Colmeia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colmeia

Espaço arejado e limpo, onda a baixaria não entra
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Curiosidades, dicas, segredos e outros...

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Curiosidades, dicas, segredos e outros...   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeQua Ago 27, 2008 2:53 pm

*

Condimentos, aromas, ervas aromáticas e
especiarias


I ) Os condimentos englobam uma grande variedade de produtos:ervas aromáticas, especiarias, mas também o sal, o vinagre, as cebolas, louro, malaguetas, carqueja, etc...

A noção de aroma engloba muitos dos condimentos, desde que dotados de um aroma, forte ou doce, usado para perfumar um prato.
As ervas aromáticas correspondem a folhas, caules ou flores,frescas ou secas e cujo aroma pode ser doce ou quente, mas não muito picante.

As especiarias referem-se quase sempre a substâncias vegetais, raras e “especiais”, de origem indígena ou
exótica, com sabor forte, quente e/ou picante. Apresentam-se muitas vezes sob a forma de grãos, sementes,
cascas, rizomas ou botões florais, frequentemente secas e
reduzidas a pó.

Deve ter sempre à mão um mínimo de condimentos, entre os quais ervas, especiarias, molhos, vinagres e azeites destinados aos pratos mais familiares ou clássicos

II ) A melhor utilização de especiarias e ervas
aromáticas


As ervas e especiarias frescas são mais perfumadas, mais saborosas e mais bonitas.
Não deve comprar em quantidades grandes, porque com o tempo elas perdem as suas qualidades.
Não utilizar com excesso para que não anulem o sabor dos alimentos.
As especiarias usadas em pequenas quantidades perfumam fortemente a comida.
Deve-se aromatizar 10 minutos antes do final da respectiva cozedura.

IV ) Plantas aromáticas mais utilizadas em Trás-os-
Montes


Alho: planta originária da Ásia Central. Bolbo,formado pela junção de vários dentes, de sabor
característico e intenso e de utilização frequente, a parta da planta utilizada como condimento.

Camomila: floresce no Verão, sendo as suas flores,branco-amareladas. As folhas são geralmente verdesesbranquiçadas.Só as flores são aproveitadas depois desecas, para a preparação de chás.

Louro : as folhas de louro são utilizadas, verdes ousecas, como tempero em variadíssimas preparações, tais como estufados, guisados de carne ou peixe, caldos e molhos.

Salsa: para molhos, saladas, pratos de peixe, carne,aves e mariscos. A salsa é a erva aromática mais
utilizada na culinária em todo Mundo.Pimenta:temos a pimenta preta, branca (moída) everde em grão para várias utilizaçõs.

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Springherbs1[


:wink:
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: A sanduíche "M"   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeQui Set 11, 2008 4:39 pm

.
McDonald’s Portugal lança sanduíche “M”

Curiosidades, dicas, segredos e outros... EC287B85497CFAB15EEC1163FC433

O novo hambúrguer da marca está à venda desde 01 de Setembro.

A McDonald´s Portugal apresenta uma nova sanduíche – “M”. “Concebido para se posicionar a par do Big Mac, o novo hambúrguer da McDonald’s é o resultado de três anos de pesquisa, destacando-se pela qualidade e autenticidade dos seus ingredientes”, avança a marca em comunicado de imprensa.

O “M” é um hambúrguer que se distingue pela exclusividade do sabor e pela simplicidade e frescura dos ingredientes que o acompanham: 100 por cento carne de vaca, alface e tomate, queijo emmental maduro, e um pão cozido em pedra quente, informa o mesmo documento.

In Msn Notícias

bounce
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Trufas e porcos   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeDom Set 14, 2008 4:35 pm

.
Produtor ensina suínos
Boticas


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Porcos_trufas

Porcos farejam trufas de mais de 500 euros

O produtor Orlando Barroso ensinou os porcos que cria a farejarem as trufas pela florestas de Boticas, vendendo depois esta espécie de cogumelo subterrâneo a 500/600 euros/kg para restaurantes locais e estrangeiros.

Orlando Barroso é construtor civil mas, há cerca de dois anos, tirou um curso de tubérculos e cogumelos e decidiu ensinar os porcos que o próprio cria em sua casa, na localidade de Carvalhelhos, a farejarem trufas.

O trabalho é árduo mas recompensa, e bem. É que, por cada quilo de trufas que apanha, o produtor disse à Agência Lusa que ganha cerca de 500 ou 600 euros. \"O preço varia consoante a procura e quantidade de trufas que consigo apanhar\", frisou.

O método de ensino dos porcos é simples. Orlando Barroso pega nas pequenas crias destes animais e alimenta-as com esta espécie de cogumelo. Quando os animais têm cinco ou seis meses \"estão completamente domesticados\" e prontos para irem para a floresta à procura das trufas, um fungo subterrâneo que nasce nas raízes de castanheiros, pinheiros ou carvalhos.

\"Abro a porta da carrinha e os porcos entram logo. Depois, percorro os montes com o animal preso por uma trela à procura. Neste momento já sei mais ou menos onde podemos encontrar as trufas e, por isso, o trabalho é mais facilitado\", referiu.

Quando o animal fareja o fungo, normalmente enterrado a cerca de oito a 15 centímetros, Orlando Barroso apanha o produto com \"todo o cuidado\" para não o danificar ou às raízes que, meses depois, produzirão novas trufas.

As trufas são apanhadas entre Fevereiro e Março ou entre Agosto e Outubro.

Apenas numa manhã de trabalho, o produtor pode ganhar \"muitos euros\" com este produto considerado gourmet e, por isso, procurado apenas por um número reduzido de restaurantes. Orlando vende ainda para Itália, Inglaterra, Canadá ou Luxemburgo.

O chefe José Pinheiro trabalha na Taberna do Ti João, em Carvalhelhos, e diz que as trufas são um produto muito caro para poder fazer parte da ementa daquele restaurante. José trabalhou durante 22 anos como chefe na Suíça, no cantão italiano, região onde as trufas são muito procuradas. \"São um pouco diferentes das nossas. São mais duras e são raspadas como o queijo, sendo servidas com massas ou risotos, entre outros pratos\", salientou. Agora, em Portugal, o chefe gosta de estufar as trufas, juntando-lhes presunto, alho, azeite e vinho branco.

Normalmente, o produtor treina entre dois a três porcos de cada vez, mas o trabalho destes farejadores no campo é feito por um animal de cada vez. O grande inimigo do nariz deste animal é o cio das fêmeas. \"Depois de farejarem uma porca com cio, os animais já não prestam para nada. São capados e depois abatidos para produção de carne\", referiu.

Depois, segundo Orlando Barroso, há que treinar novos animais. Agora, produtor diz que está a tentar treinar um cão a farejar as trufas.

No ano passado, o preço das trufas-brancas de Alba, na região italiana de Piemonte, rondava os cinco mil euros, sendo que alguns dos melhores exemplares chegaram aos sete mil euros. As trufas-negras são consideradas as mais raras e mais caras.

Por Paula Lima (texto) João Miranda (fotos), da Agência Lusa

Lusa, 2008-09-14
In DTM

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Apanha em Montesinho passa a ter regras   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSeg Dez 01, 2008 11:09 am

.
Cogumelos silvestres
Distrito de Bragança


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Cogumelos_ap

Apanha em Montesinho passa a ter regras

A apanha de cogumelos silvestres deixou de ser livre no Parque Natural de Montesinho, Bragança, o primeiro em Portugal a impor regras e coimas para combater os excessos da recolha descontrolada que atingem as florestas transmontanas.

A novidade é introduzida pelo Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho (POPNM) publicado em Diário da República a 24 de Novembro e já em vigor, a que a Lusa teve hoje acesso.

As novas regras surgem no final da apanha de Outono, altura em que ocorre maior pressão nas florestas da região, com grupos de pessoas a revolverem os solos, de onde se estima que saiam entre 30 a 40 toneladas de cogumelos por ano.

A partir de agora, na área do PNM, que abrange os concelhos de Bragança e Vinhais, a apanha está proibida à quarta-feira, todos os dias entre o pôr e o nascer do sol e só pode ser feita mediante vários condições.

De acordo com o texto do POPNM, o regulamento da área protegida proíbe a utilização de baldes e sacos plásticos porque não permitem a dispersão dos poros, pelo que devem ser utilizados recipientes com aberturas, como cestas.

Fica também proibida a colheita de exemplares de dimensões inferiores a três e dois centímetros, conforme as espécies, a remoção do solo com ferramentas como ancinhos e enxadas e a destruição deliberada de exemplares demasiado maduros, muito jovens ou que não se pretendam recolher.

A fiscalização do cumprimento compete ao Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) às autarquias locais, sem prejuízo do exercício dos poderes de fiscalização e polícia que competirem a outras entidades públicas.

Quem for apanhado em incumprimento fica sujeito ao regime de contra-ordenações e a pagar uma coima a fixar pela autoridade competente, além de estarem previstas também sanções acessórias.

O presidente da associação transmontana micológica «A Pantorra», Franciso Xavier, considera «prudente» a iniciativa de regulação nesta área protegida, mas lamenta que surja antes de legislação de âmbito nacional que esta associação reclama há vários anos.

A «Pantorra», que foi criada há dez anos, é promotora do encontro anual micológico, em Mogadouro, e autora de uma proposta de Decreto-Lei apresentada em Dezembro de 2007 ao Ministério da Agricultura para regulamentar esta actividade em todo o território nacional.

Francisco Xavier lamenta nada saber ainda sobre a situação desta proposta, que, além das recomendações para a apanha, reclama o estatuto de recurso florestal para os cogumelos e a protecção dos proprietários dos terrenos.

«Eles são os donos e deviam poder concessionar este recurso ou estabelecer parcerias para a sua exploração», defendeu o responsável para contrariar a actual situação em que a apanha é feita de forma indiscriminada sem respeito pela propriedade privada.

Francisco Xavier estima que anualmente saem das florestas da região entre «30 a 40 toneladas de cogumelos silvestres», que são vendidos a intermediários para os mercados nacional e espanhol.

«Há pessoas que pedem duas ou três semanas de férias para irem apanhar cogumelos», revelou.

Segundo disse, estes «recolhedores» recebem em média entre cinco a dez euros por quilo, que no mercado atingem valores entre os 15 e os 40 euros.


Lusa, 2008-11-30
In DTM

Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Refeições à prova das doenças cardiovasculares   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSáb Abr 10, 2010 10:08 pm

.
Refeições à prova das doenças cardiovasculares

por Diana Mendes
Hoje

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Ng1278234

Qual é o melhor menu para proteger o coração das doenças que mais matam os portugueses?

A selecção é uma questão de bom senso, mas há sempre alternativas que o podem surpreender e limites para o consumo de alguns alimentos. Por exemplo, se pensa que é melhor comer vegetariano em vez de peixes está enganado. As escolhas mais saudáveis para uma refeição estiveram hoje em debate no Congresso Português de Cardiologia, num pequeno-almoço com especialistas.

Para começar a refeição, os especialistas sugerem sobretudo o consumo de verduras. "As sopas e as saladas são duas formas excelentes de consumir legumes. Qualquer uma delas fornece diferentes legumes e por isso devem consumir-se ambas", refere Ana Miranda, da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. Pelo menos cinco a dez doses diárias são recomendadas. Mas na altura de ir ao supermercado dê preferência a legumes de cor escura, como brócolos, tomates maduros ou couves. Mesmo na escolha da alface, leve preferencialmente a mais escura.

A bebida: água ou vinho? Esta é fácil. É claro que a água não tem limites de consumo. É o melhor hidratante e ainda não é possível encontrar fortes evidências de que o vinho tenha grandes benefícios. De qualquer forma, integra a dieta mediterrânica, que é considerada uma das melhores e mais saudáveis.

Quanto ao prato principal desengane-se: se tiver de optar por um prato vegetariano em vez de um de peixe não está a tomar a melhor decisão cardioprotectora.”Os peixes gordos, como a sardinha, arenque, atum e salmão são ricos em ómega 3, uma substância muito benéfica e que pode ainda ser adquirida através de nozes ou beldroegas”, esclarece a mesma nutricionista

As gorduras podem e devem ser consumidas, mas a gordura saturada e os ácidos gordos trans (que existem nas bolachas, alimentos sobreaquecidos e industriais) devem ser evitados. Opte antes pelas gorduras monoinsaturadas, que existem no azeite e nos frutos secos ou, em alternativa, pelas gorduras polinsaturadas , nomeadamente óleos a partir de cereais e sementes.

Café ou chá? São ambos excelentes fontes de anti-oxidantes, que previnem as doenças cardiovasculares. O consumo de cafeína deve, porém, limitar-se a 400 miligramas por dia ou a 200 no caso das grávidas, avança a mesma fonte. Um café tem cerca de 75 a 85 miligramas, por isso tente não ultrapassar os quatro ou cinco cafés.

Entre a fruta e o chocolate é fácil: Fruta. Lavada, variada e de preferência com casca para aproveitar as fibras. O chocolate, sobretudo se for mais escuro (mais cacau), porque também tem efeitos anti-oxidantes. Mas não abuse… Tente não ultrapassar sete gramas por dia, porque este é um produto extremamente calórico.

Os erros comuns a evitar

Antes dos conselhos, deve ter-se e conta e evitar alguns erros comuns, como saltar o pequeno-almoço. Outro erro comum é comer poucas leguminosas, como ervilhas ou feijão. Para se proteger ainda mais, faça algumas cedências: evite alimentos hipercalóricos, como o refrigerantes ou fast food. Mas não precisa de ser fundamentalista. De vez em quando, pode abrir algumas excepções.

In DN

Curiosidades, dicas, segredos e outros... 0002008DCuriosidades, dicas, segredos e outros... 0002008D Curiosidades, dicas, segredos e outros... 00020087
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Lisboa na rota dos melhores chás   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeTer maio 11, 2010 4:29 pm

.
Lisboa na rota dos melhores chás

Hoje

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Ng1291698

O Hóteis.com publicou uma lista dos melhores hotéis de chá em todo o mundo

Para um ritual tão de perto associado à imagem romântica do fleuma inglês disseminada durante os tempos áureos do Império Britânico, o consumo do chá é um fenómeno social, cultural e económico (é famosa a Boston Tea Party, motivada pela taxação imposta pela coroa britânica ao comércio do chá nas colónias americanas) de surpreendente disseminação mundial.

A ubiquidade do ritual levou a que hotéis um pouco por todo o mundo tomassem medidas para acomodar os hábitos dos clientes. Assim sendo, o Hóteis.com elaborou uma lista dos melhores hotéis para beber chá do mundo, lista em que figura o Hotel do Chiado, em Lisboa. No Hotel do Chiado, para além do chá (servido entre as 15.00 e as 18.00 todos os dias), estão também incluídos na oferta chás Kusmi (uma marca de chá gourmet sediada em Paris, França), os obrigatórios scones e uma selecção de compotas e pastelaria. O Hotel do Chiado é um dos poucos hotéis com uma classificação menor que cinco estrelas a figurar na lista.

No entanto, é o Observatory Hotel, em Sydney, Austrália, que figura no topo da lista. No Observatory, o tea master Tjok Gde Ke criou um menú com mais de vinte misturas de chá únicas em todo o mundo. Para além da oferta exclusiva, este hotel oferece ainda um serviço de leitura de folhas de chá e workshops periódicas sobre a história do chá.

Empatado com o Observatory Hotel está o londrino The Berkeley, com um menu inspirado na alta costura, renovado com uma periodicidade de seis meses, para garantir a qualidade e actualidade da oferta.

Talvez mais conhecido será o Four Seasons Hotel Georges V, dos Campos Elísios, em Paris, onde o chá é servido na La Galerie, num ambiente transplantado do séc. XIX para o séc. XXI, rodeado de tapeçaria flamenga e peças de arte antiga.

Quer prime pela actualidade e renovação constante ou pelo apuro na decoração de uma veia classicista, o que é indiscutível é o facto de a oferta hoteleira, principalmente a de alta qualidade, já se ter apercebido há muito da oportunidade oferecida por um ritual secular.

In DN

Curiosidades, dicas, segredos e outros... 6
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Restaurantes unem-se para contornar crise    Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSex Fev 04, 2011 4:59 pm

.
Intercâmbios Gastronómicos
Vila Real


Restaurantes unem-se para contornar crise

Quatro restaurantes de vários pontos do país uniram-se para a atrair mais clientes em época de crise. Nos próximos três meses, aos fins-de-semana, vão apresentar especialidades uns dos outros. Este fim-de-semana, no Grill/Restaurante “O Costa”, em Vila Real, os clientes vão poder experimentar pratos de peixe e marisco que fazem parte do cardápio do restaurante Gaveto, em Matosinhos.

Intercâmbios Gastronómicos é o nome do projecto criado por quatro empresários da restauração para dar a volta à crise. A iniciativa foi apresentada em Vila Real, na quinta-feira da semana passada, com a presença do vice-presidente da região de Turismo Porto e Norte de Portugal e do presidente da região de Turismo do Douro, Júlio Meirinhos e António Martinho.

A ideia é alterar a lógica usual. Ou seja, em vez de serem as pessoas a deslocarem-se para determinada região para provarem as especialidades gastronómicas locais, são os restaurantes que vão viajar ao encontro dos clientes, através de uma pareceria estabelecida entre empresários do ramo. Os restaurantes quem vêm de fora serão acolhidos por restaurantes locais, que disponibilizarão a sua cozinha. O cardápio, o preçário e a coordenação do serviço de sala serão da responsabilidade do restaurante convidado. “Desta forma, o cliente poderá provar e saborear a melhor gastronomia de outras regiões sem a obrigatoriedade de gastos em deslocações, algo que em tempo de crise é de ressalvar”, explica o comunicado de imprensa que anuncia o projecto.

A iniciativa começa já este fim-de-semana e vai prolongar- -se até Março. Assim, hoje, amanhã e domingo, o restaurante “O Gaveto”, de Matosinhos, vai “toma conta” do grill /restaurante “O Costa”, em Vila Real, para apresentar as suas especialidades de marisco e peixe fresco. Em Março (25, 26 e 27) será a vez de o restaurante “Camelo”, de Viana do Castelo, servir no restaurante vilarealense o melhor da gastronomia minhota. Já as especialidades do Centro (com especial destaque para o leitão e espumantes da Bairrada), serão trazidas pelo restaurante “Manuel Júlio”, de Coimbra, e farão as honras da casa nos dias 8, 9 e 10 de Abril.

Por sua vez, o restaurante transmontano levará a Matosinhos, a Viana do Castelo e a Coimbra os seus afamados grelhados de vitela maronesa e as alheiras, também de vitela maronesa.

A par da gastronomia, os jantares serão animados com música ao vivo.


Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2011-02-04
In DTM

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Hungry
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Dicas   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSáb Fev 11, 2012 6:31 pm

.

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Tomate

NA HORA DE COMPRAR

Se pretender ter tomate para uma semana, compre-o na fase de transição de verde para maduro e, nesse caso, pode conservá-lo à temperatura ambiente, por uns poucos dias.

Se gosta de comprar tomate maduro, (na sua maturação máxima), consuma-o de imediato.

Evite o tomate com manchas ou ferimentos e, sobretudo, não o aperte, para ver se está maduro.


CONGELAR

Evite congelar tomate inteiro ou cortad em pedaços

Se quer optar por este método de conservação, leve a congelar, apenas o molho de tomate.

RETIRAR A PELE

Para que possa pelar o tomate mais facilmente, mergulhe-o em água fervente por uns minutos

Também pode espetar-lhe um garfo e levá-lo ao bico do fogão, até a pele começar a soltar-se; faça esta operação com lume brando e mantendo uma certa distâncias, por uma questão de segurança.

MOLE PARA CORTAR

Curiosidades, dicas, segredos e outros... TOMATE3Se o tomate estiver um pouco mole, coloque-o numa tigela com água fria, ou até gelada, durante cerca de 15 minutos. Ficará mais rijo, tornando-se fácil cortá-lo

O TOMATE E A SAÚDE

Em grande parte composto por água (apenas 14 calorias /100 gr) o tomate deve a sua cor vernelha à presença de um pigmento, o licopeno, considerado excelente auxiliar no combate ao cancro, nomeadamente da próstata.
Um estudo da responsabilidade da Universidade de Harvard, EUA, conclui pelo seu efeito se tornar mais eficiente, quando se usa tomate cozinhado, de preferência com azeite.

CURIOSIDADE

Na cidade espanhola do Buñol, há um atractivo turístico, no mínimo original -[b]a Tomatina, "guerra# de tomates[,/b] que todos os Verões, na última quarta-feira de Agosto, leva muitos forasteiros àquela localidade.

Habitantes e turistas guerreiam-se com tomates, tingindo o centro de Buñol de vermelho vivo.

No rescaldo da festa, a cidade procede à limpeza de ruas e fachadas de edifícios.

O costume, que vem desde 1940, reúne cerca de 38 000 pessoas.


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Tomate
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Dica da laranja   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSáb Fev 11, 2012 6:34 pm

.
Dica da laranja

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Laranja-25

Se tiver de fazer uma feijoada...

Siga este conselho: coloque uma laranja inteira e não descascada (lavada
sim!) na dita feijoada junto com as carnes...a gordura fica toda dentro da
laranja, bastando cortá-la, para ter a confirmação.

a laranja não modifica em nada o gosto da feijoada que fica super light!

Experimente com um pedaço de linguiça, ferva a água, fure a linguiça com 1
garfo, coloque a laranja na panela e... comprove,

em 5 minutos a gordura está toda dentro da laranja!

Depois frite a linguiça e veja como está deliciosa... e a panela sem
gordura...

etc.


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Heristical
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades, dicas, segredos e outros...   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSeg Fev 13, 2012 5:37 pm

.
Dicas para pizzas

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcS_ELbuO-Z51gzLbSGXzcgfKtOEn8hkXbPFHYWVtTfRKzGAQMpC6w

sabia que...

...a base da pizza calzone (fechada) não deve ter mais de 20 cm de diâmetro, para que não corra o risco de quebrar?

...ao preparar uma porção de massa para pizza doce, deve juntar uma colher de açucar ao preparado, ao mesmo tempo que junta o sal?

...a massa da pizza pode ser preparada na batedeira e que, dependendo do tipo de farinha, a massa pode necessitar de mais ou menos água?

...é fundamental deixar que a massa levede o tempo suficiente, para que esta perca elasticidade e possa ser estendida?

... a pré-cozedura da massa é muito importante, para que, após a colocação do recheio, esta fique crocante?

...a massa pode ser congelada depois da pré-cozedura, mas que não se deve congelar pizzas, depois de promtas?

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Smilie31
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades, dicas, segredos e outros...   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeTer Fev 14, 2012 12:24 pm

.
Quando tiver sobras de frango aproveite para fazer empadinhas, croquetes ou rissois. Também pode fazer lasanha ou uma salada fria, com maionese.


Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Alho   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeDom Fev 26, 2012 6:39 pm

.
Alho

Separe os dentes de alho, coloque-os sobre uma tábua de cozinha e esmague-os com uma faca larga. Depois disso serão mais fáceis de pelar.

O alho é indicado para a preparação dos mais variados pratos. O seu hálito intenso desaparece mastigando hortelã ou um grão de café. Para eliminar o seu odor das mãos, basta esfregá-las com salsa e depois lavá-las bem


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcSor9UNH54Ga4qATwMck-3APtQWPW2RQiqOaCm2Gf4SlMNhtLg6Z2gY
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Azeite   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeDom Fev 26, 2012 6:42 pm

.
Azeite

O azeite é a mais saborosa e saudável gordura para temperar e cozinhar massas. Fica ainda mais saboroso e aromático se se colocar dentro da garrafa alguns dentes de alho lascados, ou até ervas aromáticas, que deverão permanecer em maceração durante cerca de um mês.


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcSqqyUsFZZlHh5bbWx16HCArXDBGaVjTjLGP1egZW4AeqTXEFmt9w
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Cebola   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeDom Fev 26, 2012 7:00 pm

.
Cebola

A cebola é indispensável nos refogados mas não deve alourar demais, para não ficar amarga. Para tal e para fazer o refogado a cebola estará no ponto quando começar a ficar transparente.

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcSFmxmjMruNgniFPbrTliqDtXJvM6e3PitTtzpKaaPpAScihdeT6Plj
Ir para o topo Ir para baixo
RMaria

RMaria


Mensagens : 2761
Data de inscrição : 26/08/2010

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Limão   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeDom Fev 26, 2012 7:04 pm

.
Limão

Para obter o máximo de sumo de um limão, antes de o espremer, esfregue-o sobre a bancada da cozinha, fazendo uma ligeira pressão com a palma da mão. De seguida, coloque-o no microondas durante 20 a 30 segundos.

Sumo de limão I

Se mergulhar o limão em água quente durante 15 minutos, antes de o espremer, conseguirá o dobro do sumo.

Sumo de limão II

Para que seja mais fácil extrair o sumo do limão, pode batê-lo na banca, sem o rebentar, ou aquecê-lo no micro-ondas 1 minuto, minuto e meio. Verá como rende muito mais sumo!

Conservar o limão

Para conservar o limão por mais tempo, guarde-o num frasco de vidro, bem fechado.


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcRgyB_VfWC9FVjXeOCFl-29ebq48C29VrU_69mLShXNO-VIzY3bPw

Ir para o topo Ir para baixo
Romy

Romy


Mensagens : 5711
Data de inscrição : 23/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades, dicas, segredos e outros...   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeQui Mar 22, 2012 6:13 pm

.
As amêijoas devem ser descongeladas, durante a sua preparação. Depois de confeccionadas, rejeitar as que não abrirem.

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcQYpX168lUMpB20VHRt25q7S_I0FJh-KHfTmK86M1HSOADJ4zENn5ig8w
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades, dicas, segredos e outros...   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeDom Abr 01, 2012 8:37 pm

.
"Mariscos" é uma designação comum não científica, que engloba as espécies marítimas, que são revestidas por um qualquer tipo de carapaça.

Dividem-se em dois grandes grupos:

- Crustáceos
- Moluscos

Os primeiros incluem caranguejos, santolas, sapateiras, lagostas, lagostins, lavagantes, camarões e gambas.

Os moluscos subdividem-se em

- gastrópodes ou univalves (búzios, percebes, burriés)
- bivalves (amêijoas, berbigões, mexilhões, vieiras, ostras, canivetes)
- cefalópodes (polvo, lula)

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcSKYyzPyAUeGulaYEUK-P53F1pm4OMpiAEpnZ4bcxRY0QLyC8sldEIE
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Pelar batatas em 5 segundos   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeTer Abr 10, 2012 1:48 pm

.
Pelar batatas em 5 segundos


Coza a batata com pele,como de costume (por exemplo, 15 minutos), numa panela com água.

Quando cozidas, mergulhe as batatas, uma a uma, em água gelada, durante 5 segundos. Retire, passado esse tempo. Verá que a pele sai facilmente e que a batata se conserva quente, no seu interior.

Ao mergulhar a batata cozida numa tigela com água gelada, por alguns
segundos, a pele desprende-se e, com um toque rápido, fica com uma batata pronta a esmagar ou comer.

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcQibWBUMYRKrfLmS0GN4tKOYH_pmrYlfAbqOWvQzk_bE0hjC8GDdUI3Gw


Última edição por Admin em Seg Mar 18, 2013 5:53 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Iogurtes e manteiga   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSáb Abr 14, 2012 2:49 pm

.
Iogurtes e manteiga

Os iogurtes e a manteiga deverão ser guardados, isolados de outros alimentos com odores fortes, já que os poderão absorver facilmente.

Tirar o ranço à manteiga

Cubra a manteiga, durante 15 minutos, com água fria, a que adicionou uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Depois, lave-a em duas águas.


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcQR7ZsSo9grRIctct-wgAf_Z5TO1j-Rxq2Yj8fDDtw7EqvYl-edyjE4Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcSUcj10nfS0NMjPDHfxlrlR8FDB5MW6BHXF4-kOYlO5nuXByJFKtfatjw
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Verduras   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSáb Abr 14, 2012 2:56 pm

.
Verduras

Verificar, se as verduras têm terra ou parasitas e limpá-las bem, antes de as colocar no frigorífico, para evitar contaminação.

Tornar alguns legumes cozidos mais verdes

Junte uma colher de chá de açucar à água do cozimento. Faz o mesmo efeito do bicarbonato de sódio e não altera a qualidade dos alimentos


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcQbcqeCOQi-V5QoowVRa4GV7O0xyYUh1AaTFp0JCuXR4JsQ8zQbBr6U
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Carne picada   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSáb Abr 14, 2012 3:03 pm

.
Carne picada

A carne picada pode acarretar consequências perigosas, já que introduz ,em profundidade, germes de superfície. Assim, pique-a em casa, na hora da confecção. Nunca a congele, nem a deixe no frigorífico além de 2 horas.


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcSdSk99kYE-ZmLutS1AkJf0D4qqKQd_MXFFryb7HvQzqOyp8xO97nu9EQ
Ir para o topo Ir para baixo
Fantômas

Fantômas


Mensagens : 5780
Data de inscrição : 12/09/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Congelar pão    Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSáb Abr 14, 2012 3:33 pm

.
Congelar pão

Para congelar o pão, de forma exemplar, o ideal é embrulhá-lo ainda morno e metê-lo de imediato no congelador.

Conservar pão

Compre sempre pãp muito bem cozido e guarde-o num local seco, dentro de um saco de tecido arejado. Poderá conservá-lo ainda mais tempo, se puser também , dentro do saco, um talo de aipo ou uma batata crua com casca (depois de muito bem lavada e seca).


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcT73zNA1BBnH5Pvc4RUz_DNNwosoT6dp_qXVMonMYtdEX1-PrSOuCN5mg
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Bananas e kiwis   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 3:40 pm

.
.
As bananas e os kiwis não devem ser colocados junto de outras frutas a guardar, porque libertam um gás, que acelera o amadurecimento delas.


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcSNZJv6tptdEj63isVp6TOE0PF4HIaDYLPUTRbxJQECGmTQJuULAwhn
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Embalagens de leite UHT   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 3:46 pm

.
Embalagens de leite UHT

Deverão ser colocadas sobre um estrado ou prateleira; nunca colocar directamente no chão, nem empilhar mais de cinco embalagens.


Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcQxa2f2oHjHyQpkwDE698LQjvvQk_MS6L8uIMypGEaRqnJTP7bc8NqJ
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 6697
Data de inscrição : 22/08/2008

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Alimentos em latas   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitimeSex Abr 20, 2012 3:57 pm

.
Alimentos em latas

Rejeite as latas, que se apresentem amolgadas, opadas, com erosão nos bordos e com sinais de ferrugem.

Opte por consumir primeiro as que, ao guardar, caiam no chão e fiquem danificadas. Depois de abertas, certifique-se de que o revestimento interno não apresenta sinais de corrosão e que o conteúdo se encontra em boas condições (seco, rançoso, com alteração da cor, etc.)

Nunca deixe os produtos dentro das latas, depois de abertas. Transfira-os para caixas de plástico ou recipientes de vidro e guarde no frigorífico.

Curiosidades, dicas, segredos e outros... Images?q=tbn:ANd9GcRCp15wrmI7xK54vCt6DRmSKt_k4_AeOZ1ZjcfNTspRDfsseLlV9GKDAg
Ir para o topo Ir para baixo
https://colmeia.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Curiosidades, dicas, segredos e outros... Empty
MensagemAssunto: Re: Curiosidades, dicas, segredos e outros...   Curiosidades, dicas, segredos e outros... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Curiosidades, dicas, segredos e outros...
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Curiosidades
» Curiosidades desportivas
» Wikileaks
» Outros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Colmeia :: Gastronomia :: Nacional-
Ir para: