Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital Empty
MensagemAssunto: Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital   Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital Icon_minitimeSeg Set 28, 2009 9:01 pm

.
Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital

por DN
Hoje

Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital Ng1197569

A Prisa chegou a acordo com a Ongoing para a venda de 35% da Media Capital, grupo de comunicação social cuja referência é a TVI.

A Ongoing tem como vice-presidente José Eduardo Moniz, que assumiu este cargo depois de ter deixado a direcção-geral da estação televisiva de Queluz. O presidente do conselho de administração é Nuno Vasconcellos.

“A Prisa e a Ongoing Strategy Investments alcançaram um acordo para o desenvolvimento de operações comerciais e de conteúdos. Mediante este acordo, pendente das autorizações reguladoras e administrativas oportunas, a Ongoing adquire 35% da Media Capital, o grupo líder de comunicação português, controlado pela PRISA. A empresa Media Capital foi avaliada em 450 milhões de euros”, anunciou o grupo espanhol.

A PRISA é o maior grupo espanhol de comunicação e foi ganhando dimensão internacional com várias aquisições em Espanha, Portugal e América Latina, desde a comunicação social, passando pelas novas tecnologias, até ao mundo da edição de obras literárias. A crise económica aumentou ainda mais o elevado endividamento do grupo, que tem vindo a alienar activos.

Também hoje, a Prisa anunciou um princípio de acordo para a venda de 25% do capital do Grupo Santillana de Ediciones, que tinha como único proprietário o grupo dono do ‘El País’, ao capital privado DLJ South American Partners. “O Grupo Santillana, editorial líder dos mercados do livro e edições gerais em Espanha e América Latina, foi avaliado em 1450 milhões de dólares (987,3 milhões de euros)”, esclarece a Prisa em comunicado.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital Empty
MensagemAssunto: Presidentes da Ongoing renunciam a cargos na Impresa   Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital Icon_minitimeTer Set 29, 2009 3:18 pm

.
Presidentes da Ongoing renunciam a cargos na Impresa

por Lusa
Hoje

Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital Ng1197936

O presidente e o vice-presidente da Ongoing renunciaram hoje aos cargos que exerciam na administração da Impresa, de acordo com um comunicado da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em comunicado enviado à CMVM, a Impresa informa que "o Vogal do Conselho de Administração, Dr Nuno Rocha dos Santos de Almeida e Vasconcellos, apresentou a renúncia ao exercício das suas funções, por carta de 28 de Setembro de 2009; o Vogal da Comissão de Vencimentos, Dr Rafael Luís Mora Funes, apresentou a renúncia ao exercício das suas funções, por carta de 28 de Setembro de 2009".

A Prisa anunciou segunda-feira a venda de até 35 por cento da Media Capital à Ongoing.

No final de Junho, os principais responsáveis da Ongoing entregaram ao presidente da Impresa cartas de demissão da administração daquele grupo para serem utilizadas quando Francisco Pinto Balsemão considerasse necessário.

Em causa estava o facto de a Ongoing Investments, dona do Semanário e Diário Económico, deter 20 por cento da Impresa, mas estar interessada também na compra da Media Capital, por querer ter controlo sobre uma televisão.

As cartas, assinadas pelo presidente Nuno Vasconcellos e pelo vice-presidente Rafael Mora, foram entregues quando a compra de 30 por cento da Media Capital (proprietária da TVI) pela Portugal Telecom foi inviabilizada, abrindo caminho para outros grupos de media analisarem o negócio.

Apesar de na altura ainda estar a ser estudada a eventual compra de parte do grupo da TVI aos espanhóis da Prisa, os dois responsáveis da Ongoing quiseram deixar o presidente da Impresa à vontade para tomar uma decisão se se sentisse desconfortável na situação.

Esta possibilidade, que poderia concretizar-se na TVI ou na SIC, foi tornada realidade na segunda-feira com o anúncio da compra de 35 por cento da Media Capital pela Ongoing.

A Ongoing sempre manteve em aberto a hipótese de comprar mais acções na Impresa ou negociar um acordo de gestão para obter uma posição de controlo no grupo, o que foi desde o início rejeitado por Francisco Pinto Balsemão.

O presidente da Impresa tem vindo entretanto a alertar para a possível incompatibilidade do grupo deter participação em dois grupos de media, uma situação que a Autoridade da Concorrência teria que avaliar.

"Se a Ongoing avançar para este negócio [compra de parte da Media Capital], teremos de ver se há conflito de interesses. Julgo que há", disse Balsemão em entrevista ao jornal Público, publicada a 21 de Setembro.

In DN

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
 
Ongoing compra à Prisa 35% da Media Capital
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Google
» Parlamento

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Economia :: Na Europa-
Ir para: