziz, confirmou ao "Corriere della Sera" que a atleta somali tinha embarcado este verão numa patera para tentar chegar a itália, de forma a poder continuar com a sua carreira desportiva, devido à falta de apoios financeiros no seu país e à guerra. "Os sobreviventes da travessia comunicaram a lista das pessoas que faleceram durante a viajem e estava lá o seu nome", adiantou Abdelaziz.

Samia nasceu em 1991, em Mogadíscio, e era a mais velha de seis irmãos. Em maio de 2008 tornou-se campeã africana dos 100 metros e, apenas com 17 anos, desembarcou em Pequim para participar nos Jogos Olímpicos. Agora, tentava escapar à miséria e à falta de apoios na Somália, um país fustigado por conflitos dominados pelos "senhores da guerra",e onde as violações dos direitos humanos e os ataques contra civis são uma constante desde 1991. Além disso, a Etiópia e a Somália convivem como inimigos hereditários. Os dois países enfrentaram-se em 1964, 1977 e 1978 por causa da delimitação das fronteiras e pela posse do planalto de Ogaden (de população maioritariamente somali, mas administrado pela Etiópia). E voltaram a entrar em confronto em 1996, num combate contra um enclave islâmico.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu William Windom   Seg Ago 20, 2012 11:22 am

.
Morreu William Windom

por Lina Santos
Hoje


William Windom, membro do elenco da saga "Star Trek" e da série de televisão "Crime, disse Ela", morreu na quinta-feira, na sua casa em Woodacre, Califórnia (EUA), aos 88 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Vencedor de uma Emmy pelo seu desempenho na série de TV "Everyman", em 1970, foi o papel de Matt Decker em "Star Trek" (1966) e o de dr. Seth Hazlitt na série "Crime, disse Ela" (1984) que deram notoriedade a William Windom.

Participou em várias séries de televisão, gravou audiolivros e fez filmes até aos 80 anos. O último filme foi "Yesterday's Dreams" (2005).

William Windom nasceu a 28 de setembro de 1923 em Nova Iorque e casou-se cinco vezes. A última foi a escritora Patricia Veronica Tunder com quem estava desde 1975 e tinha um filho. Tinha mais três filhos de anteriores casamentos.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Neil Armstrong   Dom Ago 26, 2012 10:57 am

.
Morreu Neil Armstrong


Morreu Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua

por Elisabete Silva
Ontem

O primeiro homem a pisar a Lua morreu aos 82 anos, semanas depois de ter sido submetido a uma cirurgia ao coração.

Há poucas semanas, Armstrong tinha sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração para aliviar uma artéria que estava bloqueada. A família já divulgou um comunicado, no qual confirma que o astronauta faleceu devido a complicações que surgiram após a operação.

Veja aqui o vídeo do momento em que Armstrong pisa pela primeira vez a Lua.


"Enquanto choramos a perda de um grande homem, celebramos também a sua vida extraordinária e esperamos que sirva de exemplo para os jovens em todo o mundo para que trabalhem arduamente para concretizarem os seus sonhos, que estejam dispostos a explorar e a desafiar os limites, e a servirem de forma altruísta uma causa maior que eles."

"Para todos os que questionam o que podem fazer para homenagear o Neil, nós temos um simples pedido. Honrem o exemplo de serviço, de conquista e modéstia e da próxima vez que caminharem lá fora, numa noite sem nuvens e virem a lua a sorrir-vos, pensem no Neil Armstrong e pisquem-lhe o olho", lê-se no comunicado, citado pela Sky News.

Neil Armstrong liderou a missão norte-americana do Apollo 11 e ficou para a história como o primeiro homem a andar na Lua. No dia 20 de julho de 1969, o astronauta disse uma das frases mais marcantes do século XX, no momento em que pisava a Lua: "Um pequeno passo para o Homem, um passo gigantesco para a humanidade."

Juntamente com 'Buzz' Aldrin, Armstrong esteve na superfície da Lua durante três horas, um acontecimento que foi um marco na guerra entre EUA e Rússia pela conquista do espaço.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Augusto de Carvalho   Seg Ago 27, 2012 3:46 pm

.
Morreu Augusto de Carvalho

por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira
Hoje

O primeiro delegado da Agência Lusa em Maputo e terceiro diretor do semanário português Expresso, Augusto de Carvalho, morreu na manhã de hoje na sua residência na capital moçambicana.

Em declarações à Lusa, Belmiro Adamugy, sub-chefe da Redação do semanário moçambicano Domingo, onde Augusto de Carvalho trabalhava há mais de 20 anos, disse que o jornalista foi encontrado sem vida no seu quarto pela filha menor, aparentemente em resultado de uma queda.

"A morte dele é uma grande perda para o jornal, porque era uma verdadeira biblioteca para todos nós, pela memória extraordinária que tinha e pelo seu elevado estatuto moral. Era a nossa reserva moral", disse Belmiro Adamugy.

Docente na universidade moçambicana A Politécnica, Augusto de Carvalho será igualmente lembrado no Domingo como um exímio transmissor do conhecimento, tendo contribuído para moldar muitos jovens talentos do jornalismo, afirmou ainda Belmiro Adamugy.

"Era o nosso professor", sintetizou o subchefe da Redação do Domingo, onde o malogrado era assessor editorial e nessa qualidade principal editorialista do semanário.

Há mais de 20 anos em Moçambique, Augusto de Carvalho era "amigo pessoal" de Samora Machel, primeiro Presidente moçambicano, falecido em 1986, tendo-lhe oferecido a residência que é até hoje usada pelos delegados da Lusa em Maputo.

"Era tão grande amigo do Presidente Samora Machel, que lhe ofereceu a casa dos delegados da Lusa", recordou Refinaldo Chilengue, que foi jornalista na Lusa na altura em que Augusto de Carvalho era delegado.

O primeiro diretor do Expresso foi Francisco Pinto Balsemão, que depois foi substituído no cargo pelo antigo líder do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa.

O terceiro diretor do semanário foi Augusto de Carvalho, que assumiu o cargo interinamente entre 1982 e 1983.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Alfredo Ribeiro dos Santos   Ter Ago 28, 2012 5:11 pm

.
Morreu Alfredo Ribeiro dos Santos

por Lusa, publicado por Ana Meireles
Hoje


O médico e investigador Alfredo Ribeiro dos Santos, 95 anos, morreu hoje no Porto, informou a revista Nova Águia, da qual era membro do conselho de direção.

Alfredo Ribeiro dos Santos é autor de várias obras, nomeadamente, "A Renascença Portuguesa: um movimento cultural portuense" (1990), "Jaime Cortesão: um dos grandes de Portugal" (1996), "Perfil de Leonardo Coimbra" (1998) e "História Literária do Porto" (2009).

Alfredo Ribeiro dos Santos fez os seus estudos secundários no Liceu Rodrigues de Freitas, no Porto, onde se tornou discípulo de Leonardo Coimbra. Em 1948, colaborou ativamente na candidatura do general Norton de Matos à Presidência da República.

Colaborou na revista Portucale e foi "frequentador de tertúlias literário-políticas, colega, amigo e camarada do incansável conspirador anti-fascista do Porto, Veiga Pires, com o qual estagiou no Hospital de Santo António, foi ele que também o introduziu no Movimento de Unidade Antifascista (clandestino entre 1942-49) e no MUD [Movimento de Unidade Democrática]", recorda Mário Soares num texto publicado quando o médico decidiu, em 2007, leiloar a sua biblioteca constituída por 3.700 livros.

"Desde então encontrei-o em todos os grandes momentos da oposição democrática", escreve ainda o ex-Presidente da República, destacando que que Alfredo Ribeiro dos Santos "deixou sempre, por onde passou, um rasto de simpatia, de humanidade, de aprumo pessoal e de respeito verdadeiramente invulgares".

Outros títulos de Ribeiro dos Santos são "Perfil de Jaime Cortesão", "Professor Alberto Saavedra - um notável médico do Porto", "O professor Afonso Guimarães - um cientista de vanguarda" e "Para um novo perfil de Abel Salazar".

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Emmanuel Nunes   Dom Set 02, 2012 11:31 am

.
Morreu Emmanuel Nunes
Hoje


Emmanuel Nunes, o mais consagrado compositor contemporâneo português, morreu hoje aos 71 anos num hospital em Paris, disse à Lusa fonte da Casa da Música, no Porto.

In DN



_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Sid Watkins   Qui Set 13, 2012 3:50 pm

.
Morreu Sid Watkins

por Lusa, publicado por Graciosa Silva
Hoje


O médico Sid Watkins, a quem foi reconhecido o salvamento de vários pilotos de Fórmula 1 e considerado um dos responsáveis pela introdução de melhorias na segurança naquela disciplina automóvel, morreu aos 84 anos.

A família do médico e alguns dirigentes revelaram que o neurocirurgião inglês, descrito como um pioneiro da segurança na Fórmula 1, morreu na quarta-feira.

"Muitos pilotos e ex-pilotos devem as suas vidas ao cuidado e experimentado trabalho dele, que resultou em grandes avanços nos níveis de segurança que os pilotos de hoje tomam por garantidos", afirmou Ron Dennis, presidente da McLaren.

Este dirigente foi mais longe, sublinhando: "Não, ele não era um piloto, não, não era engenheiro, não, não era um projetista, era um doutor e será provavelmente justo dizer que ele fez mais do que qualquer um, durante muitos anos, para tornar a Fórmula 1 tão segura como o é nos dias de hoje".

Como médico de pista, Watkins, que era conhecido como "The Prof" (o professor), é elogiado por ter ajudado a salvar as vidas do finlandês Mika Hakkinen, duas vezes campeão mundial, do austríaco Gerhard Berger e do brasileiro Rubens Barrichello, entre outros, após graves acidentes.

"Foi Sid Watkins quem me salvou a vida em Ímola, em 1994. Ótima pessoa para se estar, sempre alegre... obrigado por tudo o que fez por nós pilotos", disse Barrichello, através do Twitter.

O brasileiro Ayrton Senna da Silva foi o último piloto a morrer durante uma corrida, o que levou Watkins a liderar uma campanha de melhoria das estruturas médicas nos circuitos. Agora, existem modelos universais nos centros médicos dos circuitos, enquanto é obrigatória a existência de um helicóptero em todas as corridas de Fórmula 1.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Margarida Marante   Sab Out 06, 2012 3:35 pm

.
Morreu Margarida Marante

por Helena Tecedeiro
Ontem


A jornalista, de 53 anos, morreu vítima de ataque cardíaco, na sua casa em Lisboa, confirmou fonte familiar.

Com uma carreira iniciada em 1976, aos 20 anos, no semanário 'Tempo', Margarida Marante tornou-se no ano seguinte colaboradora da revista 'Opção'.Foi uma das mais reconhecidas jornalistas da televisão portuguesa.

Jornalista da RT2 e depois da RTP1, onde apresentou vários programas de grandes entrevistas, entre 1983 e 1985 fez uma especialização em Jornalismo nos Estados Unidos.

Convidada em 1989 para diretora da edição portuguesa da revista Elle, dois anos depois entrou para a TSF e começou a colaborar com o semanário Expresso.

Em 1992 mudou-se para a recém-criada SIC, onde apresentou programas como Sete à Sexta, Crossfire ou Esta Semana. Em 2003 voltou à TSF.

Casada em primeiras núpcias com o empresário Henrique Granadeiro, de quem teve um filho e duas filhas, voltou a casar com o jornalista Emídio Rangel.

A jornalista que entrevistou todos os dirigentes políticos ao longo de três décadas, morreu hoje, aos 53 anos, vítima de ataque cardíaco.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
Romy

avatar

Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

MensagemAssunto: Morreu Antonio Cisneros   Dom Out 07, 2012 3:46 pm

.
Morreu Antonio Cisneros

por M.J.C. com agências
Hoje


O poeta peruano Antonio Cisneros morreu no sábado, aos 69 anos. Cisneros, que também era jornalista, argumentista e professor, recebeu o Prémio Ibero-Americano de Poesia Pablo Neruda, em 2010.

Era um dos mais importantes poetas da América Latina, tendo reebido, em 1968, com o poema 'Canto ceremonial contra un oso hormiguero' o prémio Casa de Las Americas, que o catapultou para o reconhecimento internacional.

Cisneros morreu na sua casa, em Lima, vítima de cancro no pulmão.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Aquilino Ribeiro Machado    Seg Out 08, 2012 2:51 pm

.
Morreu Aquilino Ribeiro Machado

por J.P.H.
Hoje


O primeiro presidente da câmara de Lisboa eleito após o 25 de Abril, Aquilino Ribeiro Machado, morreu, aos 82 anos.

Filho do escritor Aquilino Ribeiro, Aquilino Ribeiro Machado foi presidente da CML entre 1977 e 1980, eleito como cabeça de lista do seu partido, o PS. Era engenheiro de formação.

"A ele lhe devo ensinamentos éticos e morais de que não esquecerei", era "acima de tudo um homem bom e livre",


In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Nuno Grande   Seg Out 08, 2012 8:22 pm

.
Morreu Nuno Grande

por Lusa, publicado por Ana Meireles
Hoje


Morreu o fundador do Instituto de Ciências Biomédicas
Nuno Grande (dir.) foi condecorado pelo Governo com o grande oficialato da Ordem da Instrução. Nuno Grande, fundador do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBAS) Abel Salazar, morreu hoje, aos 80 anos de idade, vítima de complicações cardiovasculares e neurológicas, disse fonte da instituição do Porto.

"A seguir ao 25 de Abril, foi a figura carismática que esteve na origem do ICBAS", sublinhou, em declarações à Lusa, o atual diretor do instituto, António Sousa Pereira.

Também no ICBAS, foi diretor do Departamento de Anatomia e regente da cadeira de Anatomia Sistemática, tendo realizado "inéditos de repercussão internacional", segundo a fonte.

Natural de Vila Real, Nuno Lídio Pinto Rodrigues Grande formou-se em Medicina pela Universidade do Porto, com 19 valores, onde também se doutorou com a mesma classificação.

Enquanto militar, prestou serviço na antiga colónia de Angola, ficando ligado ao ensino da Medicina em Luanda.

Nuno Grande tornou-se membro do Painel de Conselheiros do Comité Científico da NATO, em 1989, e dirigiu a Comissão de Gestão do Instituto Nacional de Engenharia.

Foi condecorado pelo Governo Português com o grande oficialato da Ordem da Instrução.

No plano político, destacou-se como mandatário nacional da candidatura de Maria de Lurdes Pintassilgo à Presidência da República, em 1985.

A informação disponível, ainda não confirmada, é a de que o funeral se deverá realizar na quarta-feira, às 11:00, da Igreja do Foco, no Porto, para o cemitério de Matosinhos.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Bruno Simões   Dom Out 14, 2012 2:32 pm

.
Morreu Bruno Simões

por Nuno Pinto Martins
Hoje


Ator Bruno Simões é cremado hoje à tarde

São esperados esta tarde em Lisboa amigos e familiares do ator, que participou em projetos como a série juvenil da TVI 'Morangos Com Açucar', para dele se despedirem pela última vez.

O corpo do ator de teatro, televisão e cinema e um dos rostos populares da novela juvenil 'Morangos Com Açúcar', que morreu na sexta-feira vítima de ataque cardíaco, está na Basílica da Estrela, onde será celebrada uma missa pelas 14h00, seguindo depois o corpo em direção ao Crematório dos Olivais, pelas 14h15.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Fantômas

avatar

Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

MensagemAssunto: Morreu Sylvia Kristel   Qui Out 18, 2012 10:10 am

.
Morreu Sylvia Kristel

por M.J.C. com agências
Hoje


A atriz holandesa Sylvia Kristel, conhecida sobretudo pelo seu papel em 'Emmanuelle', morreu esta noite, vítima de cancro, noticia a France Press.

"Ela morreu esta noite, enquanto dormia", contou à AFP Marieke Verharen, agente da atriz.

Sylvia Kristel, de 60 anos, começou a sua carreira como modelo, aos 17 anos, tendo ganho em 1973 o concurso Miss TV Europe. No ano seguinte, protagonizou 'Emmanuelle', filme erótico francês, de Just Jaeckin, com música de Pierre Bachelet. O filme foi um sucesso, não só em França mas em todo o mundo, incluindo nos Estados Unidos, com a particularidade de cativar o público feminino.

Sylvia Kristel entrou ainda numa adaptação de 'O Amante de Lady Chaterley' (1981) e 'Mata Hari' (1985), potenciando a sua imagem sensual. Também viria a interpretar, embora com menos sucesso, as sequelas 'Emmanuelle 2' (1975), 'Goodbye Emmanuelle' (1977) e 'Emmanuelle 4' (1984).

Em 2006, Sylvia Kristel lançou a sua autobiografia, 'Nue', na qual contava a sua vida conturbada, desde o facto de ter sido abusada sexualmente aos nove anos, passando pelo divórcio dos pais aos 14 anos, o consumo exagerado de álcool e drogas, e as complicadas relações amorosas.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Admin
Admin
avatar

Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

MensagemAssunto: Morreu José das Dores   Dom Nov 11, 2012 4:58 pm

.
Morreu José das Dores


Zeca do Rock morreu hoje no Brasil

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
Hoje

O músico Zeca do Rock, pioneiro do rock português e o primeiro em Portugal a gravar um "yeah" numa música, morreu hoje no Brasil, onde vivia há cerca de 30 anos, disse amigo do cantor.

De acordo com a mesma fonte, o músico, que faria 69 anos a 29 de dezembro, estava hospitalizado e acabou por morrer na sequência de uma pneumonia viral.

Zeca do Rock, nome artístico de José das Dores, foi dos primeiros rockers portugueses e o primeiro em Portugal a gravar um "yeah" (uma das principais características vocais do rock 'n' rol), em 1961, no tema "Sansão foi Enganado", de acordo com o blogue "Ié-Ié".

Twist para Dois (1963)



Quarenta e seis anos depois de ter sido gravado, em 2007, o tema "Sansão foi Enganado" regressou às rádios nacionais numa versão do grupo de Coimbra Bunny Ranch.

Na altura, Zeca do Rock falou com a Lusa e fez um balanço da carreira musical, tendo considerado "sensacional" a nova versão da música.

Zeca do Rock - Entrevista 08-07-2006 no Brasil


Disse igualmente que, mais do que ter ficado agradado com a versão da música, ficou surpreendido por Portugal ainda se lembrar de Zeca do Rock.

Zeca do Rock nasceu em Lisboa em 1943 e a sua grande oportunidade surgiu em 1959, quando participou no programa "Bom Dia", na Rádio Renascença, numa rubrica de novos talentos.

O serviço militar obrigatório, em 1965, obriga-o a interromper a carreira musical e leva-o à Guiné-Bissau, onde formou um conjunto de rock que chegou a atuar em alguns quartéis.

In DN


_________________
Os amigos? Perto! Os inimigos?Colados!!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://colmeia.forumeiros.com
RMaria

avatar

Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

MensagemAssunto: Morreu Larry Hagman   Sab Nov 24, 2012 4:54 pm

.
Morreu Larry Hagman

Morreu o ator Larry Hagman, o 'JR' da série Dallas

por Lusa, publicado por Graciosa Silva
Hoje


O ator norte-americano Larry Hagman, conhecido como J.R. Ewing na série Dallas, morreu na sexta-feira, aos 81 anos, na sequência de cancro, anunciou hoje a família.

Larry Hagman estava a combater um cancro desde o ano passado, mas de acordo com um comunicado hoje divulgado pela família, o ator morreu na tarde de sexta-feira no hospital "em paz" e "cercado de parentes e amigos".

Nascido em 1931 em Fort Worth, no Texas (Estados Unidos), o ator ficou famoso ao interpretar o vilão J.R. Ewing, da série norte-americana Dallas, que marcou os anos 80 e teve 14 temporadas, entre 1978 e 1991.

Recentemente, Larry Hagman voltou a interpretar esse papel, quando uma nova versão de Dallas foi produzida, tendo estreado já este ano, e preparava-se para gravar a segunda temporada.

In DN

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Necrologia   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Necrologia
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 5 de 8Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: