Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Figo nega acção de campanha paga por empresa pública

Ir para baixo 
AutorMensagem
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Figo nega acção de campanha paga por empresa pública Empty
MensagemAssunto: Figo nega acção de campanha paga por empresa pública   Figo nega acção de campanha paga por empresa pública Icon_minitimeSex Nov 20, 2009 7:19 pm

.
Cristiano Ronaldo com direito a figura de 'caganer'

por Lusa
Hoje

Figo nega acção de campanha paga por empresa pública Ng1218537

O futebolista Cristiano Ronaldo junta-se este ano as personalidades globais, como o Papa Bento XVI, Angela Merkel ou Barack Obama, com direito a figura de 'caganer', os tradicionais bonecos usados nos presépios de Catalunha e Valência, em Espanha.

O 'caganer' (ou cagador em português) são figuras de pessoas a defecar que se colocam ao lado das figuras tradicionais nos presépios destas regiões mas que progressivamente se têm alargado ao resto de Espanha e até ao estrangeiro.

O futebolista está entre o grupo de cerca de 30 novas figuras do mundo da política, da cultura e do desporto espanhol e estrangeiro que este ano foram criados pela empresa Alós-Pla da pequena localidade de Torroella de Montgri (Girona).

Esta empresa, que vende os produtos também online, através da página http://www.caganer.com, optou este ano por incluir também vários 'caganer' profissionais, como o de enfermeira, médico ou excursionista.

Estreiam-se também este ano personagens infantis e de animação como o Pocoyo, a Hello Kitty e Homer Simpson.

Ronaldo não é o único dos futebolistas em lugar de destaque este ano, partilhando a estreia com atletas como Iniesta e Ibrahimovic e com treinadores como Pep Guardiola (FC Barcelona) e Maradona (Selecção Argentina).

Dani Pedrosa, Tiger Woods, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Valentino Rossi são outros dos desportistas que foram criados este ano.

No mundo político destaque para as estreias, entre outros, da secretária de Estado norte-americana, Hilary Clinton, da rainha Isabel II, de Inglaterra, e de Fidel Castro, além dos já anteriormente preparados bonecos do Papa e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Feitos à mão, os bonecos - "personagens simpáticos de tradição típica catalã" - custam cerca de 15 euros e podem ser encomendados online.

Os responsáveis da empresa explicam que a figura do 'caganer' traduz uma homenagem às personagens representadas, já que os pequenos bonecos são "respeitados e queridos" na tradição local.

"Nos presépios do século XVIII eram figuras obrigatórias porque se acreditava que o seu uso abonava a terra do presépio para o ano seguinte e contribuía para melhorar a saúde a tranquilidade do corpo e da alma", explicam.

"Pôr um 'caganer' no presépio traz sorte", sublinham.

In DN

Figo nega acção de campanha paga por empresa pública Hysterical
Ir para o topo Ir para baixo
 
Figo nega acção de campanha paga por empresa pública
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Douro vinhateiro
» OE - 2013
» Tagus Park
» Mundial de Futebol 2010

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Desporto :: Diversos-
Ir para: