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MensagemAssunto: TAP   TAP Icon_minitimeSex Ago 28, 2009 11:11 am

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Aut. para Condições do Trabalho a caminho do aeroporto

Hoje

TAP Ng1184397

Os sindicatos acusam a TAP de estar a violar a lei da greve e criticam o Ministério das Obras Públicas por permitir que a transportadora aérea ultrapasse a greve na Groudforce contratando outra empresa de handling, a Portway, também de capitais públicos, propriedade da ANA, e trabalhadores de empresas de trabalho temporário. As queixas já seguiram para a Autoridade para as Condições do Trabalho, que está a caminho do aeroporto de Lisboa.


AO DN, Vítor Mesquirta, secretário-geral do SITAVA (Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos), mostrou-se indignado por Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, tenha autorizado a TAP a negociar com a ANA Aeroportos de Portugal. “Trata-se de uma situação totalmente ilegal. Tanto mais que é uma empresa pública a sub-contratar outra empresa pública. O ministro terá dito à TAP que podia fazer o que quisesse para lidar com a greve e a Portway está agora a tratar to ‘handling’ total da Groudforce”, afirmou o sindicalista.

De acordo com Vítor Mesquita, a adesão à greve ultrapassa os 90% e no aeroporto de Lisboa há “sectores completamente fechados”. Mas, pelo facto de a lei não estar a ser cumprida, no entender dos sindicatos, e de o Ministério de Mário Lino ainda não ter interferido, os sindicalistas pediram a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

“Há funcionários da Portway e de empresas de trabalho temporário a fazer serviço nos aviões da TAP”, acusou Vítor Mesquita, adiantando que os inspectores da ACT já se encontram a caminho do aeroporto para verificar as queixas dos trabalhares. “Temos vídeos e fotos que provam o que se está a passar. Espero que actuem”, vincou.

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MensagemAssunto: Distúrbios com passageiro 'desviam' voo da TAP   TAP Icon_minitimeSáb Fev 06, 2010 5:30 pm

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Distúrbios com passageiro 'desviam' voo da TAP

por Lusa
Hoje

TAP Ng1251889

Um voo da TAP, que liga o Rio de Janeiro a Lisboa, teve de fazer uma aterragem não programada na Baía, na sexta-feira, devido aos distúrbios causados por um passageiro, confirmou hoje a transportadora portuguesa.

O voo saiu no final da noite de quinta-feira do Rio de Janeiro (por volta da 01h00 de sexta-feira, hora de Lisboa).

Segundo a TAP, “o voo TP 188 teve de fazer um desvio não programado na Baía, dentro dos procedimentos adequados à situação, devido aos distúrbios causados por um passageiro, que apresentava comportamento agressivo”.

“Houve um atraso no voo e os passageiros receberam todo o acompanhamento necessário, sendo encaminhados a um hotel, onde se refrescaram e tomaram refeições”, garantiu fonte da transportadora.

“Como havia uma tripulação disponível em Salvador, os passageiros embarcaram para Lisboa no início da tarde (14h35 de Lisboa) e chegaram ao destino às 22h50”, informou ainda a mesma fonte.

O atraso foi de aproximadamente dez horas, segundo a companhia aérea.

O jornal Folha de São Paulo divulgou que o passageiro que provocou a confusão no voo da TAP é um turista francês, de 35 anos.

O francês, segundo o diário brasileiro, foi detido pela Polícia Federal brasileira logo após o pouso do avião na Baía.

A Folha acrescentou ainda que o passageiro apresentou comportamento agressivo e fala confusa também durante o seu depoimento à Polícia Federal.

Foram realizados testes toxicológicos ao detido, mas deram negativo, revelou o diário.

O passageiro foi liberado na parte da tarde de sexta- feira e ficou sob os cuidados do consulado francês em Salvador, capital da Baía.

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MensagemAssunto: Trabalhadores da TAP contra greve e "elite" dos pilotos   TAP Icon_minitimeQua Mar 17, 2010 10:49 pm

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Trabalhadores da TAP contra greve e "elite" dos pilotos

por T.V., com Lusa
Hoje

TAP Ng1268253

Trabalhadores da TAP convocaram para amanhã uma manifestação interna contra os pilotos e o Conselho de Administração da transportadora. Acusam os pilotos de “ganância” e “cegueira social” e a administração de ter proposto aos pilotos um aumento salarial superior ao de outras categorias profissionais.

Circula na TAP, desde segunda-feira, um e-mail anónimo a que o DN teve acesso, que se intitula “Basta de cabeças nas nuvens” e critica ferozmente as greves e reivindicações do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC).

Começando por evocar o congelamento de salários na função pública, o e-mail declara que na TAP – cujos trabalhadores de terra não vêem a tabela salarial revista desde Maio de 2007 – “foi acordado entre a empresa e os sindicatos um aumento de 1,8%. Todos os sindicatos? Não. Há uma estrutura representativa de um irredutível grupo de 'elite' que permanentemente ameaça com greves, realiza greves, e prejudica a empresa e toda a economia nacional”.

O e-mail critica “o absurdo das reivindicações do SPAC na actual conjuntura” e a “falta de respeito, que raia o insulto, pelos desempregados do País”. Os autores dizem ainda que “os pilotos são essenciais à actividade da companhia”, mas “se voarem aviões vazios de passageiros, sem manutenção, sem combustível, sem planos e autorizações de voo (…) não voam para nada.”

Na sequência deste e-mail, uma outra mensagem convoca os trabalhadores da TAP para uma manifestação silenciosa de 15 minutos, amanhã (18 de Março), em frente ao edifício 27 Norte das instalações da transportadora junto ao aeroporto de Lisboa.

Entre os trabalhadores, circula ainda uma carta da administração com uma proposta de aumentos salariais entre 3,73% e 6,6% para comandantes e pilotos, que o SPAC recusou por considerar, num comunicado difundido a 11 de Março, "insuficiente, desequilibrada e discriminatória dos pilotos da TAP, face aos demais trabalhadores"; os restantes sindicatos aceitaram um aumento de 1,8%, que deverá entrar em vigor este mês, se o Governo permitir uma excepção ao congelamento dos salários da função pública.

A discrepância dos aumentos propostos levou os autores da convocatória de manifestação a considerar a política do Conselho de Administração como “discriminatória”, por tratar os pilotos como uma “elite”.

Segundo a tabela salarial, um Comandante da TAP aufere um vencimento-base mensal ilíquido de 5886 euros, um 1.º Piloto de 4475 euros e um 2.º Piloto de 3865 euros. A companhia propunha um aumento para 6275, 4675 e 4000 euros, respectivamente, o que, juntando ajudas de custo, subsídios complementares e ganhos de produtividade configuraria um aumento de 8,88% para comandantes e 8,55% para pilotos.

Reunidos a 10 de Março em assembleia geral extraordinária, os pilotos da TAP decidiram avançar com seis dias de greve, entre 26 e 31 de Março, por continuarem a discordar da administração quanto à política de aumentos, inserida no acordo de empresa.

"Num sinal de solidariedade" os pilotos apenas asseguram os voos de e para a Madeira.

Segundo fonte oficial da companhia, para os seis dias de paralisação - época alta para a aviação, já que existem as 'mini-férias' da Páscoa - a TAP estima que 150 mil passageiros possam ser afectados, nos cerca de 1.500 voos que a companhia tem programados para essa altura. A TAP acredita que o "prejuízo" da greve ascenda aos 30 milhões de euros e já se dispôs a "facilitar" a mudança de voos aos passageiros com reservas efectuadas para os dias da greve dos pilotos, um sinal de que está pouco confiante num acordo com aqueles profissionais a tempo de evitar a paralisação.

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MensagemAssunto: TAP também considera privatização "premente"   TAP Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 3:30 pm

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TAP também considera privatização "premente"

por Lusa
Hoje

TAP Ng1323070

A TAP considera que a sua própria privatização é "premente", alinhando na opinião do seu accionista único, o Estado, mas afirma que tem "mostrado capacidade" para crescer o tráfego em anos de crise.

"Há mais de uma década que a TAP não recebe qualquer ajuda do Estado pois as regras comunitárias assim o impedem, o que coloca a companhia nacional em desvantagem face à sua concorrência. A necessidade da sua recapitalização torna, assim, premente a sua privatização", respondeu à Lusa uma fonte oficial da companhia.

As declarações da TAP surgem no dia em que o jornal i noticiou que o Governo considera que a companhia aérea portuguesa não conseguirá resistir a uma nova crise.

O jornal cita uma carta enviada pelo gabinete do ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - que tem a tutela da TAP - ao Bloco de Esquerda na qual se pode ler que "a recapitalização do grupo TAP é uma necessidade urgente e sem ela a empresa encontra-se numa situação fragilizada, correndo riscos de, em face de uma nova crise de mercado ou de aumento dos preços dos combustíveis, a empresa ser arrastada para uma situação de ruptura financeira e de impossibilidade de, por si só, solver compromissos".

Tal como a TAP afirma agora também o gabinete de António Mendonça recorda ao Bloco de Esquerda que existem "imposições legais do direito europeias quanto ao desvirtuamento das regras de concorrência" que impedem "que os Estados ajudem financeiramente as empresas de transporte aéreo".

Por isso mesmo, a tutela diz que "é aconselhável que a melhoria da liquidez da empresa se faça com base nos seus activos disponíveis e com base na melhoria dos resultados operacionais".

É isso mesmo que a TAP diz que tem vindo a fazer.

"[A TAP] tem sido, no entanto, capaz de fazer face às sucessivas dificuldades que a indústria tem sofrido na última década. No ano em curso, marcado pela crise da economia europeia, a TAP tem mostrado a sua capacidade para enfrentar os seus desafios, crescendo o seu volume de tráfego no primeiro semestre 5,7 por cento", refere o porta-voz da companhia, explicando que tal se deve "em especial", à "aposta em novos destinos e das melhorias nos mercados do Brasil e de África".

O que o Governo diz também é que caso tal não seja suficiente, tem de se pensar noutras formas.

"Mostrando-se contudo tal ainda insuficiente, deverão ser consideradas todas as alternativas que permitam defender os interesses inalienáveis da empresa e do país", respondeu a tutela ao Bloco de Esquerda, sublinhando no entanto que "não há ainda uma decisão" sobre uma eventual privatização.

Também por não haver ainda uma decisão sobre uma eventual privatização, nem sobre o modelo que esta poderá ter, o gabinete das Obras Públicas e Transportes, diz que "não é ainda conhecido o [seu] impacto do ponto de vista da evolução do défice".

Uma coisa é o Governo e a TAP quererem privatizar a companhia, outra é haver investidores interessados em comprar.

Em Março, em entrevista à Lusa, o presidente da TAP, Fernando Pinto, dizia que a companhia é atractiva para muitos investidores.

"Acho que a TAP pode ser atractiva para muitos investidores. Tenho confiança nisso. A resistência da TAP a tudo o que se passou nos últimos quase dez anos é enorme", disse na altura.

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