Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ano do Tigre recebido por milhões de chineses em festa

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Ano do Tigre recebido por milhões de chineses em festa Empty
MensagemAssunto: Ano do Tigre recebido por milhões de chineses em festa   Ano do Tigre recebido por milhões de chineses em festa Icon_minitimeDom Fev 14, 2010 5:15 pm

.
Ano do Tigre recebido por milhões de chineses em festa

por SOFIA JESUS, Macau
Hoje

Ano do Tigre recebido por milhões de chineses em festa Ng1255269

À semelhança do que sucedeu em toda a China, e nas comunidades chinesas espalhadas pelo mundo, Macau acolheu novo ano com lampiões vermelhos e panchões a estalar.

A época é de alegria e azáfama, mas o guarda-chuva atrapalha a pressa de Kelvin U, que este ano ficou incumbido de comprar os enfeites do Ano Novo Chinês. A mãe magoou o braço e passou-lhe a responsabilidade e o prazo: manda a tradição que tudo esteja pronto até ao 28º dia do último mês do ano lunar. Para que, na noite de ontem, o Ano do Tigre entrasse carregado de sorte.

Macau está em festa. As mais de 50 actividades programadas duram mais de um mês. Espectáculos, workshops e eventos desportivos. À beira-mar, lançam-se os panchões. Nas principais praças, há enormes esculturas coloridas de papel. À noite, acendem-se lampiões vermelhos e outros dourados, em forma de moeda antiga. Uma festa que este ano custa ao Governo 278 mil patacas (mais de 25 mil euros).

Lá para os lados da Avenida Horta e Costa, o recheio das lojas ofusca. Kelvin, 22 anos, escolhe meia dúzia dos típicos papéis vermelhos com dizeres auspiciosos, que se espalham pela casa. "Este é para dar sorte aos estudos, vou dar à minha irmã." Noutro saco está já um quadrado vermelho, com o caracter chinês da "fortuna", para colar no portão de ferro que protege a porta da rua.

Mas Kelvin passou o ano fora de Macau com o resto da família na terra-mãe, Chongsan, província chinesa de Guangdong. Partilhou histórias, rebentou panchões à meia-noite e jogou mah-jong madrugada fora. Hoje e nos restantes feriados do Ano Novo, vão andar de casa em casa, a visitar amigos, a entregar oferendas e a trocar lai-si - os pequenos envelopes vermelhos, com dinheiro, que os casais oferecem a crianças e solteiros.

Escritos em chinês, inglês ou tailandês, são dezenas os desejos em pequenos papéis vermelhos, pendurados com sininhos dourados que cintilam ao sol e titilam na brisa, agarrados a minúsculos moinhos de vento. Giram "para mudar a sorte", explica ao DN Vincent O. Aos 71 anos, é um dos guardiães do templo de A-Ma, deusa protectora dos pescadores e que terá dado o nome a Macau, "há 600 anos".

Houve danças do dragão e do leão e, à meia-noite de ontem, a cerimónia de veneração de A-Ma. São milhares os que ali acorrem. Vincent O conta que, ano passado, tiveram que "mandar vir a polícia", para controlar a fila, que se estendia "pela rua fora".

A bordo do Fei Yu, Leong Man Fei confessa ao DN que não costuma ir ao templo. Mas garante que lança sempre um olhar reverente a A-Ma quando por ali passa de barco, de partida para o mar, rumo à pesca do camarão. Ontem, o pescador de 30 anos voltou à terra. A sua é uma das mais de 200 embarcações que estão atracadas no Porto Interior.

Manda a tradição que a faina pare, para os pescadores passarem o ano novo em família. Alguns barcos estão engalanados com bandeirinhas coloridas. O seu não. Mas, hoje, já terá trocado as fitas encarnadas, comidas pelo sol, por outras novas, garridas. E já terá colado no casco da proa e da popa os papéis vermelhos com os desejos para o Ano do Tigre: "vai e volta, em paz" e "vai e volta, em segurança".

In DN

Ano do Tigre recebido por milhões de chineses em festa 0002034C
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
Ano do Tigre recebido por milhões de chineses em festa
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O tigre e a ovelha
» Fotografado o 'tigre das Terras Altas'

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Cultura :: Diversos-
Ir para: