Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 União Africana (UA)

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

União Africana (UA) Empty
MensagemAssunto: União Africana (UA)   União Africana (UA) Icon_minitimeDom Jan 31, 2010 10:45 pm

.
Presidente do Malawi é novo líder da União Africana

por DN.pt
Hoje

União Africana (UA) Ng1249281

Chefes de Estado e de Governo de 53 países africanos estão reunidos na capital da Etiópia na XVI.ª Cimeira da União Africana, reunião marcada pela tentativa do líder líbio de permanecer à frente da organização

O Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, é novo líder em exercício da União Africana (UA), sucedendo ao dirigente líbio Muammar Kadhafi.

A escolha foi feita numa reunião à porta-fechada de cerca de meia-hora entre os chefes de Estado e de governo dos 53 Estados membros da UA, reunidos em Adis Abeba na XIV.ª cimeira da organização.

O presidente cessante, Muammar Kadhafi, proferiu uma intervenção na sessão inaugural da cimeira, que decorre até terça-feira na capital da Etiópia, em que tentou justificar a permanência no cargo, mas estando de conseguir mobilizar nesse sentido os seus congéneres.

Kadhafi esteve na presidência da UA em 2009 e, ao abrigo do sistema rotativo regional em vigor na organização, aquela deveria ser assumida por um dirigente da África Austral.

O líder líbio pretendia prolongar o seu mandato, estratégia para a qual tinha o apoio da Tunísia e de outros países africanos aos quais a Líbia paga as quotas da organização, revelou a BBC.

Na cerimónia de abertura da cimeira, interveio o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, na qualidade de presidente em exercício da União Europeia, em que chamou a atenção para o “risco” de segurança que constitui a Somália. Este país africano vive desde 1991 uma situação de guerra civil e ausência de Estado, estando a converter-se no centro de um conflito regional e base para grupos islamitas e piratas

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

União Africana (UA) Empty
MensagemAssunto: Imprensa sul-africana saúda eleição de Dlamini-Zuma   União Africana (UA) Icon_minitimeSeg Jul 16, 2012 2:36 pm

.
Imprensa sul-africana saúda eleição de Dlamini-Zuma

por DN.pt
Hoje

União Africana (UA) Ng2031684

A imprensa sul-africana saudava hoje de manhã a eleição de Nkosazana Dlamini-Zuma para a presidência da Comissão da União Africana, salientando a escolha de uma mulher do bloco austral.

O diário económico Business Day salientava a "vitória da SADC", o bloco de países da África austral surgido em 1980 e que reúne 15 Estados, entre os quais a África do Sul mas também a República Democrática do Congo e o Madagáscar. O diário próximo do ANC The New Age, que fechou antes de ser conhecida a notícia, fazia título com a convicção de que seria o momento "da vitória de Dlamini-Zuma", que todavia só foi escolhida após quatro rondas de votos durante a cimeira da organização que decorreu em Adis Abeba.

A eleição de Dlamini-Zuma é uma vitória diplomática do Governo de Pretória, que se empenhou na sua eleição desde o início do ano, mas que teve de enfrentar a oposição de vários Estados membros da União Africana.

Um outro diário sul-africano, The Star, salientava o facto de Dlamini-Zuma ser a "primeira mulher a dirigir a UA".

Dlamini-Zuma substitui o gabonês Jean Ping.

In DN

União Africana (UA) Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
 
União Africana (UA)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Brasil

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Actualidade Mundial :: Resto do Mundo-
Ir para: